Seja pela quarentena da Covid, pelas assinaturas de caixas de comida orgânica ou os cada vez mais tecnológicos aparelhos de cozinha, todos estão passando mais tempo na nesse ambiente. Enquanto isso, os populares espaços integrados nos impedem de simplesmente fechar a porta e esquecer a louça do jantar antes de nos acomodarmos para uma noite relaxante.
A bancada da cozinha moderna tem que funcionar mais do que nunca. Impermeável, resistente ao uso intenso, mas simples e rápida de limpar. A seguir, reunimos oito materiais comuns — ou nem tanto — para bancadas de cozinha.
Bancadas de quartzo
Uma das bancadas de trabalho mais fortes e resistentes do mercado, o Quartzo é resistente a arranhões, manchas, calor, impactos, e vem com uma garantia de até 50 anos. Ele tem uma composição consistente, portanto, embora os padrões cintilantes e os veios artísticos sejam opções disponíveis, não há grande variação de uma extremidade da bancada para a outra. Além disso, o quartzo é termo formado, o que significa que formas e tamanhos personalizados são moldados e instalados sem juntas, permitindo que a superfície não porosa e antibacteriana seja limpa com facilidade.
Bancadas de granito
Nada vende luxo como uma bancada de cozinha em granito. Um produto de corte em placa completamente natural, o granito garante um padrão e coloração absolutamente únicos, com uma superfície fosca contemporânea ou com um polimento clássico. O material é resistente ao calor, a riscos e à água, mas a durabilidade do granito requer impermeabilização.
Bancadas de mármore
Outro produto de pedra natural, o mármore parece ser o primo do quartzo e do granito sem marca. A rocha porosa precisa de impermeabilização regular para manter sua proteção; não é resistente a ácidos, então, assim como a aula de química do ensino médio, cortar limões exige uma tábua de corte; além de ser suscetível a arranhões, portanto tenha cuidado com relógios, fivelas de cinto e joias - assim como facas. É, no entanto, naturalmente elegante. Portanto, uma excelente escolha para ambientes de panificação e confeitarias. Para alguns, a beleza de seus veios naturais é suficiente para esquecer suas outras falhas.
Bancadas de madeira
Se o padrão único e natural estiver no topo da sua lista de desejos, então o calor da madeira com veios naturais pode ser uma opção de bancada acolhedora e natural. Os tampos de madeira são fáceis de executar sob medida e, de diversos formatos que você precisar. Fácil de cortar, porém, exige cuidado para preservar a superfície de arranhões e queimaduras com tábuas e panelas.
Bancadas laminadas
O demorado processo de selagem das bancadas de madeira porosas ainda deixa a superfície suscetível a danos com vazamentos e manchas, se forem deixados por longos períodos. Como alternativa, as bancadas laminadas são mais resistentes ao impacto e à água, e o material cópia da madeira costuma ser uma opção mais funcional, adequando-se a uma ampla variedade de projetos.
Bancadas de vidro
Enquanto a madeira proporciona ambientes acolhedores e convidativos ou rusticamente charmosos para cozinhar, cozinhas menores e com pouca luz podem se beneficiar do ressalto reflexivo de uma bancada de vidro. Extremamente não poroso, resistente a manchas e sem juntas, o vidro é fácil de limpar em comparação as demais superfícies, mas muito mais difícil de manter assim a longo prazo, exigindo uma limpeza constante para manter longe as marcas de água.
Bancadas de aço
Naturalmente higiênicas e fáceis de limpar, completamente impermeáveis e resistentes ao calor, as vantagens comerciais das bancadas de aço inoxidável dão as cozinhas aquele aspecto de alto padrão. Em um ambiente residencial, no entanto, é uma boa ideia suavizar a aparência com materiais mais suaves na paleta. As bancadas de aço são facilmente moldadas, podendo incluir cubas e canais úmidos sem juntas, porém o material é fácil de riscar.
Bancadas de pedra artificial
A superfície sólida da Corian Solid Surface é derramada como um líquido, de modo que a bancada não porosa e resistente a manchas possa ser moldada perfeitamente em cubas e frontões, com qualquer cor possível disponível. O aspecto industrial do concreto descascado, por sua vez, está extremamente na moda, mas escolher o material para uma bancada de cozinha exige muitos sacrifícios. O material pesado e poroso é fácil de manchar e difícil de limpar, bastante durável estruturalmente, mas não especialmente resistente a arranhões, e difícil de encaixar. Uma boa alternativa é a cozinha equipada NX 950 da next125. Com toda a durabilidade, higiene e atributos funcionais da cerâmica, um dos materiais de bancada mais funcionais, porém com a aparência do concreto.