Tóquio é interminável. Trata-se de uma cidade feita de várias cidades, onde tudo é superlativo e é constante o encontro com a escala descomunal. Para quem pisa pela primeira vez lá, vindo de um país tão plural quanto o Brasil, o choque cultural é enorme. Tudo é extremamente limpo mesmo não havendo lixeiras públicas, a impressão é de zero violência e percebe-se toda a sociedade seguindo exemplarmente os rígidos códigos disciplinares. Fica uma sensação de que as relações humanas e sentimentos individuais são deixados em segundo plano e a coletividade é priorizada, com tudo de bom e de ruim que este modo de vida possa trazer.
Sob o olhar arquitetônico, nota-se que quase tudo é muito bem desenhado e com manutenção constante. Paginações perfeitas, acabamentos impecáveis e materiais nobres aplicados como se não houvesse restrição orçamentária alguma. Há bons projetos por todo o lugar e não é incomum “tropeçar” em obras de grandes arquitetos.
Este ensaio fotográfico apresenta um compilado de obras de grandes representantes da arquitetura, japoneses e estrangeiros. Pode ser entendido também como um guia de roteiro arquitetônico para quem irá passar alguns dias em Tóquio, dando uma noção de como estão atualmente obras mais antigas, enquanto que apresenta também edifícios mais recentes.
Cita: Eron Costin. "Um passeio arquitetônico por Tóquio, a cidade interminável" 06 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999366/um-passeio-arquitetonico-por-toquio-a-cidade-interminavel> ISSN 0719-8906