Com uma alta proporção de branco misturado a uma pequena quantidade de pigmentos coloridos, as cores pastéis fornecem uma variedade de tons pálidos e moderados. Relacionados a ambientes suaves e calmantes, essas cores têm uma qualidade atemporal e podem ser vistas em diferentes estilos arquitetônicos, como o Rococó, o Art Déco ou mid-century. Aplicado em exteriores, interiores ou ambos, os tons pastel fazem com que os cômodos pareçam mais leves, arejados e espaçosos.
Desde detalhes sutis até se destacar na estratégia geral de um projeto, tons pastéis são alternativas versáteis que podem ser usadas de várias maneiras. Seguindo as propostas de cores de Ricardo Bofill, interiores de Paulo Mendes da Rocha e os edifícios de Michael Graves, a arquitetura contemporânea brinca com cores suaves para fins estéticos e funcionais, além de proporcionar uma experiência sensorial. Analisando diferentes exemplos de sua aplicação em arquitetura e design, mostramos como quatro cores predominantes - verde-menta, rosa claro, amarelo limão e azul bebê - estão atualmente ganhando protagonismo.
Tons pastéis monocromáticos
Usando estratégias de cores focadas em um tom pastel, os interiores monocromáticos buscam fornecer integridade ao longo do design, expressando delicadamente a personalidade de um espaço. De um papel completamente dominante a enfatizar delicadamente certos elementos, essa estratégia permite uma ampla gama de possibilidades criativas. Como a composição das cores pastel carrega muito branco, sua presença no design de interiores pode criar um fundo calmante que permita que outros elementos, materiais e texturas se destaquem. Como alternativa, ao incorporar vários tons e acabamentos de uma única cor, o espaço pode ser imbuído de uma sensação de profundidade, pois suas variações mais claras e escuras interagem entre si. Em diferentes usos e tipologias de edifícios, tons pastéis monocromáticos estão presentes em novos projetos de compilações e reformas para usos residenciais, escritórios e comerciais.
Residenciais
Revestimentos em verde menta
Cor como orientação para a estética interior
Escritórios
Pintando tetos, paredes e prateleiras de remédios
Usando azul claro para enfatizar elementos
Comerciais
Brincando com tons suaves de rosa
Usando cores para aumentar a identidade do edifício
Mesclando e combinando cores
Além das estratégias monocromáticas, há várias abordagens para combinar cores pastéis no design de interiores, como complementares para criar contraste, análogos para um efeito coesivo e harmonioso, bem como uma seleção de esquema de cores triádica para espaços dinâmicos. Como essas cores tendem a ter tons mais claros, elas podem ser facilmente combinadas entre si, apesar de haver alguns pares comuns no uso do tom pastel. Ao melhorar a funcionalidade de um espaço, experimentar combinações de cores - com uma consideração anterior de dimensões, a luz natural e a materialidade do espaço - tem um efeito poderoso na atmosfera geral criada. Essas combinações seguem a estética simples ou buscam funções específicas, como, por exemplo, criar um lar calmo e quente para a saúde de um cão amado.
Residenciais
Juntando cores pastéis
Atmosfera suave para uma casa de cachorro
Comerciais
Tons pastéis para um toque doce
Tons suaves para um fluxo contínuo entre os espaços
Combinando materiais, texturas e acabamentos
Além das tintas para pisos, paredes e tetos, as cores pastel também estão naturalmente - ou artificialmente - presentes em diversos materiais de construção. Melhorar a riqueza do design de interiores, a combinação de materiais em tons pastel fornece texturas diferentes - aflição da profundidade e interesse visual -, além de criar contraste para destacar certos elementos. Embora os interiores pastel contemporâneos prevalecem com texturas macias, brilhantes e rústicas, elas podem ser combinadas com materiais naturais (madeira, pedra, couro), tecidos texturizados (lã, linho, veludo), superfícies decorativas (papel de parede, telhas) e superfícies aparentes. Fortalecendo o caráter do edifício, essas interações dinâmicas criam contrapontos, equilibram e brincam com diferentes escalas.
Comerciais
Tijolos, telhas e cerâmica
Mesclando materiais novos e antigos
Residenciais
Incorporando materiais estruturais aparentes com acabamentos contemporâneos
Mesclando madeira, telhas de cerâmica e tons pastéis para superfícies texturizadas
Azulejos padronizados para paredes e pisos
Por mais de milhares de anos - voltando a civilizações antigas, como egípcios, persas e romanos - os azulejos cerâmicos têm sido usados como um elemento de design de interiores. Com os avanços modernos que os tornaram mais funcionais e acessíveis a um público mais amplo, esses ladrilhos estabeleceram uma presença dentro de espaços residenciais e comerciais. Com uma ampla gama de estilos, cores e possibilidades de padrões que adicionam caráter a um espaço, hoje os azulejos são conhecidos por serem versáteis para fins funcionais e estéticos. Seja quadrado, retangular ou hexagonal, a escolha de tons pastel para repetir ladrilhos permite que esses padrões criem uma linguagem arquitetônica sem invadir totalmente um espaço. Além de usá-los para diferenciar áreas, os padrões com tons pastéis também são uma estratégia para dar uma continuidade suave ao projeto geral.
Residenciais
Abóbadas cerâmicas restauradas
Uma alusão sutil de azul claro
Comerciais
Azulejos com cores e layouts diferentes
Piso Rombus em amarelo limão
Incorporando tons pastéis ao tecido urbano
Como as cores pastéis podem ser encontradas em diferentes materiais e texturas, há muitas maneiras pelas quais elas podem ser aplicadas na construção de exteriores. Assim como a famosa paleta de cores de Notting Hill, integrando cores pastel como parte do tecido urbano permite a integração de um apelo funcional e estético. Ao evocar calma e tranquilidade através de um ambiente urbano suave e coeso, essas cores claras são ideais para a regulação da temperatura dentro do edifício. Ao adicionar uma pequena quantidade de pigmentos coloridos em tintas ou materiais de construção, como no concreto, é possível criar tons pastel com texturas diferentes para uma personalidade única para o edifício. Os tons pastéis podem cobrir toda a fachada ou, combinados com outros materiais, criar layouts externos dinâmicos e contrastantes.
Residenciais
Combinando verde com cobre
Chapas corrugadas em azul bebê
Institucionais