Além de seu destaque no mundo da moda, os tecidos também podem ser uma parte essencial das possibilidades criativas de um design de interiores. Ao melhorar o apelo estético de um espaço, esses materiais versáteis - feitos de fibras ou fios que foram entrelaçados, tricotados ou unidos - também fornecem funcionalidades ao espaço. Como parte de uma estratégia arquitetônica holística, esses elementos naturais e sintéticos são essenciais para projetar estofados para móveis, cortinas, divisórias e revestir paredes. As mais recentes inovações de design vêm explorando propriedades que levam o uso de tecidos um passo adiante. Mergulhando no catálogo de tecidos do Architonic, analisamos diferentes produtos com propriedades acústicas, à prova de fogo e repelentes.
Acústica: tecidos absorventes de som para conforto interno
Projetados para reduzir a quantidade de som que se reflete nas superfícies, a aplicação de materiais de absorção de som é uma estratégia simples e eficaz para reduzir os níveis de ruído, melhorar a acústica e, assim, aumentar o conforto interno dos espaços. Geralmente feitos de materiais porosos - como lã, algodão, seda ou poliéster - esses tecidos absorvem ondas sonoras que ricocheteariam em superfícies duras como paredes, pisos e tetos. Além de sua composição material, há outros fatores que afetam suas propriedades acústicas, como a espessura e a densidade, o padrão de tecido ou malha e a área da superfície do tecido.
Respondendo às tendências das plantas abertas na arquitetura, enquanto se esforçando para manter níveis mais baixos de ruídos, o uso de tecidos como elementos de divisores acústicos é uma solução poderosa para reduzir a exposição ao ruído e melhorar a privacidade. Controlar a reverberação por meio de estratégias de design de interiores cria soluções funcionais em várias texturas e acabamentos.
Divisores acústicos para ilhas de calma
Acabamentos macios e aveludados com fibras acústicas de poliéster
Feltros naturais para acústica interna
À prova de fogo: tecidos resistentes a incêndios
Também conhecidos como resistentes a chamas, esses tecidos previnem, desaceleram a propagação ou evitam a geração de chamas. Com diferentes métodos de fabricação, incorporam fibras naturais e produtos químicos retardadores de fogo, ou usam fibras sintéticas para projetar materiais resistentes ou incombustíveis quando expostos a chamas, faíscas ou fontes de calor. Portanto, esses materiais inibem ou suprimem o processo de combustão e reduzem a quantidade de calor de um incêndio e sua propagação potencial. Considerando que a proteção contra incêndio deve ser integrada na estratégia geral de design e que, por conta própria, os tecidos não são capazes de evitar um incêndio, eles ainda são ótimos ajudantes nesses cenários. Junto a isso, os materiais à prova de fogo geralmente são aplicados em espaços de preocupação quanto à segurança contra incêndio, como estofados e mobiliários.
Previnindo a propagação de fogo com cortinas macias e fluidas
Padrões de poliéster para retardamento de chamas
Propriedades retardantes de incêndio para tecidos seguros e duráveis
Misturas de cores, padrões e texturas
Repelentes: tecidos antimicrobianos, resistentes a manchas e impermeáveis
Usando materiais especiais para resistir a substâncias prejudiciais e o crescimento de micro-organismos - como bactérias, vírus e fungos - tecidos repelentes são projetados para garantir a limpeza e a durabilidade dos espaços internos e externos. Além das aplicações tradicionais em que a higiene é um fator determinante (como indústrias de saúde ou serviços de alimentação), os tecidos antimicrobianos incorporam padrões simples ou complexos para criar um ambiente mais quente e confortável para espaços onde os tecidos geralmente não estão presentes. Processados com produtos químicos ou revestimentos, eles ajudam a prevenir manchas, bactérias causadoras de odor, mofo e bolor.
Projetados para repelir e, portanto, manter a limpeza, esses tecidos fornecem resistência contra manchas, água e outras formas de umidade ou danos líquidos. Com a adição de revestimentos ou acabamentos especiais, criam barreiras na superfície do tecido que impedem líquidos e sujeira de penetrarem as fibras. Além dos materiais e produtos químicos utilizados, a eficácia dessa proteção depende do tipo de tecido, espessura, composição do revestimento e as condições sob as quais o tecido é usado.
Antimicrobiano
Padrões suaves para espaços limpos
Lã acústica reciclável e antibactericida
Tecidos de poliéster para proteção antimicrobiana
Tecido antimanchas
Tecido de poliéster que não mancha
Tecidos de estofamento para uso interno e externo
Repelente de líquidos
Acrílico tingido à prova d'água
Padrões da Via Láctea em tecidos repelentes de líquido
Tecidos de cortina resistentes à água
Para obter mais informações sobre tecidos com propriedades inovadoras, visite a categoria ‘Fabric’ no Architonic.