-
Arquitetos: Atelier Guo
- Área: 24 m²
- Ano: 2023
Pavilhão La Patella / Atelier Guo
Centro de Visitantes do Parque Florestal Urbano de Kunshan / Atelier Archmixing
-
Arquitetos: Atelier Archmixing
- Área: 1025 m²
- Ano: 2023
Praça Azul / Atelier Guo
-
Arquitetos: Atelier Guo
- Área: 70 m²
- Ano: 2021
Jardim Songming / Atelier VISION
-
Arquitetos Paisagistas: Atelier VISION
- Área: 150 m²
- Ano: 2020
Centro Yiwu Chian Wutong Yard / ALL STUDIO
-
Arquitetos: ALL STUDIO
- Área: 850 m²
- Ano: 2023
Centro Cultural de Nanjing / Studio Link-Arc
-
Arquitetos: Studio Link-Arc
- Área: 1176 m²
- Ano: 2019
Como os espaços arquitetônicos podem ser para todos?
A essência da democracia é o autogoverno e a autonomia do povo, com base em seus próprios direitos. Suas características são demonstradas na igualdade e na participação. Se democracia significa um modo de vida pública mais equitativo na arquitetura, então esse modo de vida depende da homogeneização da estrutura espacial do edifício, com espaços públicos abertos, transparentes e com diversas funções. Também é possível argumentar que o nascimento, a manutenção e o desaparecimento da democracia ocorreram no espaço público.
O regime democrático de Atenas começou no século VI a.C. A praça tornou-se um ponto de encontro, um símbolo da política democrática da arquitetura. Embora o acesso das pessoas à assembleia tenha se tornado mais amplo e prático com o avanço da tecnologia, a existência do espaço público na cidade permanece crítica, representando as demandas espaciais dos direitos públicos dos cidadãos além das condições básicas de sobrevivência e cumprindo uma importante função espiritual de expressar a democracia. Isso posto, como a arquitetura pode ser democrática? Como podemos perceber o caráter público da arquitetura?
Precisamos da psicologia para construir espaços saudáveis e agradáveis de viver
O que faz de um projeto de interiores um espaço saudável tanto para a nossa mente quanto para o nosso corpo? Essa foi a questão central do nosso tópico do mês de março “Interiores e bem estar”.
Centro turístico de Zhujiajiao / Wuyang Architecture
-
Arquitetos: Wuyang Architecture
- Área: 1781 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: SKF Construction
10 Opiniões sobre arquitetura em 2021
Este segundo ano de pandemia foi uma tremenda oportunidade para continuar a reflexão e o debate sobre os temas mais prementes da arquitetura. Nesta linha, queríamos que nossos leitores se unissem ativamente, contribuindo com suas experiências e conhecimentos. Ao longo do ano, a cada mês os convidamos a escrever seus comentários e anotações sobre uma ampla gama de assuntos - desde o futuro das cidades, a automação e a arquitetura multidisciplinar, até a arquitetura e meio ambiente, reabilitações, migrações, equidade e bem-estar.
Depois de ler e compilar todas as mensagens recebidas, tanto de profissionais da construção, quanto estudantes e interessados em arquitetura, é hora de apresentar as principais posições. Muito obrigado por suas opiniões!
Os melhores projetos de arquitetura de 2021
Os mais de 5000 novos projetos publicados ao longo de 2021 fazem do ArchDaily a maior bilioteca online de arquitetura do mundo. A equipe curatorial do ArchDaily pesquisa, contata escritórios, prepara e apresenta projetos construídos em todo o mundo diariamente com o objetivo de oferecer inspiração, conhecimento e ferramentas aos nossos leitores que contribuem na criação de melhores ambientes construídos.
Como projetar interiores saudáveis?
Como projetar espaços que sejam saudáveis para nossa mente e nosso corpo? Esta é a principal questão a que iremos responder neste mês de março abordando o tema interiores e bem-estar.
Biblioteca e Teatro Pinghe / OPEN Architecture
-
Arquitetos: OPEN Architecture
- Área: 5372 m²
- Ano: 2020
Arquitetura subterrânea: mimese e eficiência térmica
A arquitetura como resultado da ação humana sobre a paisagem, confronta-se sempre com o desafio de construir relações entre o espaço construído e o contexto natural específico. Quando tratamos de edifícios enterrados, este vínculo se torna ainda mais evidente além de um fator fundamental para o sucesso do projeto. Neste contexto, a decisão de intervir na paisagem natural, seja enterrando ou aterrando, geralmente trás uma série de benefícios para um projeto de arquitetura, entre os quais podemos destacar a integração com o contexto e outros benefícios técnicos, como por exemplo, uma melhor eficiência termodinâmica.
Os melhores projetos de arquitetura de 2020
Em nome de toda a equipe do ArchDaily, gostaríamos de agradecer seu apoio – a participação de vocês, leitoras e leitores, ajudou a tornar 2020 um ano melhor. Podemos dizer com satisfação que este ano, mais que em qualquer outro, alcançamos profissionais da arquitetura de todas as partes do mundo, contribuindo com ferramentas e inspiração para a criação de espaços melhores.
Com mais de 5.500 obras diferentes publicadas ao longo do ano, nossa equipe de curadores tem o prazer de compartilhar esta seleção dos 100 projetos mais acessados de 2020. Esta lista representa o que há de melhor no conteúdo criado e compartilhado pela comunidade do ArchDaily nos últimos 11 meses.