O maior evento de ficção científica do mundo, a Worldcon, acontecerá no Museu da Ficção Científica de Chengdu, projetado por Zaha Hadid Architects. Em construção, a edificação de 59 mil metros quadrados que sediará a 81ª Convenção Mundial de Ficção Científica e o Hugo Awards, será um vibrante centro de inovação e encontro para a “principal incubadora de escrita de ficção científica da China”. Com efeito, a cidade de Chengdu, com mais de 20 milhões de habitantes, está se transformando em um importante centro global de inovação e pesquisa científica.
Localizado no Lago Jingrong, dentro da Nova Cidade de Ciências e Inovação do Distrito Pidu de Chengdu, o Museu de Ficção Científica incorpora flexibilidade máxima para hospedar uma variedade de exposições, conferências e eventos. Integrado ao seu contexto natural e único, o museu “parece flutuar sobre a superfície do lago”. Na verdade, seu design fluido, desenvolvido por meio de análise de modelagem digital, garante eficiências na composição, condições do local, irradiação solar e estrutura, atendendo aos padrões 3 estrelas do Programa de Construção Verde da China. Além disso, a ventilação híbrida natural e a energia fotovoltaica embutida em sua cobertura, com seu design e dimensões, contribuem para a natureza sustentável e eficiente do museu.
Incluindo galerias de exposições, teatros, salas de conferência e espaços auxiliares de apoio, o museu gera núcleos de atividade. Conectado à infraestrutura da cidade, o projeto cria um caminho que alterna entre espaços internos e externos em vários níveis, vinculados às galerias de exposições do museu, instalações educacionais, cafés e outras comodidades. O terreno circundante é coberto por arbustos nativos, e o projeto paisagístico permite a coleta e armazenamento de água da chuva para filtragem natural e reutilização.
As formas fluidas da sua cobertura irradiam de um ponto central interno, emulando uma nuvem nebulosa em expansão com uma estrela em seu centro – transformando o museu em uma “nuvem estelar” que dispersa campos de energia em suas diversas zonas; guiando os visitantes por um portal que conecta nossa experiência vivida com nossa imaginação. -- Zaha Hadid Arquitetos.
Equipe de Projeto
- Arquitetos: Zaha Hadid Architects (ZHA)
- Projeto: Patrik Schumacher
- Diretores de Projeto ZHA: Satoshi Ohashi, Paulo Flores
- Associado de Projeto ZHA: Yang Jingwen
- Arquitetos do Projeto ZHA: Juan Liu, Magda Smolinska
- Líder do Projeto ZHA: Sven Torres
- Equipe Local ZHA: Meng Zhao
- Equipe de Projeto ZHA: Andrei-Ciprian Cojocaru, Berkin Islam, Chu Zhou, Hao Wen, Jillian Nishi, Lianyuan Ye, Meng Zhao, Shang Li, Stefan Manousof, Sven Torres, Yang Liu, Yuling Ma, Xiaoying Li
- Diretores do Projeto do Concurso ZHA: Satoshi Ohashi, Paulo Flores
- Associado do Concurso ZHA: Yang Jingwen
- Arquitetos do Concurso ZHA: Juan Liu, Magda Smolinska
- Equipe do Concurso ZHA: Andrei-Ciprian Cojocaru, Enoch Kolo, Jillian Nishi, Juan Montiel, Lianyuan Ye, Meng Zhao, Nan Jiang, Nastasja Mitrovic, Stefan Manousof, Yanran Lu, Yimeng Zhao, Yuling Ma
- Equipe de Sustentabilidade do Concurso ZHA: Aleksander Mastalski, Carlos Bausa Martinez
- Imagens do Concurso: ATCHAIN
- Consultoria de Expografia: 成都市科幻协会 Chengdu Science Fiction Society