Em países tropicais como o Brasil muito se valoriza as áreas externas nos projetos residenciais. Nas casas brasileiras os quintais são utilizados de diferentes maneiras e se configuram também de acordo com o projeto arquitetônico. Sendo grandes ou pequenos, ajardinados, com piscina, ou equipados com outras funcionalidades, quando possível as famílias brasileiras buscam aproveitar ao máximo suas áreas externas.
Os quintais são tradicionalmente utilizados para duas funções principais: lazer e manutenção. Por um lado, há atividades rotineiras que culturalmente são feitas ao ar livre, como lavar e secar roupas, realizar limpezas e reparos em objetos e equipamentos, cuidar do jardim ou dos animais de estimação, entre outras. Ao mesmo tempo, aproveitar os dias de sol e a brisa natural para descansar, se divertir e prosear em família ou amigos também são atividades que tradicionalmente se fazem ao ar livre.
Muitos projetos de arquitetura contemporâneos se apropriam dessa prática de uso das áreas externas e vêm expandindo-a e explorando-a para além dos quintais tradicionais. Hoje em dia, vemos nos projetos uma variedade tanto de configurações espaciais quanto de usos e funções, adaptando a arquitetura à rotina das famílias. Na seleção de projeto a seguir, é possível conferir inspirações de configuração de áreas externas e também seus usos variados em projetos brasileiros.
A configuração dos espaços externos varia de situação para situação pois responde às condições de topografia, entorno, insolação e ao programa de necessidades do projeto. Sua definição é diretamente dependente da implantação da construção no lote, e seu uso se relaciona com os outros cômodos da casa de forma mais direta ou indireta. Mais ou menos integradas aos espaços fechados, as áreas externas podem ser amplas, compactas, intimistas, ajardinadas, cobertas e até enterradas ou elevadas.
Cabana de Madeira / Macro Arquitetos
Casa Galeria / BLOCO Arquitetos
Casa São José do Barreiro / Vão
Casa Curupaiti / Terra e Tuma Arquitetos Associados
Casa Alegre / RAWI Arquitetura + Design
Residência MF / Basiches Arquitetos Associados
Casa da Floresta / Arena Arquitetura
Já os usos dependem da rotina de cada família. Com o passar do tempo, os quintais foram se transformando de espaços de apoio à manutenção do lar, com tanques, lavanderias e varais, para espaços de lazer cada vez mais sofisticados. Respondendo ao clima das regiões brasileiras, os usos podem variar desde piscinas e solariums até fogueiras, churrasqueiras e salas de estar ou jantar.