A arquitetura contemporânea em Portugal é uma interessante mistura de elementos tradicionais e modernos, refletindo a rica herança cultural e histórica do país, juntamente com as tendências e influências globais da disciplina. Desde a estética, funcionalidade e preservação em casas de pedra, passando pela riqueza dos azulejos portugueses, os projetos realizados neste pequeno país segue como referência para muitas outras culturas por seu desenho cauteloso e de ação precisa.
Característica marcante da arquitetura contemporânea em Portugal, a integração harmoniosa entre os edifícios modernos e o entorno histórico existente merece o devido destaque. Em projetos cirúrgicos e de distintas soluções, os arquitetos portugueses conseguem trazer ruínas e espaços tradicionais para a contemporaneidade com excelência. Com diferentes estratégias, eles conseguem englobar elementos seculares com materiais modernos, criar vazios e trazer o conforto e tecnologias necessárias para a vida contemporânea. A seguir, conheça dez projetos que servem como exemplo.
Casa em Melgaço / Nuno Brandão Costa
"A casa a ampliar, uma pequeníssima construção rural em pedra, encaixa-se na topografia acidentada. [...] A força da paisagem e o carácter da ruína encontrada, sugeriram a extensão da casa como uma construção intemporal, sem limite definido, mas definida pela matéria do lugar."
Casa Mafra / João Tiago Aguiar Arquitectos
"Um projeto que apostou numa combinação de forças inusitada entre o passado e o presente. [...] A ideia central foi aproveitar a fachada pré-existente em ruína; uma fachada que, quando recuperada, destacasse visualmente a nova moradia. Procurou-se, assim, encontrar um equilíbrio, dada a diversidade das casas na área envolvente e a proximidade ao Palácio Nacional de Mafra."
Casa Rates / ATELIERDACOSTA
"Dos dois volumes de pedra de xisto pré-existentes, ocupamos um da frente de rua com quartos, enquanto o outro 'desocupamos' com um pátio exterior. A proposta visa cintar e consolidar as pré-existências, construindo dentro e em torno de um novo 'cofre' de betão (concreto), suficientemente elástico para transportar um habitante da rua bem consolidada para um isolamento máximo dos campos no setor norte."
Casa QBN / Pardo
"A construção preexistente agora reabilitada para receber a habitação da família foi um edifício secundário da Quinta, anteriormente utilizado como escola, adega e arrecadação agrícola, em tempos diferentes da sua história. Divide-se em dois volumes justapostos em alvenaria de pedra: uma construção coberta não encerrada e contígua à rua à qual se encosta um edifício de 2 pisos."
Casa da Calçada / Ren Ito
"A Casa da Calçada tem a sua origem no século XVIII. A propriedade estende-se por uma área de 5000m², na qual estão dispersos vários edifícios anexos. Neste projeto, o terreno foi dividido pelos diferentes edifícios e cada uma destas áreas foi concebida como um lugar único."
Casa no Minho / Germano de Castro Pinheiro Arquitectos
"O grande desafio do processo de projeto desta intervenção foi respeitar e recuperar a memória antiga do local, harmonizando-a com o programa e a intervenção. [...] Optou-se, assim, por libertar o patrimônio histórico respeitando a sua composição mais primitiva, o que naturalmente condicionou a sua nova utilização, trazendo para a nova construção grande parte do programa funcional necessário."
Casa NaMora / Filipe Pina + David Bilo
"No centro destaca-se uma pequena pré-existência de granito construída em meados do século XX, a qual foi tomada como ponto de partida para este novo projeto. [...] Funcionalmente procurou-se desenhar um espaço que fosse fluído e de fácil percepção, mas singular e adaptado ao programa a que responde, utilizando-se para isso as diferenças de cotas de pavimentos, o desenho dos tetos e dos pés-direitos, a introdução de momentos de excepção com recurso a pátios e momentos de luz vertical, resultando num espaço único, mas diferenciado."
2 Casas em Setúbal / Lioz Arquitetura
"Fruto da intervenção, o edifício faz parte de um conjunto de outros edifícios residenciais agrupados em torno da Praça de Touros Carlos Relvas em Setúbal, que por suas características construtivas e morfológicas foram executadas concomitantemente em 1889. [...] De forma a potencializar o uso do logradouro e reforçar a vocação residencial do conjunto, a intervenção centrou-se na transformação de quatro habitações em duas. Cada uma com rés do chão, logradouro e primeiro piso. Esta alteração também buscou a adaptação da tipologia às condições contemporâneas, possibilitando a infraestrutura hidráulica necessária."
Casa Coura / Luís Peixoto
"O projeto para Coura parte da necessidade de reabilitar uma casa de campo com dois séculos de história. [...] A estratégia do projeto assenta na ideia do reuso, dando continuidade à história da casa pela adaptação funcional e adequação ao conforto doméstico contemporâneo. A intervenção procura então preservar a linguagem arquitetônica do existente, utilizando maioritariamente técnicas antigas de construção em pedra e madeira, típicas da região."
Casa E/C / SAMI-arquitectos
"Uma ruína foi o ponto de partida para o desenho de uma casa de férias na ilha do Pico. [...] A casa, moldada no interior das paredes de pedra, foi desenhada com vãos generosos, para entrada de luz e para usufruto da deslumbrante paisagem, que se alinham e por vezes desacertam dos vãos pré-existentes da ruína, recriando enquadramentos e relações com o limite original da casa."