A cada ano, Faith & Form magazine e Interfaith Forum on Religion, Art and Architecture (IFRAA) premiam os melhores projetos religiosos que incluem arquitetura, artes e design. Na premiação de 2016, o júri reconheceu 28 projetos em 10 categorias, com quase metade dos vencedores sendo projetos fora da América do Norte. Além desta diversidade de localização, outro elemento predominante nos prêmios foi uma tendência à honestidade dos materiais e simplicidade. "Muitos jurados ficaram impressionados com a forma como os arquitetos usaram uma economia de meios com materiais simples e elegantes para atender às necessidades das congregações", disse Michael J Crosbie, editor-chefe da Faith & Form, acrescentando que "uma reverência pelos materiais naturais era perceptível em muitas submissões e em projetos vencedores."
A seguir, veja os 28 vencedores.
Premiação de Arquitetura Religiosa Faith & Form's 2016 Reconhece 28 Projetos de Todo o Mundo
Os próximos grandes espaços públicos serão internos. Estamos preparados para isso?
Este artigo escrito por Kjetil Trædal Thorsen, cofundador do Snøhetta, foi originalmente publicado pela Metropolis Magazine como "Opinion: The Next Great Public Spaces Will Be Indoors."
Talvez com a única exceção das estações ferroviárias, o espaço público é geralmente entendido como espaço ao ar livre. Se nos Estados Unidos ou na Europa, especialmente agora com maior preocupação em relação à segurança, parece haver este modo determinado de privatizar tudo o que está dentro de casa, mesmo apesar de estarmos cada vez mais querendo melhorar o acesso ao espaço público ao ar livre. Mas nos sistemas em camadas de nossas cidades do futuro, precisamos nos concentrar nos espaços públicos encontrados dentro dos edifícios - tornando-os acessíveis.
O Templo Bahá'í na América do Sul através das lentes de Nico Saieh
Localizado nas proximidades da Cordilheira dos Andes, o primeiro Templo Bahá'í na América do Sul monopoliza todos os olhares a cidade de Santiago, a edificação com forma de flor e constituído por nove pétalas de vidro e mármore translúcido. A estrutura se transforma em um óculo central que convida à contemplação espiritual e a uma espécie de peregrinação arquitetônica.
A proposta do escritório Hariri Pontarini Architects consiste em um espaço de culto aberto e acessível, enquanto que os espaços interiores são reservados para uma reflexão silenciosa.
A seguinte serie fotográfica realizada pelo fotógrafo de arquitetura chileno Nico Saieh, nos mostra a inovação e o desafio estrutural do complexo projetado por Hariri Pontarini Architects e que pretende tornar-se um ponto de encontro e de culto, fomentando a unidade e o afeto cordial entre as pessoas sem distinção de religião, raça, etnia, sexo ou idade.
Divulgados os finalistas do Prêmio Début Trienal de Lisboa Millennium bcp
Foram mais de 140 as candidaturas enviadas para o Prêmio Début Trienal de Lisboa Millennium bcp, que faz parte da quarta edição The Form of Form.
O prêmio, que visa distinguir jovens arquitetos ou escritórios com menos de 35 anos, recebeu candidaturas de profissionais de 39 países dos cinco continentes, com destaque para Portugal, Itália, Brasil, México, Espanha e Chile. Também foram recebidas candidaturas do Irã, Jordânia, Ruanda, Sudão e Palestina.
Casa em Linderos / Cristian Hrdalo
- Área: 780 m²
- Ano: 2014
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Muebles Valdes
A casa e as árvores / Iglesis Arquitectos
- Área: 260 m²
- Ano: 2015
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Bercia, Duomo, JNF, MK, +1
Casa TH / SUN arquitectos
-
Arquitetos: SUN arquitectos
- Área: 356 m²
- Ano: 2015
-
Fabricantes: AB Kupfer, Lamitech, Tecma, Villalba, Volcan
Casa HG / Cristian Hrdalo
Residência em Panguipulli / Sebastián Browne
-
Arquitetos: Sebastián Browne
- Área: 187 m²
- Ano: 2016
Edifício de Logística, Vendas e Expedição / Bastias|Cardemil arquitectos + Sabbagh Arquitectos
-
Arquitetos: Bastias|Cardemil arquitectos, Sabbagh Arquitectos; Bastias|Cardemil arquitectos, Sabbagh Arquitectos
- Ano: 2013
-
Fabricantes: Hunter Douglas
Em foco: Alejandro Aravena
Como fundador do "do tank" Elemental, o arquiteto chileno Alejandro Aravena (nascido no dia 22 de junho de 1967) talvez seja o arquiteto mais socialmente engajado a receber o Prêmio Pritzker recentemente. Distanciando-se de uma abordagem puramente estética, Aravena explica: "não achamos que somos artistas. Arquitetos gostam de construir coisas que são únicas. Mas se algo é único, ele não pode ser replicado, então, em termos de servir muitas pessoas em muitos lugares, o valor é próximo a zero."[1] Para Aravena, o principal objetivo do arquiteto é melhorar o modo de vida das pessoas ao abordar tanto as necessidades sociais e desejos humanos, como as questões políticas, econômicas e ambientais.
Capela Totihue / Gonzalo Mardones Viviani
- Área: 283 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: Hunter Douglas
10 projetos de Alvar Aalto que mostram a abrangência de sua obra
Alvar Aalto nasceu em Alajärvi, na região central da Finlândia, e cresceu em Jyväskylä. Após a conclusão de seus estudos na Universidade de Tecnologia de Helsinki, fundou seu próprio escritório em Jyväskylä em 1923. Embora muitos de seus primeiros projetos sejam exemplos do "Classicismo Nórdico", após casar-se com a arquiteta Aino Marsio-Aalto, sua obra assume a estética modernista. De edifícios cívicos a casas de cultura, centros universitários, os dez projetos compilados aqui - construídos entre 1935 e 1978 - celebram a abrangência da obra de Aalto.
Josep Maria Montaner: 'Hoje vivemos uma total dualidade da arquitetura'
Em suas funções de teórico, crítico, catedrático e conselheiro de Habitação em Barcelona após as últimas eleições municipais na Espanha, conversamos com Josep Maria Montaner, doutor arquiteto e catedrático da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, autor de Después del movimiento moderno (1993) e Arquitectura y política (2011, com Zaida Muxí).
Após sua publicação mais recente, A condicção contemporânea da arquitetura (2015), Montaner fala sobre as tendências atuais da disciplina: sua dualização como resposta da crescente desigualdade econômica, a comercialização e exportação da linguagem formal, o estado das publicações impressas e a relação entre arquitetura e política em anos de transformação social.
"A arquitetura e o urbanismo estão recuperando o papel político e social que haviam tido em outros momentos de mudança. Se não o fazem, a arquitetura ficará à margem do futuro", diz Montaner.
(Não) é Elemental: sobre a arquitetura de Alejandro Aravena
Ler sobre o trabalho de Alejandro Aravena pode às vezes parecer duas discussões distintas: uma sobre suas inovações na habitação social, amplamente elogiadas, e outra sobre seus impressionantes (embora mais convencionais no âmbito de aplicação) edifícios para as universidades e municípios. Neste post originalmente compartilhado em sua página no Facebook, Hashim Sarkis, reitor da MIT School of Architecture and Planning, conecta aparentemente os dois segmentos distintos da arquitetura de Aravena, descobrindo as crenças subjacentes que orientam o vencedor do Prêmio Pritzker deste ano.
Grande parte do trabalho de Alejandro Aravena, projetado individualmente ou no grupo ELEMENTAL, incorpora um momento eureka, um momento em que, após um interrogatório cuidadoso do programa com o cliente, o arquiteto surge com uma resposta contra-intuitiva, porém simples, para o problema. (Para o centro de informática da Universidade Católica, os laboratórios tinham que ser simultaneamente escuros e bem iluminados. Para a habitação social em Iquique, em vez de uma boa casa inteira que você não pode pagar, você recebe a metade de uma boa casa). Por sua vez, essas equações são incorporadas em edifícios que adquirem normalmente formas tão simples. Os clientes e ocupantes repetem o "aha" com mesmo tom e realização de Aravena. "Se eu não posso, de forma convincente, transmitir a ideia do projeto por telefone, já sei que é uma má ideia", ele disse.
15 imagens de obras do Alejandro Aravena, Prêmio Pritzker 2016
Alejandro Aravena é o primeiro arquiteto chileno a receber um Prêmio Pritzker. Elogiado por reviver o engajamento social na Arquitetura, o diretor executivo do ELEMENTAL provou a capacidade do arquiteto em resolver assuntos globais através de um portfólio diversificado. Veja os 15 projetos que exemplificam a contribuição de Aravena ao campo arquitetônico.
Casa Calafquen / GA estudio
Iñaqui Carnicero e Carlos Quintáns dirigirão o Pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza 2016
Iñaqui Carnicero e Carlos Quintáns foram escolhidos para dirigir o pavilhão espanhol na Bienal de Arquitetura de Veneza 2016, dirigida pelo arquiteto chileno Alejandro Aravena e que tem como tema: "Reporting from the Front".
Iñaqui Carnicero é professor de projeto na Universidade de Cornell nos Estados Unidos, atividade que desempenha juntamente com seu trabalho profissional como arquiteto, que já lhe rendeu importantes prêmios como o Design Vanguard Award, o AIANY Housing Award, o Emerging Architects Award, o FAD e o COAM Award.
Carlos Quintáns é professo do departamento de Construções Arquitetônicas da Escola de A Coruña e diretor da revista Tectónica, além de trabalhar como arquiteto e ter sido reconhecido com o COAG, o FAD e o prêmio da Bienal de Arquitectura Española.