Cidade das mulheres: planejamento ignora aspectos cruciais para cidades equitativas

Ao monitorar os resultados da construção de uma praça em Porto Alegre, um dado chama atenção: depois de meninos e meninas brincando, são mulheres que cuidam das crianças as principais frequentadoras do espaço. A história ocorreu em uma região vulnerável da cidade e evidencia uma atividade muitas vezes ignorada pelo planejamento urbano: o cuidado.

O objetivo do monitoramento, no Loteamento Santa Terezinha, era verificar o perfil de frequentadores e sua percepção sobre o espaço e seus equipamentos, recentemente qualificados por uma série de organizações, bem como das rotas escolares em seu entorno. Realizada pelo WRI Brasil em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen, a pesquisa mostrou que crianças representam 89% dos frequentadores da praça. E que 4,5 vezes mais mulheres adultas frequentam a praça do que homens – na maioria das vezes, acompanhando os pequenos. 

E por que isso é importante? Porque o cuidado é um aspecto da vida urbana frequentemente ignorado. Se é reducionista e violento tratar de mulheres apenas no sentido doméstico, é verdade que a vida cotidiana das mulheres nas cidades encontra obstáculos que parecem resultado de um planejamento que ignora suas necessidades. Em média, mulheres dedicam mais tempo às atividades de cuidadouma acumulação de tarefas que gera sobrecarga e onera em especial as mulheres mais desassistidas e vulneráveis.

A mobilidade do cuidado

Em Madri, a pesquisadora e professora de planejamento urbano Inés Sánchez de Madariaga mostrou como atividades de cuidado pareciam irrelevantes e fragmentadas em pesquisas origem-destino. Ir ao mercado, à farmácia, levar filhos ao médico, à escola, à praça – essas atividades não remuneradas, chamadas “reprodutivas”, compõem 40% dos motivos das viagens de mulheres em Madri, e somente 8% das de homens.

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Imagem: Bas Bogers

A pesquisa em mobilidade e gênero tem mostrado que uma grande parte das mulheres tende a realizar viagens encadeadas: elas saem de casa, levam o filho à escola, vão ao trabalho, passam no supermercado e finalmente chegam em casa. A esse padrão de deslocamento, invisível pois fragmentado, Madariaga chamou “mobilidade do cuidado”, um conceito que provoca a pensar o quanto o planejamento urbano e de mobilidade, ao privilegiar a infraestrutura para os carros ou a oferta de ônibus no horário dos deslocamentos casa-trabalho, por exemplo, deixa à margem uma ampla parcela da população.

É, então, necessário pensar as cidades para mulheres. Mas quais mulheres?

As abordagens interseccionais sobre o tema mostram que as precariedades encontradas na vida cotidiana são maiores quando marcadores socioeconômicos, como gênero e raça, se somam. Um estudo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo alerta para isso. A partir de dados da pesquisa origem-destino, o órgão mostrou como os modos de transporte e o comportamento de viagem variam entre mulheres e homens, e de acordo com o grau de instrução, a renda e a presença de filhos de 5 a 9 anos. Quanto menor a renda, mais as mulheres se deslocam por motivo de educação (levando filhos à escola), e mais andam a pé e de ônibus.

Cidades que privilegiam os homens

Planejar as cidades para as mulheres, em especial as que residem em regiões periféricas, significa qualificar o transporte coletivo e a mobilidade ativa. Também as ruas, áreas verdes, parques, praças. Afinal, a mobilidade urbana não se refere apenas ao transporte, ela está necessariamente ligada ao espaço público e à experiência de quem se desloca. Isso evidencia que dimensões de assédio e segurança pública precisam ser levados em conta, por exemplo com iluminação pública adequada, para que o espaço urbano atue prevenindo e coibindo violências cotidianas a que as mulheres são sujeitadas.

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Foto de Pedro Hartmann, via Unsplash

Não é o que ocorre. Dados da ANTP mostram que os investimentos e outros custos associados à infraestrutura para carros, por exemplo, são mais de cinco vezes maiores do que os investimentos em transporte coletivo. Em São Paulo, dados do Instituto Cordial revelam que 40% das calçadas estão abaixo da largura mínima exigida por lei – situação que se agrava em regiões mais distantes do centro. Via de regra, bairros periféricos têm, também, menos acesso a áreas verdes, como parques e praças, e piores condições de iluminação. Em todos esses casos, são as mulheres as mais prejudicadas.

Por cidades mais equitativas e justas

O cuidado é uma relação. Olhando para as mulheres, olhamos também para aqueles de quem elas cuidam. Planejar a cidade para mulheres e o cuidado é planejar para seus dependentes, crianças, idosos e outras mulheres que se apoiam em laços comunitários. Mais do que isso, é uma dimensão fundamental do funcionamento das cidades, até mesmo de suas economias. Já pensou como seria a economia se todo o trabalho reprodutivo acumulado pelas mulheres fosse remunerado?

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Foto de 13on, via Unsplash

A necessária atenção às questões de gênero passa por promover a igualdade das representações no planejamento e na tomada de decisão de prefeituras e secretarias. Passa, também, por propostas e soluções a partir de debates coletivos, que considerem os usos diversos que as pessoas fazem da cidade. Afinal, se as cidades podem parar sem o trabalho do cuidado, essa é uma responsabilidade de todos – Estado, sociedade, família – e não apenas das mulheres.

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Sobre este autor
Cita: Andressa Ribeiro, Ariadne Samios e Paula Manoela dos Santos. "Cidade das mulheres: planejamento ignora aspectos cruciais para cidades equitativas" 08 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998144/cidade-das-mulheres-planejamento-ignora-aspectos-cruciais-para-cidades-equitativas> ISSN 0719-8906

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