Cortesia de ROGERS PARTNERS Architects+Urban Designers
O Conselho Municipal de São Petersburgo aprovou o projeto para o novo píer St. Pete. Vencedor do concurso internacional de 2015, o projeto foi elaborado pela equipe composta pelos escritórios Rogers Partners Architects+Urban Designers (líder do projeto); ASD (projeto executivo); e WORKSHOP: Ken Smith Landscape Architect (paisagismo). Apesar do projeto final ter sido atualizado com base nas demandas públicas e da cidade, a essência do programa foi mantida.
A comissão organizadora do Pavilhão da China na Bienal de Veneza 2016 (a Agência Internacional de Exposições China) revelou que a exposição será intitulada De Volta ao Fronte Ignorado, abordando temas em torno de "coisas e desenhos que incorporam tradições do passado e são duradouras." Baseado na premissa de que a arquitetura chinesa tem sido pioneira na modernização da nação das últimas três décadas, a exposição, que estará no Arsenale, pretende abordar como esses "desenvolvimentos geralmente se concentram apenas na nova fronteira 'futurista'." Edifícios 'espetaculares' e cidades são, em suas palavras, "erguidos uns após outros, e raramente tem um olhar para as coisas que passaram - antigas tradições e vida cotidiana."
O One Thousand Museum, o arranha-céu projetado por Zaha Hadid no centro de Miami, divulgou novas imagens de seus espaços internos - incluindo as áreas coletivas - concebidas pela arquiteta. A torre de 62 pavimentos, cuja construção foi iniciada em dezembro de 2014, terá apenas 83 apartamentos residenciais, divididos entre unidades de meio pavimento, um pavimento inteiro e dois pavimentos inteiros.
No primeiro dia da XV Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, ArchDaily tem o prazer de apresentar as instalações que foram escolhidas por Alejandro Aravena e seu escritório Elemental. Separada, mas em diálogo com os pavilhões nacionais, "Reporting from the front" festeja as obras que "abordam um problema que importa e para o qual a arquitetura de qualidade faz diferença". Numa exposição cujo objetivo é compartilhar "as histórias de êxito" onde a arquitetura faz diferença, Aravena convocou escritórios de todo o mundo para mostrar "nos termos mais simples possíveis" aqueles projetos que demonstram habilidades para a inovação, resolução e a capacidade de resolver problemas.
A exposição "Reporting from the Front" é dividida em dois espaços: o Pavilhão Central no Giardini e os Cordames no Arsenale. Neste último, Aravena desdobra sua criatividade na antesala através de uma montagem que reutilizou 100 toneladas de material descartado pela Bienal de Arte passada e que é suporte de todo o processo que junto a sua equipe do Elemental teve que enfrentar para desenvolver esta mostra. Assim, a re-disposição de 10000 m² de gesso acartonado e 14 km de estruturas metálicas, conformam um espaço introdutório solene, que apresenta notas, e-mails e croquis da etapa de seleção de arquitetos e suas obras, além de vídeos da equipe do Elemental discutindo o projeto da mostra e mensagens em WhatsApp do momento que se iteraram de que seriam os encarregados da direção da Bienal de Arquitetura de Veneza 2016.
https://www.archdaily.com.br/br/788463/aravena-convida-a-visitar-reporting-from-the-front-reutilizando-100-toneladas-de-material-descartado-pela-bienal-de-arte-passadaArchDaily Team
Bjarke Ingels foi eleito uma das 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista TIME em sua lista anual dividida em cinco categorias: pioneiros, titãs, artistas, líderes e ícones. Outros gigantes do mesmo âmbito avaliam a autoridade de cada figura selecionada, e no caso do fundador do BIG, seu ex-chefe, Rem Koolhaas, tece um comovente elogio.
O escritório Zaha Hadid Architects (ZHA) divulgou planos de projetar e desenvolver mais de 22.000 metros quadrados de uma área industrial de Praga, em um empreendimento de 90.000 metros adjacente à Estação Masaryk Railway. ZHA foi selecionado pelo parceiro de projeto Penta, uma companhia de investimento que atua em dez mercados da Europa, como vencedor do concurso de 2014 para o projeto. Planejando um novo distrito central de negócios, o escritório procura integrar sua proposta com os modais de transporte existentes, incluindo trens urbanos e metropolitanos, um terminal de ônibus, a linha B do metrô da cidade e uma futura conexão ferroviária com o Aeroporto Internacional Vaclav Havel. Localizado aproximadamente a um quilometro da praça central de Praga, o projeto procura criar um equilíbrio entre a horizontalidade das linhas ferroviárias e a verticalidade e aberturas da Antiga Cidade.
PARKROYAL em Pickering. Imagem Cortesia de WOHA Architects
Do escritório WOHA, com base em Singapura, "Fragmentos de um Futuro Urbano" estará em exibição na Bienal de Veneza 2016, abordando algumas das questões críticas que as megacidades enfrentam atualmente – "urbanização sem precedentes, acelerando mudanças climáticas e a necessidade de preservação da biodiversidade tropical". Sendo parte da exposição colateral “TIME SPACE EXISTENCE,”, da Global Art Affairs Foundation, a contribuição de WOHA estará sediada no Palazzo Bembo.
A história do novo Museum of Modern Art in San Francisco combina uma série de outras histórias cativantes: a expansão de um grande museu para se tornar o maior espaço dedicado à arte moderna no país; um novo projeto do prestigiado escritório Snøhetta; e a alteração do edifício original de Mario Botta de 1995.
A Espanha é um dos países onde o impacto da crise econômica mais afetou a profissão da arquitetura. Existem poucos lugares no mundo onde em um período de tempo tão curto foram erguidos tantos edifícios. A ausência de reflexões sobre a necessidade ou vigência destas obras fez com que muitas fossem abandonadas devido à inviabilidade econômica de sua conclusão ou manutenção. Sua materialização no território espanhol gerou uma coleção de edifícios inacabados, onde a consideração do fator tempo foi subtraída da fórmula da arquitetura.
Francisco Aires Mateus. Fonte da imagem: screenshot da entrevista com o ArchDaily Brasil
Pela terceira vez nas últimas quatro edições, o atelier dos irmãos Aires Mateus vai estar presente na Bienal de Arquitetura de Veneza. A convite do comissário geral do evento, Alejandro Aravena, os autores da sede da EDP em Lisboa vão apresentar a instalação Fenda, com a qual respondem à pergunta-desafio do curador chileno: “Qual é a vossa batalha?”
Alejandro Aravena e o júri da 15ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza acabam de anunciar as participações vencedoras desta edição do evento.
O Leão de Ouro para Melhor Participação Nacional foi para a Espanha, coma exposição UNFINISHED. O júri citou a "concisa seleção de arquitetos emergentes, cujo trabalho mostra como a criatividade e o compromisso podem transcender as limitações materiais", feita pelos curadores Carlos Quintáns e Iñaqui Carnicero.
Para o Pavilhão dos EUA na Bienal de Veneza deste ano, as curadoras Cynthia Davidson e Monica Ponce de Leon selecionaram doze equipes para especular sobre possíveis projetos de arquitetura em quatro terrenos de Detroit, em uma exposição intitulada The Architectural Imagination. Após visitar Detroit ano passado para conhecer os locais de intervenção, ir a encontros comunitários e discussões com professores e alunos do Taubman College of Architecture and Urban Planning da Universidade de Michigan. as equipes divulgaram agora as primeiras imagens de seus projetos.
O Rio de Janeiro é "uma cidade de camadas múltiplas e contraditórias, ao mesmo tempo expostas e ocultas por suas belezas e complexa topografia", comenta Sandra Jovchelovitch, professora da London School of Economics and Political Science. Exibindo alguns dos monumentos naturais e construídos mais emblemáticos do mundo e, simultaneamente, um mar de favelas que ocupa a geografia acidentada da cidade, o Rio de Janeiro é, sem dúvida uma "cidade maravilhosa" repleta de contradições e desigualdades.
Mas como ela se tornou o que é hoje? É isto que o novo projeto de cartografia da Rice University tenta elucidar. "A plataforma imagineRio é um atlas interativo que ilustra a evolução social e urbana do Rio de Janeiro ao longo de toda a história da cidade, como existiu e como foi frequentemente imaginada", afirma a descrição do projeto.
Manuelle Gautrand Architecture, DesignInc, e Lacoste + Stevenson venceram um concurso internacional para um edifício cívico e comunitário na cidade de Parramatta, Austrália. O edifício de seis pavimentos e 12.000 metros quadrados -- uma mistura de traços retilíneos e parabólicos, se prolonga a partir da Prefeitura Municipal da cidade, construída em estilo victoriano clássico. A nova estrutura incluirá uma variedade de espaços, como conselho de câmaras e escritórios, uma biblioteca, jardins públicos nos terraços, um centro de atendimento ao consumidor e um centro de experiências aos visitantes, salas de reuniões comunitárias, um centro tecnológico e um espaço de inovação.
Edifício mais alto do mundo desde 2009, o Burj Khalifa quebrou ano passado mais um recorde ao implementar a maior fachada de LED do mundo. Tomando partido deste novo equipamento, o escritório Minus5 Architects, em parceria com o Studio Mr. White, propôs recriar a silhuetas de monumentos arquitetônicos de diversas partes do mundo na fachada do edifício, incluindo o Empire State Building, a sede da CCTV , o The Shard, entre outros.
Vista Exterior do Primeiro Lugar. Imagem via Bee Breeders
Os organizadores do concurso internacional de arquitetura Bee Breeders anunciaram os três vencedores e menções honrosas do concurso de projeto para o pavilhão portátil do Charlie Hebdo. Com o propósito de ser uma exposição itinerante do trabalho da revista francesa “Charlie Hebdo”, aos participantes foi pedido que "suportassem e promovessem" os princípios da liberdade de discurso no projeto. Respondendo aos ataques terroristas contra o Charlie Hebdo e o subsequente diálogo internacional sobre liberdade de discurso, o concurso buscou desconstruir as "premissas convencionais da liberdade de expressão" e olhar especificamente para "o que torna livre o discurso e o quanto isto custa".
Cada proposta foi julgada pela maneira a qual desafiou estas premissas em termos de espaço, material e forma. Foi dada preferência aos projetos que possuíam conceitos claros, circulação, sequência e narrativa, além de engajamento público e uma "reconciliação entre o abstrato e o teórico com o físico e o real". Também foram dadas considerações pela forma como os projetos contribuíram para o discurso - em vez de expressar uma oposição - em relação às crescentes áreas "ideológicas, políticas e culturais binárias".
Poucas pessoas alguma vez já pararam para pensar como é o Giardini — o parque dos pavilhões nacionais na Bienal de Arte e Arquitetura de Veneza—durante o inverno. Na verdade, em épocas "fora de temporada", os jardins, geralmente, acabam ficando abandonados.RAAAF—um estúdio multidisciplinar de Amsterdam, em parceria com o arquiteto Marcel Moonen—propôs uma série de instalações com o intuito de "reivindicar valor a este espaço público" localizado no coração de uma cidade geralmente muito movimentada.
Cortesia de Acton Ostry Architects Inc. & University of British Columbia
Está em andamento a construção da torre de madeira mais alta do mundo, localizada em Vancouver e projetada pelo escritório Acton Ostry Architects. A residência estudantil da Universidade de British Columbia, que teve suas obras iniciadas em novembro do ano passado, será concluída em meados de 2017. Com 53 metros de altura e abrigando 404 estudantes, este será o maior edifício híbrido de madeira do mundo. Os dois núcleos de concreto da estrutura serão concluídos ainda este mês e em seguida será iniciada a construção das partes de madeira da edificação.
Um grupo de vinte alunos da École Nationale Supérieure d'Architecture de Versailles (ENSA-V), juntamente com o chefe de projetos Frank Rambert, projetou e construiu uma pequena edificação baseada no tema "O Habitat Mínimo".
Ao longo de quatro meses, os estudantes criaram projetos individuais que deveriam conter, em uma área mínima, o espaço que uma pessoa necessita para viver. Um júri então selecionou um dos projetos para ser construído. A proposta selecionada tem 12 metros quadrados e projeção de apenas cinco metros quadrados.
O escritório Herzog & de Meuron divulgou novas imagens de seu projeto para a Biblioteca Nacional de Israel. Localizada em um importante terreno a oeste de Jerusalém, a Biblioteca Nacional será construída na base do Knesset (Parlamento de Israel) e adjacente ao Museu de Israel, Museu de Ciências e Universidade Hebraica.
A República das Seicheles fará sua primeira aparição na Bienal de Veneza com uma exposição intitulada Between Two Waters, Searching for Expression in the Seychelles. Com curadoria de Andrés F. Ramírez e exibindo trabalhos do escritório ADD.locus, a exposição será localizada de frente para o Grand Canal e "transportará os visitantes para o arquipélago composto por 115 ilhas - a nação menos populosa da África", explorando a identidade deste país e, ao mesmo tempo, investigando a arquitetura da vida cotidiana nestas ilhas paradisíacas.
Em seu mais recente projeto fotográfico, o catalão Víctor Enrich desloca o Guggenheim de Nova Iorque de Manhattan para o bairro de Rafael Uribe Uribe, no sul de Bogotá, através de práticas de justaposição que não apenas reforçam suas habilidades digitais, como também manifesta uma crítica em relação ao contraste entre América do Norte e América Latina.
Em sua passagem por Bogotá em 2015, Enrich deu início a este registro fotográfico, cuja ideia surgiu quando ainda cursava a Universidade Nacional da Colômbia.
Mais importante evento de arquitetura do mundo, aBienal de Veneza abre oficialmente suas portas ao público no próximo sábado, 28 de maio. Norteada pelo tema "Reporting from the Front", o evento tem como diretor o arquiteto chileno Alejandro Aravena -- sócio-fundador do do tankELEMENTAL --, mais recente laureado do Prêmio Pritzker de Arquitetura. O tema da 15ª Bienal busca fomentar a discussão e a reflexão em torno do papel dos arquitetos na batalha cotidiana por melhorar as condições de vida dos mais variados contextos políticos, geográficos, sociais e econômicos.
Sobre Louis Kahn, Ingles comentou: "Não diria que meu trabalho está alinhado com o de Louis, mas acho que ele redescobriu o simbolismo e projetou uma arquitetura super-funcional que foi perdida e, então, recriada pelo pragmatismo."