Durante os meses quentes, os edifícios devem garantir conforto térmico adequado para as pessoas que habitam seus interiores. Os brises ou telas solares são uma solução eficaz nos projetos que contam com grandes superfícies envidraçadas, reduzindo assim as temperaturas geradas pela luz solar direta.
Mergulhamos em nossa biblioteca de obras para coletar 6 projetos na Espanha que utilizam criativamente brises em suas fachadas, apresentando também detalhes dos produtos utilizados para que você possa se inspirar e incorporá-los em seus próprios projetos.
Fernando Guerra | FG+SG
Fernando Guerra foi pioneiro na forma de fotografar e comunicar a arquitectura. Há quinze anos abriu o estúdio FG+SG em colaboração com seu irmão e juntos são responsáveis por grande parte da difusão da arquitectura contemporânea portuguesa, nos últimos quinze anos.
Brises: detalhes construtivos e aplicação prática
Portas de correr: 23 exemplos de como tornar um espaço mais belo e funcional
Com uma aparência simples e elegante, as portas de correr podem melhorar a iluminação e a ventilação de um espaço, além de oferecerem outras vantagens, como o enquadramento da paisagem. Ao empregá-las no fechamento de um ambiente, é possível estabelecer uma grande fluidez entre os espaços interiores e exteriores, criando uma ilusão de um espaço mais amplo.
Se você estiver buscando inspiração sobre como incorporar portas de correr em seu projeto, veja a seguir 23 exemplos que selecionamos.
Escritórios da Padaria Portuguesa / João Tiago Aguiar, Arquitectos
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Arquitetos: João Tiago Aguiar, Arquitectos
- Área: 360 m²
- Ano: 2017
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Fabricantes: Amorim, CASTELHANO & FERREIRA, CIN, CLIMAR, Sonae Industria, +2
Terminal de Cruzeiros de Lisboa / Carrilho da Graça Arquitectos
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Arquitetos: Carrilho da Graça Arquitectos
- Área: 12440 m²
- Ano: 2018
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Fabricantes: Diasen, ECIL, Horácio Costa, O/M Light - Osvaldo Matos, Reynaers Aluminium, +1
Centro Esportivo Wifaq / Groupe3 Architectes
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Arquitetos: Groupe3 Architectes
- Área: 7000 m²
- Ano: 2015
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Fabricantes: AQUAPANEL, Armstrong Ceilings, Florim, Gerflor, Knauf, +3
Apartamento Ressano Garcia / João Tiago Aguiar, Arquitectos
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Arquitetos: João Tiago Aguiar, Arquitectos
- Área: 260 m²
- Ano: 2017
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Fabricantes: CIN, CLIMAR, FERREIRAS MOBILIÁRIO, PADIMAT
Campo de Ourique 70 / Fragmentos
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Arquitetos: Fragmentos
- Área: 1000 m²
- Ano: 2018
Pump Nações Gym / NOZ Arquitectura
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Arquitetos: NOZ Arquitectura
- Área: 1250 m²
- Ano: 2013
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Fabricantes: Armstrong Ceilings, 2tec2, Bagno Design, ERIX, Huric, +2
Guia de expografia: o que levar em conta ao montar uma exposição
Você já se questionou como é pensado o projeto de uma exposição? Ou como ele articula-se na montagem do conteúdo exposto?
Historicamente, o que hoje conhecemos como Museu iniciou-se como um lugar para a reunião de peças e objetos organizados por tipologia, como nos é revelado ao observamos imagens dos chamados gabinetes de curiosidades ou quarto das maravilhas, onde se organizava uma multiplicidade de objetos e espécies raras (animal, vegetal e mineral) trazidas das grandes explorações ocorridas no século XVI e XVII.
Séculos mais tarde, tais coleções começaram a ganhar força e antigos palácios transformaram suas circulações em extensas e contínuas galerias, onde apenas seus hóspedes e moradores tinham acesso. Posteriormente, no século XIX, o surgimento de pavilhões dedicados essencialmente à exposição de artefatos trouxe proximidade à ideia mais próxima do que hoje são os museus. Costumamos publicar diversos projetos de museus. Mas além da arquitetura destes, você já observou como a expografia atua de modo importante? Listamos a seguir alguns dos conceitos-chave dos projetos expográficos.
micasa vol.C / studio mk27
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Arquitetos: Marcio Tanaka, studio mk27 - marcio kogan
- Área: 230 m²
- Ano: 2018
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Fabricantes: Hunter Douglas, Rothoblaas, Carpinteria estruturas de madeira, brigato esquadrias, idarti, +1
Bauman Corporate / Studio Arthur Casas
A arquitetura religiosa ainda é relevante nos dias de hoje?
Algumas das mais importantes obras de arquitetura ao longo da história da humanidade se devem à religiosidade e espiritualidade do ser humano. Ao longo das últimas décadas, um crescente número de pessoas têm se importado cada vez menos com as práticas religiosas no sentido mais tradicional, isso não significa que a maioria delas seja completamente cética, mas o fato é que muitos destes monumentos arquitetônicos têm lentamente começado a perder parte de seu significado. Aquilo que Louis Kahn chamou de “imensurável” e Le Corbusier se referia como “inefável” estaria deixando de ser relevante para as pessoas?
A proposta do Vaticano para a Bienal de Veneza de 2018 - primeira participação do país no mais importante evento de arquitetura do mundo - é apresentada como “uma espécie de peregrinação não apenas religiosa, mas também cética”. Com isso, está cada vez mais evidente que o papel dos espaços “religiosos” está se transformando pouco à pouco, de espaços iconográficos para ambientes mais ambíguos que procuram refletir a "espiritualidade" de uma maneira mais ampla.
E o que isso significa? Ainda há espaço para a espiritualidade na arquitetura? É possível criar espaços religiosos abertos para pessoas de diferentes crenças e até mesmo para aquelas mais céticas? E o que faz com que um espaço seja dotado de "espiritualidade"?
Carnaxide 8 / Humberto Conde Arquitectos
Museu Damião de Góis e as Vitimas da Inquisição / spaceworkers
15 Pontes para pedestres e seus detalhes construtivos
É cada vez mais importante e coerente a criação de estruturas urbanas voltadas aos pedestres - arquiteturas que ajudam a melhorar a qualidade de vida nas cidades, conectando espaços e encurtando distâncias. Seu uso favorece não apenas os próprios pedestres, mas também milhares de ciclistas urbanos que optaram pelas duas rodas por questões de saúde e tempo. A seguir, compilamos imagens e detalhes construtivos de 15 pontes e passarelas peatonais, de diferentes materiais, formas e sistemas estruturais.
LightPathAKL / Monk Mackenzie Architects + Landlab
Casa Carrara / Mário Martins Atelier
Restaurante 560 / João Tiago Aguiar, Arquitectos
- Ano: 2006
Os universalistas, 50 anos de arquitectura portuguesa (Parte 2)
Um ponto de vista
Este texto foi escrito para a edição francesa do catálogo da exposição Os universalistas, 50 anos de arquitectura portuguesa, evento que a Delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris organizou nessa cidade, no âmbito do seu 50º aniversário, em co-produção com a Cité de l’architecture et du patrimoine. O evento é agora apresentado, em 2018, em Portugal, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos.
Para facilitar a leitura, dividimos o texto em duas partes. A primeira parte foi publicada ontem.