Já publicamos antes sobre a preferência por chuveiros em vez de banheiras no quesito saneamento. Uma terapia de higiene instantânea, eles são mais rápidos, mais limpos, mais eficientes em termos de energia e usam menos água do que seus irmãos horizontais.
A popularidade dos chuveiros significa que há uma enorme variedade de formas, tamanhos e tipos no mercado. No entanto, o planejamento do banheiro pode ser exaustivo com tantas opções para escolher. Aqui estão seis perguntas simples a fazer ao definir um local para o box perfeito se adequar a qualquer tipo de espaço, estilo de vida ou preferência.
Local: onde deve estar o chuveiro?
Vamos começar com a pergunta mais simples. Devido à sua natureza fechada, os chuveiros são escravos da planta, muitas vezes apenas posicionados em qualquer canto que esteja mais afastado da porta. Mas às vezes um layout mais complicado funciona a seu favor. Com três paredes já formadas, os nichos são naturalmente adequados para a inserção dos chuveiros. Já se o banheiro for grande o suficiente, paredes simples podem criar luxuosos chuveiros walk-in e walk-out com pontos de entrada/saída duplos. O modelo de box externo Wazebo da Kos prova que nenhuma parede é realmente necessária.
Formato: qual deve ser a forma do chuveiro?
Agora chegamos, clara e diretamente, à questão da geometria. Devido à sua adequação em relação aos cantos e paredes retas, os modelos de box quadrados e retangulares constituem a maioria. Pense um pouco fora da caixa de vidro, no entanto, chuveiros em espiral sem portas ocupam apenas um pouco mais de espaço, mas permitem que os usuários entrem sem se preocupar com a saída da ducha.
Quando o espaço é essencial em banheiros pequenos, entretanto, chuveiros curvos como o Rapid Quadrant da Inda permitem que o usuário entre sem sair da caixa do volume. Seja qual for o espaço disponível, no entanto - e quaisquer obstáculos que possam estar no caminho – chuveiros sob medida como este exemplo Starck da Duravit posicionado em torno de uma árvore, podem estar onde você quiser.
Entrada e saída: como entrar e sair do chuveiro?
Com uma borda única muito mais larga do que os chuveiros de canto em forma de quadrado, os da categoria curva podem incluir portas deslizantes, liberando assim espaço. Alternativamente, aqueles com preferência por portas pivotantes são dotados de um ponto de entrada mais amplo. As portas sanfonadas ou saloon também são adequadas para banheiros menores, dobrando-se para dentro do espaço de ducha, mas podem forçar os usuários a se deslocarem desajeitadamente para um lado a fim de fechá-las. E o fechamento de box Alter da Samo apresenta uma porta dividida estável ou holandesa.
A base de chuveiro: para onde vai a água?
Com muito espaço embaixo, uma base de chuveiro elevada é a maneira mais simples de conectar a drenagem do chuveiro com o sistema de águas residuais da casa, e o ralo elevado facilita a manutenção da água superficial dentro da base. Embora mais complicado de sondar, no entanto - ocupando espaço entre as vigas - as bases de chuveiro embutidas são uma opção muito mais luxuosa, com os usuários capazes de simplesmente caminhar sem a preocupação de bater o pé. Além disso, cor e materialidade são considerações adicionais ao selecionar uma base de chuveiro, com designers capazes de combinar ou contrastar a base do chuveiro com a cor, padrão ou textura das superfícies do banheiro ao redor.
Introvertido ou extrovertido: quanta privacidade é necessária?
Mesmo com uma fechadura na porta do banheiro, a multifuncionalidade do espaço sanitário e o horário de pico de uso significam que a privacidade dentro do chuveiro é essencial. Para aqueles que precisam compartilhar o banheiro, o box com vidro fosco mantêm a visão protegida, e telas parcialmente opacas como a Allegra do fabricante Duscholux colocam a privacidade exatamente onde ela é necessária, permitindo que os usuários vejam.
Usando vidro fosco como uma oportunidade estética, o painel texturizado ICE-H da Glas Marte apresenta um padrão de formação de cristais de gelo. E mesmo sem uma porta para congelar, o box labiríntico de canto traz a facilidade e o luxo de um walk-in também para os introvertidos.
Uma moldura adequada: como segurar e acrescentar estilo?
Chuveiros que dependem de paredes não precisam se preocupar, mas aqueles com painéis de vidro precisam de sustentação de alguma forma. Mas mesmo quando é necessário, o caixilho do box não precisa ser visível. O fechamento Air 3 da Duscholux, segura um único plano de vidro dentro da parede com um sistema de ancoragem que apresenta apenas uma discreta junta de silicone, perfeita para banheiros minimalistas.
Como alternativa, quem optar por exibir o caixilho pode combinar sua cor com as louças do chuveiro correspondentes, como estas em acabamentos contrastantes em preto, latão ou cobre, ou opções ainda mais coloridas como o azul.