-
Arquitetos: NORRØN Architects
- Área: 600 m²
- Ano: 2020
Casa Åstrup Have / NORRØN Architects
11 Conselhos para projetar espaços públicos vibrantes
A 3ª Semana Internacional “Placemaking”, realizada anualmente pela organização filantrópica Project for Public Spaces (PPS), teve lugar entre os dias 1º a 4 de outubro de 2019 na cidade de Chattanooga, Tennessee. Anteriormente organizado nas cidades de Amsterdã (2017) e Vancouver (2016), este inspirador e envolvente evento é um espaço de encontro e intercâmbio de ideias entre, pessoas, profissionais e organizações comprometidas com a construção de “lugares”, promovendo a difusão deste conceito tanto no contexto local da cidade sede quanto no nível internacional.
A PPS, responsável pela criação da Placemaking Week, é uma organização focada em promover a cultura, a construção e a manutenção de “lugares”, ou seja, espaços públicos capazes de construir comunidades mais inclusivas e sustentáveis. Em 1999, a Project for Public Spaces publicou o livro “How to turn a place around”, definindo as bases do movimento “placemaking” e fornecendo diretrizes e princípios a serem seguidos para se construir lugares capazes de gerar comunidades mais vibrantes e inclusivas.
Arquitetura de madeira para crianças: projetando espaços aconchegantes e divertidos
O ambiente em que habitamos nos influencia diretamente. Quando pensamos nas crianças, é sempre desejável que consideremos que este ambiente seja seguro, acessível e, ao mesmo tempo estimulante, para que eles possam se mover e se desenvolver livremente sem colocar sua integridade física em perigo. Já falamos em outra oportunidade sobre como criar playgrounds dentro de casa, mas hoje, decidimos reunir uma série de exemplos que usam o calor e a versatilidade da madeira para criar interiores interativos, criativos e divertidos para as crianças.
Escola South Harbor / JJW Arkitekter
Prisão Storstrøm / C.F. Møller
Recontextualizar objetos cotidianos: o sucesso do projeto Superkilen do BIG e TOPOTEK 1
Fundado em 1996 por Martin Rein-Cano, de Buenos Aires, o TOPOTEK 1 desenvolveu rapidamente uma reputação como uma empresa multidisciplinar de arquitetura paisagística, focando na re-contextualização de objetos e espaços e em abordagens interdisciplinares de design, enquadradas no contexto contemporâneo do discurso cultural e social.
O premiado escritório com sede em Berlim completou uma série de espaços públicos, desde complexos desportivos e jardins até praças públicas e instalações internacionais. Projetos significativos incluem o telhado verde Railway Cover em Munique, o híbrido Heerenschürli Sports Complex em Zurique e da Embaixada da Alemanha em Varsóvia. A empresa também concluiu recentemente o Centro de Pesquisa e Recreação Schöningen Spears, perto de Hanover, trabalhando com tipologias contrastantes do prado aberto e da densa floresta em um terreno histórico.
Moradia Estudantil / C.F. Møller
Material em Foco: Torre Salling pelos arquitetos do Dorte Mandrup Arkitekter
Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde pedimos aos arquitetos que compartilhem conosco como se dá o processo de criação através da escolha de materiais que definem parte importante da construção de seus edifícios.
Instalada no ano passado, a Torre Salling é um notável marco escultural à Aarhus Docklands na Dinamarca. No seu interior, sua forma simples e equilibrada proporciona várias maneiras de observar o porto e a cidade - no entanto, os arquitetos do Dorte Mandrup Arkitekter queriam que, a vista externa da torre tivesse uma aparência abstrata, referenciando temas náuticos com a sua forma da vela e de escotilhas como aberturas enquanto obscurece o processo de sua própria construção. Para que isso fosse possível, a empresa criou uma estrutura composta inteiramente por uma única peça de aço que pousa sobre sua estrutura de fundação. Nesta entrevista, o arquiteto do projeto, Noel Wibrand, nos contou detalhes sobre como a escolha do material aplicado no projeto contribuiu para seu processo de construção.
Torre Salling / Dorte Mandrup
- Ano: 2015
Anunciados os vencedores do Prêmio International Chapter Architecture 2016 na Austrália
O Australian Institute of Architects anunciou os vencedores do Prêmio International Chapter Architecture de 2016, que reconhece projetos realizados por arquitetos australianos fora do país.
Selecionados dentre 16 concorrentes em cinco categorias, os sete vencedores são notáveis por seu tamanho, escala e localização.
Os sete vencedores do Prêmio International Chapter de 2016 são:
Centro Darwin / C.F.Møller Architects
Casa Ativa da Great Gulf / Superkül inc
-
Arquitetos: Superkül inc
- Área: 305 m²
- Ano: 2013