Diferenciada por sua qualidade, profundidade e diversidade, a Design Miami 2022 foi concluída, dando aos colecionadores e aos visitante do mundo inteiro o melhor em arte e design contemporâneo e emergente. Começando no final de novembro e indo até a primeira semana de dezembro, o evento ocorreu em paralelo ao anual Art Basel Miami Beach. A feira internacional de arte apresentou desde instalações interativas a exposições de arte promissoras e obras-primas do século XX, incluindo Daniel Arsham, Andrés Reisinger, e Stefano Boeri. Também durante este evento, o MetaMundo apresentou os Top 50 Criadores do Metaverso - uma coleção selecionada a dedo de alguns dos melhores artistas 3D do mundo.
Para esta edição, o Miami Design District premiou o arquiteto e designer de Miami, Germane Barnes, e encomendou uma instalação multifacetada que honra a cultura poli étnica da cidade. Com outras instalações arquitetônicas relevantes durante a Miami Art Week, a seleção a seguir inclui obras de Leandro Erlich no Perez Art Museum Miami e Pilar Zeta.
Em cada diferente região no globo surgiram construções vernaculares das mais variadas, sejam enterradas no subsolo, dentro de grutas, ou ainda construídas com pedras, madeira e tecidos. A solução desses abrigos se dava a partir dos materiais disponíveis e também das condições climáticas que precisavam ser enfrentadas. A arquitetura surge a partir do desenvolvimento desses abrigos, construídos para proteger as pessoas de predadores e também das intempéries.
As soluções construtivas empregadas há milhares de anos se desenvolveram e ficaram cada vez mais complexas, mas mantiveram essencialmente um objetivo em comum, lidar com o clima da região.
25 escritórios, práticas, profissionais autônomos e startups de 5 continentes e 18 países foram selecionados pela iniciativa Novas Práticas 2023, a mais recente edição da pesquisa anual do ArchDaily, realizada desde 2020, que busca lançar luz sobre aqueles profissionais que estão se destacando na arquitetura em tempos instáveis e de grandes desafios.
A iniciativa buscou não apenas arquitetos, mas também profissionais cuja prática se localiza dentro da definição mais ampla de arquitetura, convidando-os a compartilhar sua missão e visão de futuro. Como resultado, a edição de 2023 reúne arquitetos, paisagistas, pesquisadores, curadores, ativistas, escritores e duas startups inovadoras — a empresa de construção modular U-Build e a Rayon, que se unem à empresa de gerenciamento de construção Monograph, à startup de transição energética Baupal, à plataforma de design on-line CANOA e à empresa de habitação feita com impressão 3D ICON.
Embora nos últimos anos os cabeleireiros e barbeiros tenham começado a incorporar diferentes atividades - uma hibridização programática quase necessária hoje - seria apenas a variação dos espelhos e cadeiras que define as diferentes experiências nesses estabelecimentos?
A complexidade da tarefa projetual está em propor alternativas para abordar não apenas uma configuração espacial eficiente como também a estética dos interiores - o que não é fácil quando se dispõe de poucos metros quadrados e deve-se seguir algumas exigências quanto aos equipamentos.
Entre os projetos publicados em nosso site, compilamos a seguir dez soluções de salões de cabeleireiros e barbearias, acompanhados de seus desenhos.
O escritório Zaha Hadid Architects apresentou às autoridades ucranianas uma proposta de masterplan para a OdesaExpo 2030, a primeira exposição universal realizada na Europa Oriental. O projeto foi concebido visando a sustentabilidade e o legado futuro. Após o evento, os pavilhões centrais deverão ser transformados no primeiro grande centro de exposições da Ucrânia, enquanto que os pavilhões nacionais deverão ser desmontados e redistribuídos como novos edifícios cívicos pelo país.
Muito se fala hoje em dia sobre a importância dos processos colaborativos de projeto que envolvem a criação conjunta, afirmando um contexto no qual há cada vez menos espaço para trabalhos individuais e muito mais para a lógica do coletivo, da cocriação. Sendo assim, a ideia da obra criada única e exclusivamente pelo arquiteto já é entendida como uma distorção da realidade complexa que circunda a concepção de um projeto, extrapolando o corpo técnico para agregar também a comunidade e seus usuários.
Um dado muito citado na indústria da arquitetura é que o ambiente construído é responsável por cerca de 40% das emissões globais de carbono. Esse fato preocupante coloca uma imensa responsabilidade sobre os profissionais da construção. A ideia de sustentabilidade na arquitetura surgiu com urgência como uma forma de remediar os danos ambientais. Várias práticas de sustentabilidade não visam mais do que tornar os edifícios “menos ruins”, servindo como medidas inadequadas para a arquitetura atual e do futuro. O problema com a arquitetura sustentável é que ela se resume a "sustentar".
Para manter o estado atual do meio ambiente, a comunidade de arquitetura tem trabalhado para meios de produção mais ecológicos. Convencionalmente, um edifício verde emprega características ativas ou passivas como ferramenta de redução e conservação de recursos. A maioria dos projetos sustentáveis vê os edifícios como um recipiente próprio, em vez de partes integradas de seu ecossistema. Com as necessidades atuais do planeta, essa abordagem não é suficiente. Não basta sustentar o ambiente natural, deve-se também restaurar os processos ambientais.
Pense na via de uma grande metrópole. É provável que você encontre algumas vielas estreitas, com menos de dez metros de largura, principalmente nas partes mais antigas da cidade. Também encontrará grandes avenidas que ultrapassam os cem metros de largura. Olhando para outras cidades, vemos que essa variedade se repete ao redor do mundo.
No início do século XIX, em uma Paris prestes a ter seu tecido medieval rasgado pelos enormes bulevares de Haussmann, a romancista George Sand se vestia como homem para andar pelas ruas. Segundo seus diários, “de calças e botinas podia voar de uma ponta a outra da cidade, qualquer que fosse o clima, a hora e o local”. Ninguém lhe dava atenção, ninguém adivinhava seu disfarce, ninguém a olhava ou criticava, ela era mais um “átomo perdido naquela imensa multidão”. Graças às vestes masculinas, Sand vivenciou incursões destemidas e percursos solitários, como um verdadeiro flâneur. Experiências que, posteriormente, se tornaram fundamentais para a construção de suas narrativas de sucesso.
A ilustração acima é uma imagem famosa do artista Imperial Boy (帝国少年), que trabalha na indústria dos animes. Às vezes eu afirmo que todo o gênero do solarpunk se inspirou nessa imagem. Isso é um exagero, obviamente — algumas pessoas pensaram muito seriamente sobre os princípios de design do solarpunk —, mas a influência e o apelo do design do Imperial Boy são inegáveis. E outras artes solarpunk, embora muitas vezes adoráveis, tendem a não se parecer imediatamente com o tipo de cidades que você gostaria de construir; ou é uma imagem de uma fazenda de alta tecnologia, ou alguma variação de “coloque uma árvore na lateral de cada prédio”.
Mudanças sistêmicas. Transformação. Transição profunda. Essas expressões são usadas com tanta frequência que correm o risco de se tornarem palavras da moda, tendo seu real significado ofuscado.
Ainda assim, para conter o aumento da temperatura do planeta, conservar a natureza e construir uma economia mais justa capaz de beneficiar a todos, nós de fato precisaremos de uma mudança profunda em todos os aspectos de nossas economias – e a um ritmo e em uma escala nunca vistos até então.
O poliestireno expandido foi descoberto em 1839 em Berlim e tornou-se um material muito utilizado nos aviões da 2ª guerra mundial, por conta de sua densidade extremamente baixa. É isso que o torna um material adequado para isolamento térmico e acústico, frequentemente especificado em construções, mas também amplamente usado em embalagens. Trata-se de um plástico celular rígido, resultado da polimerização do estireno em água, cujo produto final são pérolas de até 3 milímetros de diâmetro, que se expandem. Um ponto negativo é que este material leva mais de 500 anos para se decompor e, neste processo, lixivia produtos químicos nocivos ao meio ambiente. Sua reciclagem é possível, mas é complexa e custosa. Isso quer dizer que a maior parte do isopor produzido até hoje permanece no mundo, ocupando valiosos espaços em aterros sanitários ou, pior ainda, quebrado em minúsculas partes e interferindo na vida dos oceanos. “Decomposition Farm: Stairway” é uma instalação temporária que sugere uma possível solução das questões ambientais relacionadas ao desperdício de construção no campo arquitetônico.
Jovens do coletivo Quebrada Agroecológica receberam o prêmio ImaGen Ventures durante a COP-27, o maior encontro do mundo sobre mudanças climáticas, realizado em Sharm El Sheikh, no Egito. O coletivo leva minicisternas de baixo custo para assentamentos e comunidades de baixa renda.
https://www.archdaily.com.br/br/992552/jovens-brasileiros-recebem-premio-da-unicef-por-projeto-de-minicisternasMayra Rosa
Entre os diversos problemas do uso excessivo de carros nas grandes e médias cidades, sem dúvida os congestionamentos e o tempo perdido no trânsito são os que recebem maior atenção da mídia e da sociedade.
Os motoristas costumam não dar muita bola para outros problemas, ainda que gravíssimos, como as mortes e tragédias no trânsito, a poluição do ar, o estressante ruído produzido pelos veículos motorizados, o espraiamento urbano, que tornam as cidades disfuncionais, caras e distantes, ou os problemas hidrológicos causados pelo excesso de asfalto e concreto destinados aos automóveis. Geralmente, essas questões são ignoradas ou vistas como fatalidades, enquanto o trânsito infernal é visualmente evidente, sendo algo logo percebido como desagradável e a exigir soluções imediatas.
Um dos eventos culturais mais significativos do Oriente Médio, a Dubai Design Week representa uma plataforma que oferece a indivíduos e empresas a oportunidade de mostrar sua experiência em design e fomentar conversas sobre as questões mais prementes de nossos tempos. Desenvolvido em parceria estratégica com o Dubai Design District (d3), o evento apresenta uma série de instalações imersivas e de grande escala que destacam o tema do festival: Design with Impact.
O programa deste ano está focado em projetar um futuro sustentável. Para promover isso, a Dubai Design Week convidou arquitetos e designers internacionais e regionais para criar instalações que demonstrem o pensamento criativo do design, apresentando materiais inovadores e estimulando conversas sobre as maneiras pelas quais o design pode ter um impacto positivo no meio ambiente.
Quando as crianças aprendem a desenhar uma casa, há quatro componentes básicos que ilustram: uma parede, um teto inclinado, uma porta e uma ou mais janelas. Juntamente com os elementos estruturais comuns, janelas sempre foram consideradas características arquitetônicas indispensáveis por suas múltiplas funções. Ao proporcionar vistas, luz do dia e ventilação natural, elas isolam do frio e do calor, protegem de ameaças externas e aumentam a aparência de uma fachada. Também estão associados a um forte valor poético ou simbólico; É através delas que somos capazes de nos conectar e desfrutar do ambiente, seja uma bela paisagem natural ou um ambiente urbano denso. Uma parte expressiva de qualquer edifício, as janelas servem como uma ponte visual entre o interior e o exterior, agindo um pouco como uma fuga revigorante da nossa rotina diária.
O escritório Foster + Partners venceu o concurso para projetar o novo Aeroporto Internacional King Salman, em Riad. A cultura e a identidade saudita nortearam o projeto arquitetônico do aeroporto para garantir uma experiência de viagem única para seus visitantes e viajantes. O plano diretor do aeroporto irá colaborar para transformar a capital da Arábia Saudita em um centro logístico global, estimulando o transporte, o comércio e o turismo. Será uma ponte que conectará anualmente 180 milhões de passageiros do oriente e do ocidente.
A Fundação Bienal de São Paulo anuncia a curadoria do Pavilhão do Brasil na 18ª Mostra Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia. Com abertura em 20 de maio de 2023, a exposição é organizada por Gabriela de Matos e Paulo Tavares, ambos arquitetos e pesquisadores com uma abordagem transversal, que dialoga com estudos de raça, gênero, pedagogia e culturas visuais.
https://www.archdaily.com.br/br/993573/gabriela-de-matos-e-paulo-tavares-serao-os-curadores-do-pavilhao-do-brasil-na-bienal-de-arquitetura-de-veneza-2023ArchDaily Team
Espaços públicos urbanos têm potencial para transformar a vida dos bairros e das cidades e por isso precisam estar abertos às mudanças sociais, culturais e tecnológicas que ocorrem na sociedade. Da horta urbana ao espaço pet, dos jardins de chuva aos pavilhões de arte, a vida nas cidades contemporâneas criou novas demandas e novas formas de usar e se apropriar dos espaços públicos.
Com o passar do tempo, a cozinha deixou de ser apenas um espaço de trabalho para também configurar uma área de encontro e lazer. Para muitos, ela se tornou o coração da casa. Sendo assim, conciliar a iluminação necessária para um ambiente que exige cuidado aos detalhes na hora de preparar os pratos, mas também que traga conforto durante uma reunião de amigos e familiares, não é simples.
O CAU Brasil lançou a campanha do Dia do Arquiteto e Urbanista 2022. Para comemorar a data, celebrada em 15 de dezembro, estão sendo publicados diversos conteúdos com histórias reais de arquitetos e arquitetas que venceram diversos desafios na carreira e na vida. Objetivo é promover a valorização profissional, mostrando como a arquitetura e urbanismo trazem mais qualidade de vida para as pessoas.
https://www.archdaily.com.br/br/993469/cau-lanca-campanha-do-dia-do-arquiteto-e-urbanista-2022-para-a-valorizacao-profissionalArchDaily Team
A cidade de Helsinki divulgou que os escritórios White Arkitekter e K2S Architects venceram o concurso para projetar um novo destino cultural à beira-mar na área de Makasiiniranta, no porto sul de Helsinki. O plano de remodelação da área inclui um Novo Museu de Arquitetura e Design. Intitulada "Saaret", que significa "As Ilhas", a proposta visa criar um projeto bem integrado que reúna ambientes culturais e sustentáveis. Também promete melhorar o microclima da área e criar habitats diversos biologicamente usando o espaço disponível nos telhados para adicionar colmeias, hortas e jardins de ervas.
A Quay Quarter Tower (QQT), projetada pelo escritório 3XN, foi eleita Edifício do Ano de 2022 durante o 15º World Architecture Festival (WAF), realizado em Lisboa.
A torre de 206 metros, localizada perto da Sydney Opera House, é um edifício de escritórios disposto como uma vila vertical, criando um senso de comunidade e proporcionando espaços que se concentram na colaboração, saúde e bem-estar, com diversos terraços externos.
Estamos nos últimos dias de 2022 e é o momento de revisar o que aconteceu de mais marcante no ano que passou. Dessa vez, buscamos pelas fotografias que foram as mais curtidas no Instagram do ArchDaily Brasil.
https://www.archdaily.com.br/br/993475/as-fotos-mais-curtidas-no-instagram-do-at-archdailybr-em-2022ArchDaily Team