![Centro Educacional FarmED / Timothy Tasker Architects - Fotografia de Exterior, Centro De Pesquisas](https://snoopy.archdaily.com/images/archdaily/media/images/615c/9669/0e06/d201/6406/67b2/slideshow/farmed-0.jpg?1633457827&format=webp&width=640&height=580)
-
Arquitetos: Timothy Tasker Architects
- Ano: 2021
O Royal Institute of British Architects acaba de anunciar a lista dos 54 projetos premiados na última edição do RIBA National Awards, destacando algumas das mais significativas realizações arquitetônicas dos últimos anos no Reino Unido. Abarcando uma vasta gama de diferentes tipologias, desde residenciais unifamiliares a conjuntos habitacionais, edifícios educacionais, culturais, instalações esportivas e hospitais, os projetos celebrados nesta edição do RIBA National Awards revelam uma preocupação crescente com a manutenção e salvaguarda do patrimônio construído na industria da arquitetura e construção, bem como um investimento significativo em educação e cultura no país. Criado em 1966, o prêmio nacional do Real Instituto de Arquitetos do Reino Unido oferece um panorama bastante amplo sobre o ambiente construído e as principais tendências da industria da arquitetura e construção no país.
Visto que seres humanos passam a maior parte de suas vidas em ambientes fechados, não nos surpreende o fato de que determinadas características do espaço construído têm um impacto significativo em nosso comportamento psíquico. A psicologia ambiental é, de fato, a disciplina que estuda o comportamento humano em suas interrelações com os espaços onde a vida humana transcorre. Condições de iluminação, de escala e proporção assim como os materiais e suas texturas são características espaciais que emitem informações para nossos sentidos, afetando a maneira como nos relacionamos com o espaço, produzindo um sem fim de sensações e reações.
Determinadas características do espaço construído são capazes de induzir sensações de tranquilidade e segurança, de fazer com que as pessoas se sintam bem e relaxadas ou até aumentar a concentração e a produtividade dos usuários em seu ambiente de trabalho. Independente de qual sejam as sensações que eles nos provocam, não se pode negar que as características dos espaços em que vivemos – ou trabalhamos – desempenham um papel fundamental na maneira como as pessoas se sentem e como elas se relacionam com o espaço; e portanto, a psicologia ambiental pode ser uma importante aliada no desenvolvimento de projetos que proponham soluções para promover uma maior qualidade de vida aos seus usuários.
O arquiteto ítalo-britânico Richard Rogers anunciou sua aposentadoria, 43 anos após fundar o escritório Rogers Stirk Harbour + Partners. Como um dos maiores arquitetos vivos da atualidade, é conhecido por suas obras high tech, das quais se destacam o edifício Lloyd's em Londres e o Centro Pompidou em Paris. Laureado com o Prêmio Pritzker, tornou-se um dos arquitetos mais reconhecidos do mundo, desenvolvendo projetos visualmente marcantes e programaticamente adaptáveis em diversos países.
Como um dos principais expoentes do movimento high-tech britânico, Richard Rogers, se destaca como um dos arquitetos mais inovadores e distintos de sua geração. Rogers fez seu nome nas décadas de 1970 e 1980, com edifícios como o Centro Georges Pompidou em Paris e a sede do Lloyd's Bank em Londres. Até hoje, seu trabalho lida com motivos semelhantes, utilizando cores vibrantes e elementos estruturais aparentes para criar um estilo reconhecível, mas altamente adaptável.
O Royal Institute of British Architects (RIBA) apresentou os projetos finalistas para o primeiro Prêmio Neave Brown para Habitação, criado em homenagem ao arquiteto Neave Brown, vencedor da Royal Gold Medal de 2018, a qual foi entregue em 2017 devido a saúde debilitada do arquiteto que acabou falecendo em janeiro de 2018. Os quatro projetos habitacionais finalistas do Prêmio Neave Brown foram anteriormente premiados com o RIBA Regional Award de 2019 nas cidades de Londres, Cambridge e Norwich.
O Royal Institute of British Architects publicou a lista de finalistas do Stirling Prize 2019 para o melhor edifício do Reino Unido. A lista restrita deste ano apresenta seis projetos que variam muito em tipo, escala, orçamento e localização, de uma destilaria de uísque escocesa a um importante centro de transportes de Londres.
Publicado recentemente pelo RIBA (Royal Institute of British Architects), "dez características dos lugares onde as pessoas querem viver" apresenta uma série de estudos de caso que ilustram elementos de projetos contemporâneos de habitações coletivas. Esta documentação serve para melhor identificar e analisar elementos específicos e bem sucedidos de projetos existentes, os quais podem ser facilmente incorporados e adaptados à novos projetos, não apenas no Reino Unido, mas em qualquer lugar do mundo.
O estudo foi concebido para evidenciar a relação direta existente entre um bom projeto de arquitetura e a qualidade final da obra construída, principalmente quando se trata de habitação social. Cada exemplo utilizado procura ilustrar como pode ser fácil adaptar e replicar conceitos de um bom projeto de arquitetura.
O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou os vencedores do RIBA National Awards 2016. Os finalistas para o RIBA Stirling Prize para as melhores edificações do Reino Unido do ano serão escolhidos dentre estes 46 edifícios premiados.
Um total de 68 edifícios foram restritamente selecionados para o 2016 RIBA London Awards, inclusive projetos dos escritórios John McAslan + Partners, dRMM Architects, Níall McLaughlin Architects, Eric Parry Architects e Rogers Stirk Harbour. Todos os edifícios finalistas serão visitados e cuidadosamente avaliados por quatro jurados locais e os vencedores regionais serão contemplados para o RIBA National Award. Os finalistas do RIBA Stirling Prize - concedido ao o melhor edifício do ano do Reino Unido - serão os vencedores do RIBA National Award.
Confira, a seguir, a lista completa das obras finalistas.