Desde o fogo nas cavernas pré-históricas até a iluminação pública nas cidades inteligentes, a iluminação evoluiu constantemente junto com os avanços da tecnologia. No entanto, nos últimos anos, começou a mudar de forma ainda mais significativa em termos de seu design e funcionalidade devido à crescente conscientização sobre seu impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas.
Leds inteligentes que se acendem automaticamente são usados hoje em espaços de trabalho e residências para melhorar a eficiência energética, bem-estar e conforto. Ao mesmo tempo, nas praças e ruas são integrados com sensores e configurações de software que permitem melhorar a segurança e mobilidade. E se estima que a população mundial vivendo em cidades crescerá para 68% até 2050, sem dúvida a iluminação se tornará uma ferramenta ainda mais importante.
Mas para aproveitar ao máximo essas oportunidades, devemos pensar na iluminação como parte de uma visão integral da arquitetura e da cidade, e trabalhar juntos para criar melhores soluções. Por este motivo, queremos que você compartilhe suas opiniões sobre como acha que será a iluminação da arquitetura e da cidade do futuro. Deixe seus comentários no formulário abaixo. Eles serão selecionados e publicados em um próximo artigo.
Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Luz e Arquitetura. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.