Estúdio Flagrante

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Panoramas 360° em São Paulo: Participe e ajude a ampliar o acesso à arquitetura

Há oito anos o ArchDaily mergulhou na missão de se tornar a maior fonte de informação, inspiração e ferramentas para os arquitetos, assim, não podemos deixar de lado as novas tecnologias de representação do espaço, mas sim, devemos incorporá-las ao nosso conjunto de instrumentos que nos ajudam a seguir cumprindo diariamente nossa missão.

Com isso em mente, convidamos nossos leitores de São Paulo a nos enviarem Panoramas 360° de algumas obras emblemática da cidade, ajudando-nos a ampliar o acesso à arquitetura ao público de diferentes partes do mundo. Os melhores panoramas serão publicados em nossa página, juntando-se ao material que já temos publicado sobre a respectiva obra.

Lina, Tomie e Rosa Kliass, as três mulheres que ajudaram a desenhar a paisagem de São Paulo

O papel das mulheres na arquitetura e no urbanismo (ainda!) é frequentemente diminuído ou esquecido em detimento das contribuições masculinas à disciplina. Muitas mulheres, contudo, ajudaram a desenhar prédios, lugares e paisagens mundialmente famosos, como o MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - um dos principais cartões postais da capital paulista.

Em reportagem para a BBC Brasil, Lais Modelli aborda a contribuição da arquiteta Lina Bo Bardi, da artista plástica Tomie Ohtake e da paisagista Rosa Kliass na construção da paisagem urbana de São Paulo. Responsáveis pela concepção e construção de alguns dos principais espaços públicos da maior metrópole brasileira, "estas três mulheres e suas obras ajudam a descrever a diversidade cultural de São Paulo."

Plano Diretor da cidade de São Paulo vence prêmio de agência da ONU

Após analisar 146 candidaturas de 16 países, o comitê de avaliação da Convocação Pública de Práticas Inovadoras da Nova Agenda Urbana selecionou quatro projetos vencedores do Brasil, Costa Rica, Equador e Porto Rico.

O concurso é uma iniciativa conjunta de ONU-Habitat, rede Marcociudades, Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações Municipalistas (FLACMA), governo da Espanha e Fórum Ibero-Americano de Melhores Práticas.

Ministério das Cidades lança cadernos técnicos para projetos de mobilidade urbana

O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SEMOB), quer instrumentalizar ainda mais os gestores públicos responsáveis pelo planejamento das cidades brasileiras. O objetivo é oferecer mecanismos voltados à construção de projetos de maior qualidade, devidamente alinhado aos princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Neste sentido, será lançada, no dia 14 de dezembro, a coleção de Cadernos Técnicos para Projetos de Mobilidade Urbana. No total são três cadernos que abordam os temas: Transporte Ativo, Sistemas de Prioridade ao Ônibus e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Paulo Mendes da Rocha, nosso leão de ouro

- Sabes junto de quem darei palestra hoje no final da tarde?
- Claro que sei. O Paulo, um dos [nossos] maiores arquitetos do Brasil.
- Para mim, do mundo.

Ouvi, por acaso, esse pequeno trecho de conversa entre Eduardo Souto de Moura, Pritzker de 2011, e Joanna Helm, nossa Diretora de Conteúdos do ArchDaily Brasil, quando esperava para entrar no Auditório do Ibirapuera para a programação da X Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo. Naquela mesma tarde, uma pequena multidão de arquitetos e estudantes lotou as dependências do auditório para ver dividirem o palco Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.

Pesquisa mostra insatisfação com transporte público em dez capitais

Levantamento inédito sobre mobilidade urbana feito em dez capitais brasileiras capta a insatisfação de trabalhadores que utilizam transporte público. De acordo com a pesquisa “Mobilidade para ir e vir do trabalho”, realizada pela empresa Vagas.com com 3.208 questionários, 45% dos entrevistados têm percepção ruim ou péssima do uso do ônibus no trajeto casa-trabalho, trabalho-casa. No caso dos trens, o índice de ruim ou péssimo é 44%. 

Brasília (59%), Recife (57%), Salvador (49%) e Belo Horizonte (48%) foram as cidades que concentraram as piores avaliações (péssimo e ruim) dos passageiros de ônibus. No caso dos trens, foi em São Paulo onde houve maior percentual de péssimo ou ruim (47%). A rejeição ao metrô é menor (28%) na média verificada nas dez capitais do país. 

Paulo Mendes da Rocha recebe o Prêmio Imperial do Japão

O arquiteto Paulo Mendes da Rocha, de 87 anos, foi anunciado nesta terça-feira, 13 de setembro, vencedor do Prêmio Imperial do Japão 2016, um dos mais prestigiosos do mundo -- meses depois de ter sido agraciado com o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza.

Os outros ganhadores, anunciados também hoje em Tóquio, são Martin Scorsese (teatro/cinema), Cindy Sherman (pintura), Annette Messager (escultura) e Gidon Kremer (música).

Sesc Pompéia será alvo de reestruturação estética

Na manhã de ontem foi aprovada no Conselho de Obras Especiais do Governo a reestruturação estética do emblemático projeto de recuperação e anexos para uma antiga fábrica de tambores na cidade de São Paulo, realizado por Lina Bo Bardi em 1977.

Prefeitura de São Paulo sanciona lei que cria o Parque Minhocão

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sancionou o Projeto de Lei (PL) 22/2015 que denomina o Elevado Costa e Silva como Parque Minhocão nos dias em que a via estiver fechada para o tráfego de veículo. A nova legislação permitirá à via medidas previstas em outros parques da cidade, como a criação de um conselho gestor e ações de zeladoria para garantir o aprimoramento da utilização do local pela população.

Concreto e vidro: Os cavaletes de Lina e um novo jeito antigo de exibir arte

Quarenta e sete anos após aparecerem pela primeira vez na pinacoteca do Museu de Arte de São Paulo (MASP), os emblemáticos cavaletes de vidro projetados por Lina Bo Bardi como expositores para algumas das pinturas mais valiosas produzidas do medievo ao moderno retornam em uma exposição no segundo pavimento do museu que abre suas portas na próxima quinta-feira, 11 de dezembro.

Tirados de cena em 1996, os suportes de concreto, madeira e vidro tiveram seu projeto revisado pelo escritório METRO Arquitetos, que assumiu em dezembro passado a área de expografia do MASP. Tendo realizado este ano algumas exibições no museu - como a Arte do Brasil até 1900 - o escritório conclui o ano de 2015 trazendo de volta os cavaletes e uma expografia bastante semelhante à original concebida por Lina, que, quase cinco décadas depois, continua a impressionar por seu modo inovador de exibir obras de arte em um espaço museológico.

Tivemos a oportunidade de visitar a montagem da exposição e conversar com o arquiteto Martin Corullon sobre a volta dos cavaletes e o processo de recuperação do espaço pensado por Lina para o museu. Leia, a seguir, a entrevista completa:

Concreto e vidro: Os cavaletes de Lina e um novo jeito antigo de exibir arte - Image 1 of 4Concreto e vidro: Os cavaletes de Lina e um novo jeito antigo de exibir arte - Image 2 of 4Concreto e vidro: Os cavaletes de Lina e um novo jeito antigo de exibir arte - Image 3 of 4Concreto e vidro: Os cavaletes de Lina e um novo jeito antigo de exibir arte - Image 4 of 4Concreto e vidro: Os cavaletes de Lina e um novo jeito antigo de exibir arte - Mais Imagens+ 19

Gustavo Cedroni fala sobre o projeto expográfico de "Terra Comunal", de Marina Abramović

Aberta ao público ontem, 10 de março, a maior retrospectiva da obra de Marina Abramović já realizada na América do Sul – “Terra Comunal” – permanecerá aberta até 10 de maio no Sesc Pompéia.

A exposição é dividida e duas partes, sendo uma dedicada à retrospectiva da carreira de Abramović e outra à maior experiência aplicada pelo Marina Abramovic Institute (MAI), e esteve a cargo do escritório paulistano METRO, que teve a complexa tarefa de transformar temporariamente o espaço polifônico do Sesc Pompéia em um museu.

A escolha da icônica obra de Lina não é gratuita, a artista de performance se mostrou impressionada com o conjunto – que consiste na requalificação de uma antiga fábrica de tambores de óleo e dois novos prismas de concreto aparente conectados por passarelas – e manifestou publicamente sua empatia pela atmosfera e pelas “energias” do lugar.