Estamos acostumados a olhar para a arquitetura enquanto grandes objetos que se assentam no tecido urbano ou no meio natural, estabelecendo novas relações com seu entorno. Nosso cotidiano, porém, se passa também dentro desses edifícios, acessando-os, ocupando-os e manipulando-os. Estabelecemos assim relações com o meio construído imediatamente perto de nós, de modo que a arquitetura precisa, ao mesmo tempo, prestar atenção à macro escala, como o clima e a vizinhança, por exemplo, mas também à micro escala, os acabamentos, suas texturas e cores.
Há uma série de detalhes que transformam a experiência dos moradores e usuários de um edifício, que, ao serem explorados, elevam a qualidade do projeto e mexem com os sentidos e estímulos das pessoas. Esses detalhes podem ser construtivos, mas também podem ser estéticos ou funcionais.
Transição de acabamentos
Em um mesmo ambiente é comum utilizar diferentes tipos de materiais de acabamento, variando sua textura, temperatura e materialidade. Isso se dá por questões estéticas, mas também funcionais. Problemas como a separação entre áreas molhadas e secas, ou desníveis no piso, são muitas vezes resolvidos utilizando peças que fazem a transição de um material para outro. Um exemplo clássico é o rodapé, a soleira ou o frontão, muito usuais nas cozinhas e banheiros para marcar a área de respingo da água, por exemplo.
Reforma BCN032 / E32 Studios
Studiolo / Workshop, Diseño y Construcción
Banheiro Público no Parque / Naumann Wasserkampf Architekten
Incorporar infraestrutura
Outro detalhe importante é a incorporação de peças técnicas no desenho do ambiente. Saídas de ar condicionado, interruptores, peças hidráulicas, estruturas, são sempre elementos que acabam destoando do ambiente se não forem pensados durante o projeto. É possível dar destaque a eles ou também tentar disfarçá-los e integrá-los ao ambiente, para que não fiquem parecendo anexos desagregados do restante do espaço.
Casa da Árvore / Fletcher Crane Architects
Casa Roc / NeuronaLab
Elementos construtivos desenhados
Algumas escolhas de projeto podem transformar os ambientes internos. Ainda que muitas vezes seja mais fácil optar por soluções industrializadas disponíveis no mercado, é possível também, em parceria com construtores, desenhar alguns elementos que são muitas vezes invisibilizados em nossos projetos, como batentes, encaixes, corrimão e guarda-corpo, e até as dobradiças. Esses elementos podem agregar valor ao ambiente construído ao serem desenhados com esmero.
Banheiro Público no Parque / Naumann Wasserkampf Architekten
Casa da Árvore / Fletcher Crane Architects
Complexo Esportivo Comunitário Changchun / GBBN
Objetos funcionais
De luminárias a puxadores, os objetos funcionais dão o toque final do ambiente construído. Vinculados aos elementos construtivos, ou completamente independentes, seguir uma linguagem similar entre os acabamentos traz unidade e coerência ao projeto de arquitetura.