O Aeroporto Internacional de Atenas foi desativado em 2001 e levou duas décadas para o governo local reunir fundos e estabelecer diretrizes para transformar os 242 hectares (600 acres) não utilizados no maior parque costeiro da Europa. O escritório de arquitetura Sasaki está liderando o projeto de transformação para criar o Parque Metropolitano Ellinikon, que contará com diversos equipamentos de uso público e um centro cultural para a cidade de Atenas.
A história do terreno representa um dos pontos de partida para o projeto. O salão do terminal dos anos 60 projetado por Eero Saarinen será preservado e reutilizado de forma adaptativa como peça central de um grande espaço para eventos no centro do empreendimento. Os arquitetos também estão observando o caráter dos espaços públicos em Atenas, muitos dos quais são paisagens passivas adjacentes a antigas ruínas ou praças urbanas e ruas. O novo parque visa ajudar os cidadãos a se reconectarem com a natureza e reacender uma afinidade cultural com a paisagem grega. A intervenção também aumentará em 44% a proporção de espaços abertos por habitante em Atenas.
A expressão visual orgânica destaca a intenção de restaurar o ecossistema e o caráter topográfico do local, enquanto as expressões lineares mais rígidas se referem ao legado das pistas de aeroportos e campos esportivos olímpicos. O projeto estabelece um equilíbrio entre a expressão cultural e a necessidade de restaurar o habitat vital. Uma análise rigorosa identificou espécies de plantas fundamentais que fornecem benefícios ecológicos importantes. Mais de 30.000 novas árvores de 86 espécies foram selecionadas por seu ecossistema e adaptabilidade ao perfil distinto do solo do local, transformando a área em um hotspot de biodiversidade.
A escassez de água também era uma preocupação. Através de estratégias eficazes de gestão e conservação da água, a demanda de água para irrigação será atendida inteiramente através de água de reaproveitamento. Um antigo parque olímpico de canoa/caiaque foi reformulado para coletar águas pluviais durante a estação chuvosa. O lago inclui uma zona úmida de recirculação de fluxo e serve como um reservatório de emergência para o controle de secas e incêndios. Terras úmidas, jardins pluviais e uma rede de valas biológicas completam as imagens da maior instalação de infraestrutura verde da Grécia.
O projeto alavanca os recursos materiais existentes e prioriza materiais duráveis e de ciclo de vida longo para reduzir a pegada geral de carbono do parque. O concreto das pistas do aeroporto existente é reutilizado em todo o parque para contar a história do passado do local. Usando as ferramentas Carbon Conscience e Pathfinder, as decisões de projeto foram baseadas no aumento do carbono sequestrado e armazenado e na redução do carbono incorporado. Dentro de 35 anos, o Parque Metropolitano de Ellinikon alcançará a neutralidade de carbono. A gestão do solo, a reutilização de materiais, sistemas eficientes de água, produção de alimentos e energia, e criação de habitat contribuem para uma paisagem funcional centrada na restauração ecológica, resposta ao clima e acesso equitativo para todos os atenienses.
O escritório de arquitetura internacional Sasaki também completou o masterplan para um novo desenvolvimento urbano paisagístico para o Distrito Empresarial do Lago Wuhan Yangchun, o projeto para o Parque Comunitário Greenwood de 660 acres e o Plano Diretor do Zoológico Baton Rouge. No início deste ano, a Sasaki lançou o Density Atlas, uma nova plataforma online para arquitetos, urbanistas, incorporadores e estudantes imersos no domínio público. A ferramenta ajuda os usuários a explorar as limitações da densidade e define um conjunto padronizado de métricas para entender e comparar a densidade em diferentes contextos globais.
Créditos do projeto:
- Equipe de Projeto: SASAKI
- Clientes: Lamda Development
- Arquiteto Paisagista Local: Doxiadis+
- Consultoria em Sustentabilidade e Design de Iluminação: Atelier10
- Projeto Fonte: Fluidity Design Consultants
- Arquitetura do Parque: AREA
- Engenharia Civil Internacional: Langan
- Sinalização e Wayfinding: Pentagrama
- Engenharia Civil e MEP local: LDK
- Projeto Estrutural: Kalliergos
- Assessor de Ecologia: Dr. Panayotis Dimopoulos
- Orientador de Ciência do Solo: Dr. Konstantinos Kosmas
- Operações e Manutenção: ETM Associates