Conforme a urgência em substituir combustíveis fósseis aumenta, novos modelos de carros elétricos são anunciados com cada vez mais frequência. De carros criados para áreas urbanas a modelos que já trazem painéis solares, a ideia é dar prioridade aos veículos elétricos, com montadoras anunciando mudanças na sua produção e países e cidades criando leis para acelerar a transição energética.
Mas, além de pensar no futuro dos automóveis, é necessário ter claro que precisamos repensar os meios de transportes que iremos priorizar no futuro. Elétricos ou não, os carros são um transporte individual e o impacto ambiental de um único automóvel é enorme, ainda mais considerando que ele vai leva muitas vezes uma única pessoa. Investir em transporte público sustentável, e em cidades com estrutura para bicicletas e pedestres é fundamental. Com um único ônibus elétrico, podemos eletrificar o transporte de dezenas de passageiros de uma só vez.
É com esta perspectiva que Oslo, capital da Noruega, está a caminho de se tornar a primeira capital do mundo a ter um sistema de transporte público totalmente elétrico. Com um novo acordo para substituir os ônibus públicos movidos a diesel por modelos elétricos, a expectativa é que a cidade atinja esta meta ainda em 2023. A iniciativa faz parte de objetivo ainda maior: Oslo quer se tornar a primeira cidade com emissões completamente zero até o final desta década.
Segundo a agência de notícias Reuters, a substituição dos atuais ônibus da cidade por 450 ônibus elétricos faz parte de um acordo de cerca de US$ 47 milhões). É um investimento inicial alto, mas que pode ajudar a cidade a economizar dinheiro a longo prazo, ao zerar suas emissões. A mudança trará mais qualidade de vida, reduzindo a poluição sonora e atmosférica da cidade.
Sirin Stav, vice-prefeito responsável pelo meio ambiente e transportes, declarou que espera que a transição total para ônibus elétricos inspire outras cidades a seguir o exemplo.“A manutenção é mais barata, também é mais barata para os operadores dos ônibus elétricos. Em suma, esta é uma situação ganha-ganha”, explicou ele.
Oslo já eletrificou muitas de suas balsas e possui uma extensa rede de ciclovias e medidas de segurança aprimoradas para ciclistas e pedestres para incentivar os residentes a usar formas de transporte mais sustentáveis dentro da cidade.
“No entanto, é importante que Oslo daqui para frente garanta que haja transparência em quantas emissões estão associadas à produção dessas balsas e veículos”, disse Ingvild Roerholt, consultor em questões de transporte para o grupo ambiental Zero Emission Resource Organization (ZERO).
O especialista elogiou o acordo anunciado para Oslo, mas alerta que as principais preocupações em relação aos veículos elétricos envolvem a fabricação de suas baterias e a eletricidade necessária para o carregamento.
Na Noruega, 92% da geração de eletricidade vem de energia hidrelétrica abundante, mas o petróleo, o gás e o carvão juntos ainda constituem uma parcela considerável da matriz energética.
Embora ainda haja espaço para melhorias e transparência em relação às emissões e uso de energia da fabricação de veículos elétricos, os ônibus elétricos economizam cerca de 62% das emissões em comparação com os ônibus movidos a diesel.
Via CicloVivo.