Não se inscreveu para concorrer ao Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel? Ainda dá tempo! As inscrições foram prorrogadas até o dia 27 de abril! Aproveite essa última chance de participar de um dos mais importantes prêmios de arquitetura do Brasil.
O Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel continuam a mapear a produção arquitetônica contemporânea, ao destacarem, pelo quinto ano consecutivo, projetos significativos construídos no panorama atual brasileiro. A relação urbana e o comprometimento com o sítio de implantação e a sustentabilidade, bem como a inventividade projetual e construtiva são os critérios fundamentais que norteiam o 5º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel.
https://www.archdaily.com.br/br/892455/inscricoes-prorrogadas-para-o-5o-premio-de-arquitetura-instituto-tomie-ohtake-akzonobelEquipe ArchDaily Brasil
Paris é conhecida por sua rede de transporte público eficiente, conectando diferentes modos, como trem, metrô, ônibus e até bicicletas públicas, de maneira a facilitar a mobilidade urbana. A maioria da população utiliza o transporte público como principal forma de locomoção: quase 60% dos deslocamentos na cidade são realizados via trem, metrô e ônibus. No entanto, apesar da oferta diversa de meios de transporte, ainda persiste o problema do transporte individual, predominante nas ruas da capital francesa.
A prefeitura de Kaunas anunciou SMAR Architecture Studio como os vencedores do Concurso Internacional de Projeto da Ilha das Ciências para o novo Centro Nacional de Ciência e Inovação da Lituânia. O projeto da SMAR foi o mais bem classificado entre os três vencedores do Concurso, o mais popular na história da Lituânia, atraindo 144 equipes de 44 países.
Qual é o papel da acústica no trabalho dos principais escritórios de arquitetura? Em fevereiro deste ano, reSITE e MAAT, em colaboração com a Meyer Sound, realizaram o RESONATE: Thinking Sound and Space, uma conferência focada exclusivamente na relação entre arquitetura e som.
A Fundación Arquia, junto à arquiteta Ana Asensio, nos convida a pensar em como foram desenhadas -até agora- as cidades; espaços de fricção que foram concebidos sem igualdade de participação na tomada de decisões e que, portanto, nos levam a falar de feminismo.
Este texto foi escrito para a edição francesa do catálogo da exposição Os universalistas, 50 anos de arquitectura portuguesa, evento que a Delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris organizou nessa cidade, no âmbito do seu 50º aniversário, em co-produção com a Cité de l’architecture et du patrimoine. O evento é agora apresentado, em 2018, em Portugal, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos.
O perfil no Instagram @streetview.portraits apresenta imagens impressionantes de pessoas e arquiteturas de lugares tão diversos quanto os EUA ou o Quirguistão. À primeira vista, parece ser o trabalho de um fotógrafo profissional que viaja o mundo todo, mas a criadora da conta é na verdade Jacqui Kenny, uma mulher que sofre de agorafobia e ansiedade e registra essas belas imagens através do Google Street View.
Através de seu método alternativo de viagem, Kenny descobriu cenas incríveis que mostravam a magia do comum: "Encontrei um refúgio surpreendente e único nas possibilidades criativas do Google Street View. Comecei a clicar no Google Maps para navegar em países distantes como a Mongólia, Senegal e Chile. Encontrei cidades remotas e paisagens empoeiradas, joias arquitetônicas impressionantes e pessoas anônimas, todas congeladas no tempo. Fiquei intrigada com o estranho e expansivo universo paralelo do Street View, e tirei screenshots para capturar e preservar esse reino mágicos e oculto."
São Paulo terá em breve um novo sistema de compartilhamento de bicicletas. Desenvolvido pela empresa Yellow, o sistema colocará nas ruas 20 mil veículos e não contará com estações - as bicicletas ficarão soltas nas ruas.
Chamado de "dockless", o serviço já existe em outros locais do mundo, como China e Alemanha, e consiste em deixar as bicicletas "soltas" nas ruas, disponíveis aos usuários através de um aplicativo que permite destravar o veículo desejado. Ao fim do percurso, o ciclista deixa a bicicleta onde lhe convir e esta se trava, ficando disponível para o próximo usuário.
Em The Desert Island, Cottesloe Beach, Austrália, uma parede de espelhos de 72 metros divide uma parte da areia, criando uma enseada própria. A parede está voltada para o Oceano Índico e o reflexo curvado da areia, que se funde com as águas azuis e o horizonte, cria uma ilusão de espaço fechado; uma ilha deserta flutuando em um mar sem fim.
Concebida pelo estúdio de arquitetura dinamarquês Gjøde & Partnere Arkitekter, a instalação ganhou vida na Austrália durante a exposição anual Sculpture By The Seano mês passado. É a maior exposição de escultura pública gratuita do mundo, e qualquer um pode enviar suas ideias. Enquanto os banhistas se deparavam com esse panorama da praia sobre a areia, eles dançavam, tiravam fotos e assistiam ao pôr do sol a partir dos reflexos oscilantes da ilha mítica.
O resultado do Concurso Público Nacional de Arquitetura para o Memorial às Vítimas da Kiss foi anunciado na manhã desta terça-feira (10/04) em cerimônia realizada em Santa Maria. O projeto escolhido em 1º lugar por unanimidade foi do escritório Motta e Zene Engenharia e Arquitetura, de São Paulo (SP), representado pelo arquiteto Felipe Zene Motta. Na cerimônia também foram destacados os cinco projetos classificados e os cinco que receberam menção honrosa.
De acordo com a comissão julgadora a proposta se destaca por sua oportuna inserção urbana e implantação no nível médio do terreno, seu caráter simbólico e delicadeza ao colocar seu ponto focal em um jardim florido no centro da exposição. O projeto reforça o sentido afetivo do lugar da memória ao mesmo tempo que oferece a cidade uma narrativa do fato de forma a contribuir para a superação. A facilidade e simplicidade de execução e manutenção são favorecidas pela organização espacial das funções em único pavimento.
Para que servem desenhos de arquitetura? Transmitir informações visuais sobre o projeto de edifícios. Isso é certo. Mas eles fazem muito mais do que isso. Podem ser idiomáticos e ideológicos, podem expressar a personalidade de quem os cria, e podem ser feitos através de qualquer meio - carvão, lápis, caneta ou programa de computador. Podem inspirar, provocar e radicalizar. Podem ser realistas ou fantasiosos. Ou, claro, podem instruir sobre como construir uma representação tridimensional daquilo que se vê no papel ou nas telas. Inteligência visível, eles também podem ser arte.
Dessa forma, lidar com uma competição aberta de desenhos arquitetônicos de todo o mundo, como o The Architectural Drawing Prize, só pode ser um exercício de julgamento aberto, mesmo quando estes foram classificados em três categorias técnicas: Desenho à mão livre, Digital e Híbrido. Como podemos comparar a intrigante análise digital de Chris Raven de Espaços Publicamente Acessíveis na Catedral de St. Paul com o quase perfeito corte transversal de Xinyuan Cao através da Renovação da Vila de Denggao, dois competidores elogiados na categoria de Desenhos Digitais?
O universal é o local sem paredes Miguel Torga - Poeta, dramaturgo e ensaísta português (1907-1995)
Um ponto de vista
Este texto foi escrito para a edição francesa do catálogo da exposição Os universalistas, 50 anos de arquitectura portuguesa, evento que a Delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris organizou nessa cidade, no âmbito do seu 50º aniversário, em co-produção com a Cité de l’architecture et du patrimoine. O evento é agora apresentado, em 2018, em Portugal, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos.
https://www.archdaily.com.br/br/892363/os-universalistas-50-anos-de-arquitectura-portuguesa-parte-1Nuno Grande
É raro encontrar artistas que, em seus trabalhos, condensem de modo tão instigante referências diversas como a Muralha Vermelha de Ricardo Boffil, as complexas ilustrações de Giovanni Battista Piranesi e ícones da cultura pop. Tishk Barzanji, artista de Londres, é um desses que consegue.
Através de suas ilustrações digitais, explora elementos da arquitetura moderna a partir de um olhar filtrado por referências que se aproximam de um universo onírico e surreal, criando composições que exprimem uma atmosfera austera e, de algum modo, inquietante.
Arquiteto português com origem em família tradicional aristocrata, Fernando Távora teve sua formação marcada por uma grande transformação discursiva ao entrar em contato com a produção moderna. Ele mesmo dizia que “entrou na faculdade apaixonado pela Vênus de Milo e saiu apaixonado por Picasso”, o que reflete a grande genialidade de seu intelecto ao reconhecer nas iniciativas modernas um dado com o qual deveria ser estabelecido diálogo. Em 1945 escreve pela primeira vez sobre a “terceira via” para a arquitetura portuguesa, contribuição que teve seus reflexos tanto no âmbito didático, dentro de sua experiência muito atrelada à Escola do Porto, quanto prática, ao ser desdobrada em alguns de seus projetos de forma direta e marcante.
HASSELL venceu um concurso para o projeto de Qianhai Mawan Mile, um distrito de negócios para a cidade chinesa de Shenzhen, que se estende por 1,6 km e combina "parques exuberantes, novos edifícios culturais e uma passarela elevada sinuosa em uma visão centrada no bem-estar humano.
Com o objetivo de atrair residentes jovens e móveis em um ambiente urbano que muda rapidamente, o masterplan de Mawan é composto por espaços públicos integrados, zonas de vizinhança, prédios de pavilhões e um deck de 1,6 km de extensão ao longo do desenvolvimento.
https://www.archdaily.com.br/br/892205/passarela-elevada-sinuosa-destaca-se-em-proposta-de-concurso-para-masterplan-de-bairro-em-shenzhenNiall Patrick Walsh
Foram anunciados os vencedores do DJI Drone Photography Award, um concurso de fotografias feitas com drones, com o principal objetivo de fomentar a exploração de temas de difícil abordagem através da fotografia tradicional. Neste ano, os projetos vencedores apresentam dois cenários completamente distintos: uma perspectiva sobre as mais de 3 milhões de casas abandonadas na Espanha e um documentário da produção de sal em diversos países da Europa.
https://www.archdaily.com.br/br/892078/beleza-ou-tragedia-imagens-areas-de-habitacoes-abandonadas-na-espanha-ganham-concurso-de-fotografiaNiall Patrick Walsh
Um volume puro, alvo, levemente iluminado, em meio a um jardim. Trata-se de uma capela privada na Quinta de Santo Ovídio, em Lousada, construída entre os anos de 1989 e 2001, projetada por Álvaro Siza Vieira. A proposta parte de um percurso, em que se avista o volume branco prismático desde longe, passa-se por baixo do volume em balanço e chega-se, através de alguns degraus, à praça de entrada, em que todos os planos são construídos em pedra. Siza diferencia a fachada principal, em pedra, das outras três, em concreto pintado em branco, conferindo-lhe importância e uma poética construção de planos.
Um dos principais marcos históricos e turísticos de São Paulo, o Pateo do Collegio, local de fundação da capital paulista, amanheceu com sua fachada pichada. "Olhai por nois" é a frase que, em letras vermelhas, ocupa a fachada do Museu de Arte Sacra e da capela do complexo que pertence à Companhia de Jesus.
De acordo com a lei de crimes ambientais, pichar monumentos é crime e quem o pratica pode ser condenado a até um ano de prisão. Até o momento dessa publicação, os responsáveis pelo ato não foram identificados pela Guarda Civil Metropolitana.
https://www.archdaily.com.br/br/892289/pateo-do-collegio-um-dos-principais-marcos-historicos-de-sao-paulo-tem-sua-fachada-pichadaEquipe ArchDaily Brasil
Esta semana, apresentamos uma seleção de imagens de arquiteturas asiáticas em época de floração. São onze projetos no Japão e Coreia do Sul que incorporam a beleza das cerejeiras e amendoeiras na primavera. A seguir, veja nossa seleção de fotografias feitas por nomes como Miho Museum, Shigetomo Mizuno e Kai Nakamura.
Há uma série de velhos conselhos que as pessoas costumam dar para aqueles que um dia revelaram o desejo de estudar arquitetura: um curso extenso e exaustivo, noites em claro e um restrito mercado de trabalho extremamente concorrido. Depois da graduação, quando finalmente começa-se a trabalhar, as coisas não costumam ser menos difíceis, muito pelo contrário. Geralmente, arquitetos e arquitetas passam meses ou até mesmo anos desenvolvendo estudos e mais estudos antes de ter qualquer projeto construído. Se existem alguém no mundo que conhece bem o significado da palavra resiliência, existe uma grande chance de que esta pessoa seja um(a) arquiteto(a).
É por isso que muitos dos nossos colegas estão encontrando outros caminhos na profissão. Horários flexíveis, trabalhos mais interessantes ou apenas a possibilidade de sair da frente da tela de um computador. Oportunidades não faltam para aqueles que desenvolveram habilidades tão variadas e abrangentes durante os anos de estudo. Arquitetos costumam desenvolver uma ampla sensibilidade espacial e são capazes de compreender rapidamente o contexto sócio-cultural dos lugares. Neste ensaio, três dos nossos editores do ArchDaily falam sobre o que significa ser um arquiteto, por que deixaram de projetar edifícios e o que eles fazem em seus trabalhos atualmente.
Com uma vida profissional marcada pela densa produção e pesquisa, não apenas arquitetônica, mas em uma série de outros campos inter-relacionados, Sérgio Bernardes começou a trabalhar muito jovem e aos treze anos fundou sua primeira oficina de maquetes. Aos quinze anos – antes mesmo de ingressar na faculdade de Arquitetura – concebeu seu primeiro projeto, a residência Eduardo Baouth, em Itaipava, no Rio de Janeiro, para amigos de seus pais. Além da arquitetura, também percorreu por outros campos, como o da marcenaria, por exemplo.
Em 1948 graduou-se na Faculdade de Arquitetura pela Universidade do Rio de Janeiro, período em que a arquitetura moderna encontrava-se em destaque no cenário internacional, pois o país já havia participado da Exposição Mundial de 1939 em Nova Iorque e trabalhos modernos brasileiros já haviam sido expostos no MoMA em 1943. Antes mesmo de completar a graduação, Sérgio obteve sua primeira publicação em arquitetura, com o projeto do Country Club em Petrópolis, pela revista L’Architecture d’Aujourd’hui.
Como parte da cobertura da Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018, apresentamos a proposta para o Pavilhão Holandês. Abaixo, os participantes descrevem sua contribuição com suas próprias palavras.
O Museu Het Nieuwe Instituut, uma das principais instituições acadêmicas da Holanda focada em arquitetura, design e cultura digital, apresentará "TRABALHO, CORPO, LAZER", a proposta holandesa para 16ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza. Intitulada de "FREESPACE", a exposição curada pela arquiteta e pesquisadora Marina Otero Verzier foi encomendada pelo Het Nieuwe Instituut. O projeto expositivo para o Pavilhão holandês de 2018 aborda as configurações espaciais, as condições de vida humana e o sentido háptico, provocado pelas configurações espaciais correlatas às condições de trabalho no mundo contemporâneo. O projeto busca fomentar o desenvolvimento de novas experiências criativas no campo da arquitetura em resposta às novas tecnologias.
https://www.archdaily.com.br/br/891845/pavilhao-da-holanda-na-bienal-de-veneza-2018-aborda-as-implicacoes-das-novas-tecnologias-no-espaco-construidoAD Editorial Team
O escritório ODA Nova York divulgou imagens de sua proposta para o Dragon Gate em Chinatown, um pavilhão que busca se tornar símbolo do famoso bairro novaiorquino. Utilizando materiais modernos e formas que simbolizam as tradições chinesas, o projeto busca captar a dualidade do bairro: uma comunidade tradicional resistente às mudanças da sociedade em contraposição ao seu fenômeno exclusivamente contemporâneo, de dialogar com a diversidade inclusiva de Nova Iorque.
Localizado no ponto de cruzamento das Ruas Canal, Baxter e Walker, o projeto pretende ativar o espaço dos pedestres, atualmente subutilizado. O Dragon Gate apresenta uma forma triangular composta por uma estrutura em grelha tridimensional feita de perfis tubulares de bronze inspirados nos tradicionais andaimes de bambu da China. Na medida em que a estrutura se adensa, algumas peças são pintadas de vermelho para compor a imagem de um dragão em voo.
https://www.archdaily.com.br/br/892069/oda-projeta-pavilhao-inspirado-em-dragao-para-chinatown-em-nova-iorqueNiall Patrick Walsh
O Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel, destinado aos profissionais com até 45 anos, mostra que não atravessamos um bom momento na produção brasileira. A responsabilidade, com certeza, não é dos nossos arquitetos e urbanistas, mas da falta de importância que os gestores públicos, em geral, têm dado a intervenções urbanas e projetos de qualidade.
Poder-se-ia alegar, frente às poucas propostas que se destacam, que isso resulta do atual momento de crise econômica e de paralisação do setor imobiliário e das políticas públicas vinculadas ao ambiente construído, como desenho urbano, habitação, mobilidade, equipamentos sociais e meio ambiente.