O rei Charles III divulgou a lista de honras de ano novo 2023, reconhecendo aqueles no Reino Unido que demonstraram serviço exemplar ou realizações em seus campos. A arquiteta, acadêmica e romancista de origem ganesa e escocesa Lesley Lokko está entre os que foram nomeados oficiais da Ordem do Império Britânico (OBE) por seus serviços à arquitetura e à educação. Em dezembro de 2021, ela foi anunciada como curadora da 18ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia, que será realizada de 20 de maio a 26 de novembro de 2023.
“Mais do que nunca, a educação arquitetônica é importante, e estou profundamente tocada por esse reconhecimento” – Lesley Lokko.
Fundadora da Graduate School of Architecture de Joanesburgo, em 2015, e do Africa Future Institute, em 2021 em Accra, Lesley Lokko é uma educadora de renome com vasta experiência com ensino em todo o mundo, principalmente em Joanesburgo, Londres, Accra e Edimburgo. Suas aulas aumentam a conscientização sobre temas importantes, como identidade cultural e racial, a cultura comum das cidades e o caminho para abraçar a diversidade.
Sua posição no debate sobre a arquitetura é firmada por sua própria experiência, vivendo em um "continente que está se tornando cada vez mais um laboratório de experimentação e propostas para todo o mundo contemporâneo", como reconhece Roberto Cicutto, presidente da La Biennale Di Venezia. A mesma experiência e o trabalho de Lokko em "África como laboratório para o futuro" influenciaram a escolha do título desta edição da Exposição da Bienal de Veneza: O Laboratório do Futuro. O tema considerará o continente africano como o protagonista do futuro, como o "local em que todas essas questões de equidade, raça, esperança e medo convergem e coalescem".
Seguindo a tradição anual, a lista de honras de ano novo do rei Charles III apresenta mais de 1.100 pessoas de todo o país, incluindo políticos, músicos, atletas e ativistas ambientais. Outros laureados no campo da arquitetura incluem Inderpaul Singh Johar, co-fundador da Dark Matters Laboratories; Professora Pamela Pamela Beaumont Robertson, curadora da Galeria de Arte Hunteriana, da Universidade de Glasgow; e Kathleen Elizabeth MacLean, administradora do Fundo de Patrimônio da Arquitetura.