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Arquitetos: Bricol Lab
- Área: 198 m²
- Ano: 2020
Showroom Archivépke / Bricol Lab
Tradição, reconexão e natureza: temas e tendências da 60ª edição da Semana de Design de Milão
As ruas de Milão transbordaram no início desde mês com milhares de arquitetos, designers, fabricantes, artistas e artesãos nacionais e internacionais para a tradicional Semana de Design, explorando inovações e trocando ideias sobre design de interiores, móveis e iluminação. Como todos os anos, o Salone del Mobile, que acontece na Fiera Milano, serve como "um laboratório de experimentação e um lugar para novas oportunidades de reflexão sobre o mundo da arquitetura e do design". Com a presença de mais de 262.000 visitantes em seis dias, e mais de 3.500 jornalistas credenciados de todo o mundo, o evento deste ano superou todas as expectativas em termos de participação, confirmando que a exposição ainda é uma influência proeminente na indústria da arquitetura e do design.
Brasil já é o quinto maior produtor de energia solar do mundo
Em 2021, o Brasil tornou-se o quinto maior produtor de energia solar, saltando da 9ª posição que ocupou em 2020. O país terminou o ano com cerca de 13 GW: as novas adições (5,5 GW) foram puxadas principalmente pela geração distribuída (4GW), quando os painéis fotovoltaicos são instalados no local em que a energia será consumida. O setor residencial foi responsável pela maior parte das contratações (77,4%).
Cañales Skatepark / Quintanilla Arquitectos
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Arquitetos: Quintanilla Arquitectos
- Área: 14782 m²
- Ano: 2020
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Fabricantes: AutoDesk, Concretab, Tabasco
Casa Mason / Estudio NVDS
Novo edifício de Kazuo Shinohara será construído no Vitra Campus
Uma das obras icônicas do arquiteto japonês Kazuo Shinohara, projetada sob o chamado "Primeiro Estilo" foi reconstruída no Vitra Campus em Weil am Rhein. A Umbrella House, originalmente construída em Tóquio em 1961, será um local para pequenas reuniões, oferecendo aos visitantes informações sobre a arquitetura japonesa moderna. Após a cúpula geodésica de Buckminster Fuller/George Howard em 1975 e um posto de gasolina de Jean Prouvé em 1953, o projeto é a terceira edificação histórica a ser reconstruída no Vitra Campus.
Estádio Tribut / OLGGA architectes + SOCKEEL Architectes
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Arquitetos: OLGGA architectes, SOCKEEL Architectes
- Área: 6035 m²
- Ano: 2022
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Fabricantes: BASF, Daplast, Wicona
Escritório Home Studio / Studio Clarice Semerene
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Arquitetos: Studio Clarice Semerene
- Área: 30 m²
- Ano: 2020
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Fabricantes: Cremme Design, Deca, Dessine, Gauss, Microreve, +2
Campus Ellen DeGeneres do Fossey Gorilla Fund / MASS Design Group
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Arquitetos: MASS Design Group
- Ano: 2022
Livraria Jetlag / +C Architects
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Arquitetos: +C Architects
- Área: 70 m²
- Ano: 2021
Funcionais e simbólicas: claraboias circulares em residências e edifícios públicos
Durante a primeira metade do século II dC, um dos edifícios mais emblemáticos da história da arquitetura foi erguido em Roma: o Panteão de Agripa. Sua principal característica é uma cúpula de concreto arrematado em uma abertura central perfeitamente redonda. Este óculo deu início a uma série de projetos posteriores que destacaram o valor das aberturas circulares, replicadas como claraboias envidraçadas e como elementos de composição em fachadas, evoluindo, por exemplo, em direção às rosáceas detalhadas e coloridas das antigas basílicas góticas. Em todas as suas configurações, o óculo (do latim Oculus, que significa olho) apresenta-se com um simbolismo que vai além da janela tradicional: sua projeção luminosa marca graciosamente a passagem do tempo, tornando-se um marco que permite um destaque solene espaço ou elemento arquitetônico.
Estação San José / FRPO Rodriguez & Oriol
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Arquitetos: FRPO Rodriguez & Oriol
- Área: 6300 m²
- Ano: 2020
Casa Cortiça / Inês Brandão Arquitectura
Reforma da Casa de Hóspedes Niemeyer / East Architecture Studio
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Arquitetos: East Architecture Studio
- Área: 2500 m²
- Ano: 2018
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Fabricantes: Gazzaoui & Co., Onelight, Weber
Pedreira nº 8: Montanha do Livro / DnA
Jantar Mantar: o observatório astronômico guiado pela arquitetura
Enormes estruturas curvas descem em forma de rampa até tocar o solo, vazios amorfos marcam os grandes muros retorcidos acessados por dezenas degraus. O vermelho marca as estruturas e as difere de todo o resto, o centro da cidade de Nova Dehli.
Essa poderia ser a descrição de um parque infantil ou até mesmo de uma pista skate, mas trata-se de um dos cinco observatórios astronômicos construídos na Índia entre 1724 e 1738. Esses volumes labirínticos, que mais se parecem uma materialização dos desenhos de Escher, foram idealizados pelo príncipe indiano Jai Singh como parte de um projeto ambicioso que procurava colocar a arquitetura a serviço da ciência. Suas formas possibilitam análises astronômicas complexas, como prever eclipses, rastrear a localização de estrelas e determinar a órbita exata da Terra em torno do Sol.
Algoritmos e estética: o futuro do design generativo
O aprendizado de máquina e o design generativo estão moldando profundamente a vida moderna. Uma crítica central à importância e ao avanço da inteligência artificial, especialmente no contexto da arquitetura, é a capacidade de uma máquina projetar, assim como o medo resultante de que os serviços profissionais possam ser limitados. À medida que as cidades continuam se desenvolvendo, novas ferramentas surgem para ajudar a visualizar e criar o ambiente construído. Como os arquitetos podem adotar o design generativo para reimaginar modelos de sustentabilidade, práticas inclusivas e novas estéticas?