O World Monuments Fund (WMF) anunciou que dedicará mais de US$ 10 milhões para projetos de preservação destinados a proteger sítios culturalmente significativos de todo o mundo com necessidade urgente de intervenção. As iniciativas variam em escopo, de sítios ucranianos históricos até a proteção de sítios arqueológicos remotos representativos da Civilização Chachapoyas do Peru. O conjunto de projetos lançados em 2023 visa abordar e ajudar a mitigar as ameaças enfrentadas pelos lugares tombados: conflitos, mudanças climáticas e sub-representação.
A organização internacional tem diversas estratégias de intervenção nestes locais. Um conjunto crescente de Projetos Exclusivos representa esforços de conservação de longo prazo realizados em todo o mundo. Essas iniciativas atendem às necessidades críticas de um patrimônio histórico. Elas incentivam a participação local, o desenvolvimento de habilidades profissionais e o uso de soluções inovadoras que podem servir de modelo para o futuro. Este ano, a WMF inicia a construção de vários locais, incluindo os sítios arqueológicos de Chachapoyas, em grande parte desprotegidos, no Parque Nacional Rio Abiseo, no Peru, a conservação de murais de meados do século do artista afro-português José de Almada Negreiros e o desenvolvimento de estratégias verdes para o icônico Palm House no Kew Gardens, tombado pela UNESCO, no Reino Unido.
Vários outros projetos exclusivos já em andamento estão sendo ampliados este ano, enquanto outros estão entrando em uma nova fase de trabalho. Isso inclui a conservação de Phnom Bakheng, um local construído entre os séculos IX e X que serviu como templo do estado da primeira capital Khmer na região de Angkor. Outro importante local de conservação está localizado dentro do Monumento Nacional Bears Ears, as terras sagradas de várias tribos contendo milhares de habitações antigas em penhascos e locais de encontro. Aqui, o WMF está apoiando os esforços liderados pelas comunidades indígenas para ajudá-los a melhorar a experiência do visitante e melhorar a gestão da área protegida.
Além dos Projetos de Exclusivos de longo prazo, o WMF também está envolvido em uma série de Intervenções Direcionadas. Estes visam ajudar os parceiros locais a desenvolver conhecimentos e trazer apoio financeiro para atender às necessidades específicas dos locais históricos. A abrangência dessas intervenções varia de acordo com as necessidades locais, desde o desenvolvimento de estudos até intervenções físicas e preventivas. A WMF desenvolveu o Fundo de Resposta ao Patrimônio da Ucrânia para fornecer suprimentos para ajudar os profissionais locais a conservar o patrimônio ucraniano e desenvolver medidas preventivas para proteger, estabilizar e impermeabilizar edifícios em risco. Outras intervenções abordam os desafios da Ilha Sumba na Indonésia, a Paisagem Cultural Yanacancha-Huaquis no Distrito de Miraflores, Peru, e as Hitis (Fontes de Água) do Vale de Kathmandu no Nepal.
Seja em face da mudança climática, guerra ou discriminação, as pessoas ao redor do mundo estão defendendo os lugares que dão sentido às suas vidas e oferecem oportunidades econômicas. Nossos projetos 2023 fornecem às comunidades as ferramentas necessárias para sustentar o que é mais importante para elas, respondendo e se adaptando aos desafios de nosso tempo. — Bénédicte de Montlaur, Presidente e CEO do World Monuments Fund
Há um ano, o Fundo de Monumentos Mundiais lançou uma Lista de Observação de Monumentos Mundiais contendo uma seleção de 25 patrimônios e locais culturais ameaçados de todo o mundo, destacando as ameaças representadas por questões globais como mudança climática, turismo desequilibrado e a necessidade de emergência intervenções. A organização também está preparando projetos de preservação de emergência para ajudar a mitigar as repercussões devastadoras da guerra na Ucrânia.