A International Organization of Migration (IOM) e a Qatar Red Crescent receberão 27 tendas projetadas por Zaha Hadid Architects (ZHA) para atender e apoiar populações deslocadas. A doação é da Fundação Education Above All (EAA), do Comitê Supremo de Entrega e Legado e de seu programa de legado humano e social, Generation Amazing Foundation. A notícia foi anunciada durante a abertura de uma tenda da ZHA-EAA dentro do FIFA Fan Festival, em Doha, e representa parte do esforço do país para garantir que a Copa do Mundo tenha um legado positivo após o encerramento do torneio.
Três das tendas já foram implantadas no Paquistão e na Turquia para serem usadas como escolas para crianças paquistanesas e sírias. Das quinze tendas enviadas à Turquia e ao Iêmen, dez serão usadas como escolas e cinco se tornarão postos de saúde. Na Síria, doze estruturas doadas pelo Qatar Red Crescent serão usadas como abrigo para comunidades deslocadas.
A Fundação Education Above All estima que mais de 70 milhões de pessoas estão deslocadas em seus próprios países e vivem como refugiadas, sendo que metade delas tem menos de 18 anos. Isso gera uma necessidade crítica de infraestrutura adequada para servir como moradia temporária, abrigos, centros médicos e salas de aula para crianças deslocadas e suas famílias. A Zaha Hadid Architects uniu esforços para fornecer espaços versáteis e adequados para brincar, aprender e para o desenvolvimento dessas comunidades.
As tendas ZHA-EAA são projetadas para aproveitar a luz natural do dia e proteger contra as intempéries. As estruturas são modulares, fáceis de transportar, montar e desmontar em diversos locais. Elas também contêm elementos reutilizados e reciclados. As estruturas, econômicas e leves, utilizam um envelope de tecido para adequar o sistema arquitetônico às diversas necessidades do programa escolhido.
Temos um parceiro que pensa da mesma forma na Education Above All, comprometido em investir em design inovador para o bem das comunidades desfavorecidas e vulneráveis. Juntos, desenvolvemos um sistema arquitetônico modular robusto, econômico e leve com um envelope de tecido para construir estruturas que podem ser adaptadas em muitas variações para atender às condições e vida de crianças deslocadas e em trânsito. Esperamos que essas tendas recém-doadas tragam segurança, aprendizado e diversão para milhares de pessoas no Iêmen, Síria e Turquia.
- Gerry Cruz, arquiteto da Zaha Hadid Architects
Recentemente, a Zaha Hadid Architects revelou o projeto de um masterplan que emprega pavilhões reutilizáveis para Odesa 2030. Eles são configurados para serem transformados em um centro de exposições e feiras após o encerramento da Expo, enquanto os pavilhões nacionais propostos são projetados para serem desmontados e reimplantados como novos edifícios cívicos em toda a Ucrânia. Em colaboração com a Architects 61, ZHA também revelou o projeto de um novo Centro de Ciências no distrito de Jurong Lake, em Cingapura.