Este artigo foi publicado originalmente no Common Edge.
Esta semana, o Museu de Arte Moderna lança oficialmente uma nova série de exposições intitulada Architecture Now. De acordo com o MoMA, “a primeira iteração da série, New York, New Publics, irá explorar as maneiras pelas quais os escritórios com sede na cidade de Nova York têm expandido a relação da arquitetura metropolitana com diferentes públicos através de 12 projetos concluídos recentemente.”
A exposição mostrará trabalhos voltados para o público, como parques, jardins e piscinas comunitárias, feitos por Adjaye Associates, Agency—Agency e Chris Woebken, CO Adaptive, James Corner Field Operations, Kinfolk Foundation, nArchitects, New Affiliates e Samuel Stewart-Halevy, Olalekan Jeyifous, Only If, PetersonRich Office, SO – IL e SWA/Balsley e Weiss/Manfredi.
Recentemente conversei com o arquiteto paisagista Tom Balsley, cujo escritório SWA/Balsley colaborou com Weiss/Manfredi e Arup no Hunter's Point South Park, em Long Island City, um dos projetos destacados na exposição. Balsley e eu discutimos a história de origem do parque, como ele cumpre o papel de comodidade pública e atenuador do clima, e o papel do espaço pessoal nos parques urbanos.
MCP: Martin C. Pedersen
TB: Tom Balsley
MCP: O Hunter's Point South Park abriu depois que saí de Nova York. Posteriormente, voltei e recentemente visitei o parque. Eu gostei — gostei mais do urbanismo do parque do que do urbanismo dos prédios próximos, mas isso é outra história. Me conta a história do parque.
TB: A primeira fase do parque estava em construção quando você foi embora. A parte oval maior e o prédio do parque. Tudo isso ficou debaixo d'água com o [Furacão] Sandy. Mas todo o parque foi projetado para receber, absorver e liberar essas águas de tempestades, e a fase um, 90% concluída, fez isso sem nenhum dano. Portanto, foi considerado um grande modelo para o que poderíamos chamar de infraestrutura paisagística.
MCP: Ou mitigação das mudanças climáticas.
TB: Escolha o seu termo. O parque foi muito aclamado na época da inauguração e depois houve uma pausa, porque os parques geralmente vêm com um desenvolvimento, neste caso, moradias populares. Mas o parque foi um sucesso tão grande que eles se apressaram em liberar mais RFPs para a parte final. A segunda fase do parque tinha esses dois aterros gigantes que foram criados parcialmente a partir da escavação do Queens Midtown Tunnel há muito tempo. Nós cavamos um pântano atrás do menor, o reesculpimos e o transformamos nesta ilha que fica na beira do rio, distante de tudo. Aquele pântano à beira-mar tornou-se um habitat das marés e um santuário ambiental onde os visitantes se envolvem em um diálogo entre o pântano, o rio e o horizonte além.
MCP: Muita coisa aconteceu com o espaço público nos últimos 30 anos. Vimos a privatização do espaço público. Parece que todo espaço público tem que ter comércio atrelado a ele. Havia um pouco disso no seu parque, mas havia muitos pontos que eram apenas pontos de encontro, desvinculados do comércio.
TB: Obrigado por mencionar isso. Preparamos o plano diretor para os Queens West Parks, todos aqueles parques ao longo dessa margem, em 1993. E então, em 1998, concluímos a primeira fase, que fica ao lado de Hunter's Point South Park, chamada Gantry Plaza State Park. Inicialmente, a comunidade não queria nada disso. Era uma comunidade de operários e havia muita oposição por causa do medo da gentrificação. Uma vez inaugurado o Gantry Park, a comunidade existente e os novos moradores criaram o Friends of Gantry Plaza Park, o que mostra como o parque foi abraçado. Eles sempre foram nossos maiores fãs. Nós os tínhamos como amplificadores para nos ajudar no processo de design e ter uma noção do que essa comunidade queria e precisava.
MCP: E o que eles queriam?
TB: Bem, se você perguntar a uma comunidade majoritariamente imigrante o que eles querem, eles dirão que querem campos de futebol. Mas nós não tínhamos esse tipo de propriedade. O que eles queriam eram lugares onde pudessem se encontrar, socializar e brincar com seus filhos, um lugar onde pudessem assistir a filmes e eventos ad hoc. Também queriam fugir da cidade. E então usamos a topografia para nos dar dicas de programa e design. Isso nos ajudou a proteger o extremo sul do local, como se fosse um caminho na natureza. Enquanto a parte norte do terreno era relativamente plana, perto do metrô e do táxi aquático, da escola e do comércio do outro lado da rua, e respondia a isso com pavilhões, campo multiuso e locais de recreação.
MCP: Obviamente, o parque cumpre o dever duplo de mitigar inundações.
TB: Com certeza. Sempre que criamos um pântano ou restauramos um, restauramos dunas ou criamos bancos de ostras – todos esses sistemas são a maneira da natureza de proteger a terra. Uma das maiores mudanças foi criar um revestimento ao longo do rio. Precisávamos disso para criar o pântano, porque ele precisava de proteção contra as fortes correntes de maré do rio. Era um pântano, porque o rio era mais largo e manso. Ele se tornou tão forte porque foi reduzido a um terço do que era antes com o loteamento de terras industriais pós-coloniais. Nós dissemos: “Por que não podemos simplesmente ampliar o revestimento em uma trilha pública ao longo do rio?” Portanto, utilizamos a engenharia de resiliência para incluir o benefício público, enquanto o pântano está fazendo seu trabalho como tampão, absorvendo e retendo a água. E não nos esqueçamos: é também um milagre ecológico, um habitat pantanoso. As pessoas adoram essa trilha.
MCP: Como não amar? Há água, pássaros, pântano, Nova York. É incrível.
TB: Exatamente. Quando você projeta um espaço público, recebe a solicitação para manter o espaço ativo e flexível porque eles podem querer hospedar eventos nele. E muitas vezes esse programa não oferece oportunidades para experiências pessoais ou conexões com a natureza. Mas aqui criamos vários lugares apenas para sentar e olhar o rio e o horizonte. Todos esses gestos foram inspirados por William Whyte, para criar um espaço público que também seja um espaço pessoal.
MCP: Estamos falando de um parque na orla e de moradias em uma época de elevação do nível do mar. Deixe-me fazer uma pergunta impertinente: quantos empreendimentos devem haver na beira da água?
TB: Bem, desde que esses empreendimentos estejam voltados para metas de 100 anos e não metas de 50 anos, eu os apoio. Poderíamos estabelecer uma linha dura quanto a isso, mas não tenho certeza de como seriam os limites de nossa cidade. Há muitas perguntas a serem feitas: Você não constrói nada? Você constrói em locais extremamente altos? Você lida com o aumento da tempestade no ponto de entrada no porto? Isso é o que está sendo discutido agora. Mas toda essa ideia de que podemos construir orlas resilientes em uma condição existente, e fazê-lo aos poucos, é quase uma loucura. É por isso que algumas pessoas defendem fortemente cuidar do problema mais adiante.
MCP: Como assim?
TB: Qualquer número de propostas, incluindo grandes quebra-mares.
MCP: Acho que os quebra-mares são inevitáveis.
TB: Eu também. E não sei por que não admitimos isso. Criamos um micromodelo com o revestimento e o pântano em Hunter's Point South Park. Talvez possa haver quebra-mares do século 21, algo extraordinário que poderia ser um destino ambiental e público por um pouco mais de dinheiro. Talvez não tenhamos explorado totalmente os quebra-mares com a atitude aspiracional correta. É quase um sacrilégio falar sobre isso.
MCP: Não deveria ser. Todas as projeções, todo o derretimento das geleiras, tudo isso está acontecendo mais rápido do que qualquer um gostaria de admitir. Serão necessários quebra-mares para a maioria das cidades costeiras.
TB: É bem provável.
MCP: Fale sobre a mostra do MoMA.
TB: A mostra do MoMA é, para os arquitetos paisagistas, um grande marco para o nosso escritório. E, é claro, estamos entusiasmados em compartilhá-lo com nossos colaboradores, Weiss/Manfredi e Arup. Acho que Hunter's Point South Park é um exemplo convincente do tipo de impacto que essas colaborações especiais tiveram no espaço público de Nova York nos últimos 10 anos. O parque ganhou inúmeros prêmios internacionais, mas o MoMA dá um prestígio especial.
MCP: Pode ser um indicativo do papel maior da arquitetura paisagística na era das mudanças climáticas. Sempre pensei que a mitigação das mudanças climáticas seria essencialmente como recuperamos a terra, como reatribuímos a terra, como redesenhamos a terra.
TB: Com certeza. Quando a RFP foi lançada para Hunter's Point South Park, a Arup nos procurou, porque eles sabiam sobre nossa história no local em Gantry Plaza Park. Acharam que seria ótimo se pudéssemos continuar com esse espírito, trabalhando com a equipe deles. E eu disse sim, mas temos que ser mais sensíveis ao clima e tratar este local como uma oportunidade ecológica. Dito isto, este desafio não pode ser enfrentado apenas por arquitetos paisagistas, ou apenas por engenheiros, ou apenas por arquitetos. Requer uma verdadeira colaboração dessas disciplinas, porque é uma questão tão complexa. O parque é um modelo do nível de colaboração necessário para enfrentar os complexos desafios das mudanças climáticas. Portanto, ninguém deveria assumir a autoria exclusiva deste parque extraordinário.