A reforma do Museu de Belas Artes de Bilbao, projetada por Foster + Partners após um concurso internacional em 2019, teve suas obras iniciadas no final do ano passado. O projeto inclui a restauração do edifício do século XX e a ampliação dos espaços atualmente disponíveis, com um novo átrio público e uma galeria de arte contemporânea organizada num pavilhão flutuante. O projeto também destaca a relação entre a cidade e o museu, criando um novo percurso para pedestres. O caminho conecta o edifício original de 1945 à extensão dos anos 1970 e a um novo centro de visitantes, tornando o local mais permeável no nível da rua.
A proposta visa tornar o edifício de 1945 o protagonista principal do conjunto, recuperando sua entrada original e sua sequência interna de espaços, para que os visitantes se orientem facilmente. A intervenção também destaca a posição central da Plaza Arriaga, que recebeu uma clarabóia nas novas galerias acima. A nova extensão se estende sobre o museu existente, oferecendo 2.300 metros quadrados adicionais de galeria.
O último andar conta com uma área de exposição flexível sem colunas, com todos os espaços de serviço contidos em duas paredes técnicas. Uma janela panorâmica filtra a luz natural enquanto oferece vistas amplas sobre o parque. O piso inferior contém escritórios para programas educacionais e workshops, além das áreas de serviço necessárias. A nova adição também oferece um terraço panorâmico que pode receber exposições de esculturas. O uso de ventilação cruzada, luz natural, bem como alta massa térmica, energia solar e coleta de água da chuva reduzem o impacto ambiental do edifício.
O projeto também inclui recursos para aprimorar as operações do museu e o uso dos espaços nos fundos. A área total do museu aumentará em 50% e 70% dos edifícios existentes serão atualizados. O pátio torna-se o principal espaço de encontro público, com as novas galerias e terraços pairando acima.
É com grande satisfação que celebramos o nascimento de um projeto que vai ligar o património cultural do passado ao museu do futuro. A partir do novo espaço de convivência no Atrium Arriaga, o visitante seguirá para as novas e espaçosas galerias e depois descobrirá o terraço ao ar livre que celebra a localização única do museu. O resultado de nossa estreita colaboração com Luis María Uriarte e a equipe do museu está prestes a se tornar realidade. — Norman Foster, fundador e presidente, Foster + Partners
No início deste ano foram aprovados os planos para reformar a Sainsbury Wing, de Robert Venturi e Denise Scott Brown, em Londres. A proposta passou por várias revisões após enfrentar críticas. OMA também anunciou a expansão e reforma do Museu Buffalo AKG. Ao mesmo tempo, SOM e Sellforf Architects foram selecionados para requalificar o Museu Hirshhorn do Smithsonian em Washington DC, EUA.