Após uma competição internacional, a MAD Architects, em colaboração com o China Airport Planning & Design Institute e o Beijing Institute of Architectural Design, divulgou o projeto do Terminal 3 do Aeroporto Internacional Changchun "Longjia" na China. O novo edifício deverá receber 22 milhões de passageiros por ano. Após a conclusão, o terminal de 270 mil metros quadrados se tornará o maior nodal de transporte na cidade de Changchun e na província de Jilin.
O novo edifício do terminal tem uma estrutura de três eixos com conexões que levam os passageiros até os 54 portões de embarque. Segundo os arquitetos, a imagem do edifício se inspira em uma pena flutuante, uma referência aos aviões que sobem e descem dos terminais. O layout também ajuda a criar conexões harmoniosas com os outros dois terminais, aumentando o número de assentos de passageiros perto dos portões. O amplo térreo oferece conexões diretas com o metrô, uma estação ferroviária de alta velocidade e a infraestrutura automotiva.
O hall da estação de metrô é propositadamente integrado ao espaço central do terminal para reduzir a necessidade de transferências e encurtar a distância entre a entrada do terminal e o hall de expansão leste para menos de 200 metros. Além disso, os passageiros também se beneficiam das instalações inteligentes do aeroporto, como guichês de check-in de autoatendimento e verificações de segurança inteligentes.
O projeto do terminal também é influenciado pela paisagem que circunda a cidade de Changchun. A equipe de projeto expressou o desejo de criar um "aeroporto jardim". O sistema de jardim interno integra árvores, coberturas de solo e recursos hídricos para criar um "jardim de zona fria" para refletir o clima local. Os espaços externos também são considerados, com atenção ao paisagismo que cria lagos, prados, florestas e terrenos ondulados.
A cobertura em formato de pena traz luz natural e cria espaços internos iluminados e aconchegantes, ao mesmo tempo, em que nutre os espaços de jardim internos. O sistema estrutural segue o fluxo de tráfego em todo o aeroporto, com diferenças de altura para refletir as conexões cruzadas dos diferentes meios de transporte. O centro da estrutura é marcado com uma grande claraboia que também auxilia na orientação dos passageiros.
Vários outros edifícios projetados pela MAD Architects estão atualmente em construção. A estrutura flutuante do Aranya Cloud Center em Qinhuangdao, China, está quase concluída e deverá abrir ao público no final deste ano. Da mesma forma, o Museu de Arte Narrativa Lucas no Parque de Exposições de Los Angeles está começando a tomar forma e está programado para abrir em 2025.
Créditos do projeto:
- Equipe de Arquitetos da MAD: MA Yansong, DANG Qun, Yosuke HAYANOLIU, Huiying, Kin LI, SUN Shouquan, SUN Mingze, SONG Minzhe, WANG Fei, LU Zihao, XIAO Yuhan, CHEN Wei, CAO Xi, Yoshio FUKUMORI
- Equipe do China Airport Planning & Design Institute: MU Tong, YAO Huilai, FENG Xiangling, SUN Yongxue, YAO Yuan, XU Junjie, ZHANG Bao, ZHANG Yan, SHEN Xin, QI Junjie, HAO Wenjia, LIU Zihao, XU Ke, LI Zhennan, FENG Mengyao, LI Xiong, ZHENG Guangshun, SHEN Yi, LU Xin, LI Henghui
- Equipe de Projeto Arquitetônico do Instituto de Beijing: WANG Xiaoqun, SHU Weinong, WANG Yizhi, LI Shaokun, SU Yao, WU Di, WANG Yisu, WANG Bin, REN Jie, ZHANG Zhongqi, ZHANG Linyi, CHEN Lin, GU Xianliang, MU Yang, FAN Shixing, WANG Hanmo, ZHANG Shizhong, YU Xinqiao, ZHANG Shirui, PAN Ming