Jundiaí (SP) implementou seu primeiro projeto-piloto de rua completa, como parte da criação de uma Área da Infância. A intervenção redistribuiu o espaço da rua Lacerda Franco de forma mais democrática entre os diversos usuários da via, incorporando ciclofaixa, extensões de calçada e outras medidas moderadoras de tráfego. Assim, ampliou os espaços de convivência e aumentou a segurança das crianças de várias escolas que frequentam a região.
A ação reforça a posição de Jundiaí como referência no trabalho com crianças de 0 a 6 anos de idade, a chamada primeira infância. Desenvolvido pela prefeitura e pelo Ateliê Navio, dentro das atividades da Urban95, o projeto contou com apoio técnico do WRI Brasil e das demais instituições parceiras da Rede Ruas Completas SP, da qual Jundiaí faz parte com outras 19 cidades paulistas comprometidas com a redução de mortes e lesões no trânsito, no âmbito da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global.
Espaço para ser criança
A “nova” Lacerda Franco compõe a primeira Área da Infância de Jundiaí. Desde 2021, a rua abriga a Fábrica das Infâncias Japy, espaço municipal instalado em um prédio histórico, que promove atividades educativas e culturais voltadas para as crianças, e contato com a natureza por meio de um parque naturalizado. A qualificação do entorno da Fábrica permitirá às crianças estar e brincar ao ar livre, ter contato com a cidade e acessar equipamentos públicos com conforto e segurança.
Em um trecho de aproximadamente 400 metros, a intervenção de urbanismo tático utilizou materiais de baixo custo para tornar mais seguro o desenho da via e ampliar o espaço reservado para pedestres e ciclistas de 37,6% para 55% da área da rua. Para isso, uma ciclofaixa bidirecional foi incorporada, e calçadas foram estendidas em até 75 cm em alguns trechos. O número de bancos instalados triplicou. Em conjunto com novos vasos, balizadores e tachões, eles aumentam a segurança das crianças e de outros usuários vulneráveis e criam novos espaços para o convívio.
Menos velocidade, mais segurança
A velocidade limite da via foi reduzida para 30km/h ao longo de todo o trecho – melhor prática reconhecida globalmente e recomendada pela ONU no contexto da Segunda Década de Ação para a Segurança Viária. Além da sinalização de que aquela é uma área da infância e, portanto, de trânsito calmo, Jundiaí implementou medidas moderadoras de tráfego, como uma chicana, que desencorajam e dificultam o tráfego de veículos em velocidades elevadas.
As primeiras ações de monitoramento mostram que a intervenção foi efetiva em reduzir significativamente as velocidades praticadas na via. As motocicletas, que antes atingiam uma média de 50 km/h, agora trafegam a 20 km/h. Os carros também apresentaram reduções importantes, de 40 km/h para 20 km/h, no trecho no entorno da entrada da Fábrica das Infâncias Japy. O potencial desta redução é tremendo. Sabe-se que cada 1 km/h a menos pode representar uma queda de 4,5% no número de sinistros fatais, e que o risco de morte em uma colisão ou atropelamento a 30 km/h é mais de oito vezes menor do que a 50 km/h.
Participação da comunidade
A comunidade local foi incluída no processo de planejamento, que privilegiou a transparência e a participação da população. Atividades de escuta coletaram contribuições de 60 pessoas, de acordo com a prefeitura. Mais de 500 cuidadores também foram envolvidos no processo, que engajou três escolas da região e contou com a participação de 245 crianças em diversas atividades. Com os comerciantes, foram realizadas seis reuniões nas quais puderam conhecer o projeto e compartilhar suas percepções.
Jundiaí realiza diversas ações de atenção à primeira infância. Iniciativas municipais como o Comitê das Crianças escutam ativamente as demandas e sugestões das crianças para diversos segmentos do planejamento urbano da cidade. A cidade integra duas redes internacionais que abordam o tema, a Città dei Bambini e a Urban95 da Fundação Bernard van Leer.
Os processos de escuta da comunidade e de coleta de dados reforçam o impacto positivo de intervenções viárias que visam salvar vidas no trânsito e promovem uma maior apreensão das mudanças realizadas por parte das pessoas que utilizam o espaço. A Rede Ruas Completas SP apoia Jundiaí e as outras 19 cidades integrantes da rede em processos como a elaboração do projeto e a coleta de métricas, etapas fundamentais para o desenvolvimento de intervenções viárias e de planos municipais que abarquem a temática da segurança viária.