Hoje, a arquitetura se tornou — ou está se tornando — mais flexível e individualista, para acomodar os diversos estilos de vida, e necessidades espaciais das pessoas. Com esta adaptação, a tipologia residencial mudou, e as salas de estar correm perigo. Muitos insistem na necessidade de ter um espaço dedicado ao relaxamento e ao lazer, enquanto outros afirmam ser simplesmente um desperdício de espaço e dinheiro. Este debate levantou uma questão importante: ainda precisamos de salas de estar? Neste enfoque, veremos como as salas de estar evoluíram ao longo dos anos, e como os arquitetos readaptaram e integraram o conceito de "espaço de encontro" na arquitetura residencial contemporânea.
Salas de estar ainda são relevantes? 16 Projetos que adaptam estes espaços de encontro à arquitetura contemporânea
Qual deve ser a distância entre o sofá e a televisão?
Há muitas pessoas que diariamente se perguntam qual é o tamanho ideal de uma televisão para o tamanho de sua sala de estar ou qual é o melhor lugar para colocá-la. A verdade é que há uma série de fatores a serem considerados ao decidir onde colocar o dispositivo que envolvem considerar as dimensões tanto do ambiente quanto da televisão, a resolução da imagem, a altura, o design e assim por diante. Aqui estão algumas recomendações para garantir o conforto e o bem-estar dos usuários, evitando possíveis problemas de fadiga ocular ou posturas corporais inadequadas.
Edifício Lote #1282 / Bernard Khoury / DW5
-
Arquitetos: Bernard Khoury / DW5
- Área: 25800 m²
- Ano: 2017
Onde o futuro e o passado se encontram: a nova arquitetura da Armênia
A arquitetura armênia não nasce apenas do resultado de uma sobreposição das camadas temporais, mas está profundamente enraizada no território montanhoso do Cáucaso e sua geografia sísmica. Conhecida como uma das primeiras civilizações cristãs, a Armênia abriga uma série de importantes igrejas medievais. Mais recentemente, com a modernização do país a arquitetura passou a explorar novos limites, reinterpretando os métodos de construção vernacular e sistemas tradicionais de construção. Reconhecendo a importância das estruturas do passado, majoritariamente construídas em pedra e concreto, os arquitetos contemporâneos estão buscando construir sobre esta base sólida uma nova arquitetura, explorando novos materiais para dar forma à estruturas mais leves e adaptadas as especificidades do clima local.
15 Projetos que exploram as possibilidades diversas do aço na arquitetura
O uso do aço na arquitetura é considerado um dos desenvolvimentos mais inovadores da história da construção civil, permitindo que os arquitetos criassem estruturas em escalas nunca antes imaginadas. Hoje em dia, o aço continua sendo um dos materiais mais importantes no campo da construção, mas há muito mais neste material do que apenas resistência à tração e durabilidade. Alguns arquitetos estão bem cientes do potencial do aço e o transformaram em uma enorme diversidade de itens, de luminárias e elementos decorativos a fachadas e acabamentos.
Veja, a seguir, 15 projetos que exploram o aço para além de suas qualidades estruturais, buscando aplicações variadas e, por vezes, inesperadas.
Villa-VR / YTAA - Youssef Tohme Architects and Associates
-
Arquitetos: YTAA - Youssef Tohme Architects and Associates; YTAA - Youssef Tohme Architects and Associates
- Área: 2000 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: Focus, panoramah!®
Villa-T / YTAA - Youssef Tohme Architects and Associates
-
Arquitetos: YTAA - Youssef Tohme Architects and Associates
- Área: 3000 m²
- Ano: 2013
-
Fabricantes: Vitrocsa
Prêmio Faith & Form de Arquitetura Religiosa seleciona os melhores projetos de arquitetura sacra
Como a arquitetura religiosa contemporânea se adapta às necessidades do mundo moderno? Todos os anos, a revista Faith & Form e o Interfaith Forum on Religion, Art and Architecture (IFRAA) reconhecem o melhor da arte e arquitetura religiosas. Os vencedores deste ano incluíram 27 projetos que variam em termos de escala, localização e religião. Além disso, o prêmio reconhece hoje três tendências comuns na arquitetura religiosa: re-adaptação de instalações existentes, espaços sagrados baseados na comunidade e simplicidade de projeto. Veja, a seguir, os 27 vencedores.
Galeria Saleh Barakat / L.E.FT Architects
Residência Tahan / BLANKPAGE Architects
-
Arquitetos: BLANKPAGE Architects
- Área: 865 m²
- Ano: 2013
Residência N.B.K. 2 / DW5 / Bernard Khoury
- Ano: 2013
Stereokitchen / Paul Kaloustian Architect
-
Arquitetos: Paul Kaloustian Architect
- Área: 500 m²
- Ano: 2014