A iluminação artificial oferece uma variedade de estratégias para projeto de interiores. Muito utilizadas em projetos comerciais e restaurantes enquanto artifício estético para atrair clientes e criar ambientes que estimulem os sentidos, a iluminação artificial também pode ser aplicada em projetos residenciais transformando os ambientes, criando lugares aconchegantes e bem iluminados.
Para além da temperatura da lâmpada e do tipo de luz necessária para cada atividade, podemos explorar a iluminação artificial em residências enquanto elemento de destaque dos ambientes. Para isso, pode-se pensar tanto em tipos distintos de luminárias, como em estratégias de iluminação que realçam algum elemento arquitetônico.
Há no mercado uma infinidade de modelos de luminárias que trazem diferentes qualidades para um ambiente, transformando-o completamente a partir de sua instalação. Elas podem ser pendentes, de piso, de mesa, embutidas, ou ainda fazer parte do desenho arquitetônico. Esse é o caso do Apartamento Spectral, de BETILLON / DORVAL‐BORY, que apresenta uma escadaria com uma parede baixa localizada no centro do ambiente onde foram instalados dois tipos de luminárias que complementam a ambientação do espaço. Outro exemplo é o Apartamento Ring on the Green, de HAMS and, Studio, que também segue esse princípio ao incluir uma grande luminária em fita que atravessa diferentes espaços do apartamento.
Veja a seguir diferentes modos de incorporar a iluminação artificial enquanto elemento de destaque no projeto de interiores.
Apartamento Spectral / BETILLON / DORVAL‐BORY
Apartamento Ring on the Green / HAMS and, Studio
Luminárias Pendentes
Apartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho
Apto. MA / Natan Hosins design
Luminárias de Piso
Apartamento Foz II / Maria José Pinto Leite
Apartamento Foto / Giuliano Marchiorato Arquitetos
Luminárias de mesa
Apartamento Concreto / Consuelo Jorge Arquitetos
Casa Lumiar / Atelier 106
Luzes Embutidas
Apartamento Monte Estoril / João Tiago Aguiar Arquitectos
Apartamento Monte Estoril / João Tiago Aguiar Arquitectos
Além de serem incluídas enquanto objetos, a iluminação artificial em projetos residenciais pode também contar com instalações embutidas ou em trilhos, por exemplo, com a luz dando destaque para objetos expostos, como quadros e outras obras de arte ou artigos colecionáveis, algum elemento construtivo que se deseja destacar, mobiliários, e tantos outros.
Apartamento Concreto / Consuelo Jorge Arquitetos
Um Oásis no Coração de Poblenou / m-i-r-a architecture
Apartamento Avenida do Rio / Pedro Cavaco Leitão
Apartamento na Portela / Lioz Arquitetura + Rodrigo Lino Gaspar
Apartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho
Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Luz e Arquitetura. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.