-
Arquitetos: Kidz Studio
- Área: 50 m²
- Ano: 2024
-
Fabricantes: Flux, MITEA LIGHTING
Cafeteria Kafeterija / Kidz Studio
Cafeteria Chernyi Cooperative Coffee Roasters / FREYA Architects
-
Arquitetos: FREYA Architects
- Área: 140 m²
- Ano: 2023
Edifício Residencial em Griebnitzsee / Tchoban Voss Architekten
-
Arquitetos: Tchoban Voss Architekten
- Área: 1636 m²
- Ano: 2023
Conjunto Habitacional Caméo Moscow Villas / Architectural Bureau WALL
-
Arquitetos: Architectural Bureau WALL
- Área: 7473 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: Franken-Schotter
Cabana Russian Quintessential / Sergey Kuznetsov
-
Arquitetos: Sergey Kuznetsov
- Ano: 2021
Oficina Sarai / Alexander Erman Architecture & Design
-
Arquitetos: Alexander Erman Architecture & Design
- Área: 18 m²
- Ano: 2020
Torres Residenciais Kauchuk / Meganom
Reciclagem de bitucas de cigarro como matéria prima para tijolos leves
Alunos da Escola de Engenharia da Universidade RMIT publicaram recentemente um estudo experimentando uma nova forma de gerenciamento de resíduos e reciclagem. Como eles observaram em sua pesquisa, bitucas de cigarro são o item de lixo individual mais comumente descartado no mundo, com cerca de 5,7 trilhões tendo sido consumidos em todo o mundo em 2016. No entanto, os materiais das pontas de cigarro - particularmente seus filtros de acetato de celulose - podem ser extremamente prejudiciais ao meio ambiente devido à baixa biodegradabilidade. O estudo RMIT baseia-se em uma pesquisa anterior de Mohajerani et. al (2016) que experimentou adicionar pontas de cigarro descartadas a tijolos de argila para uso arquitetônico. Em sua pesquisa, os alunos da RMIT descobriram que tal medida reduziria o consumo de energia do processo de produção de tijolos e diminuiria a condutividade térmica dos mesmos, mas que outras questões, incluindo contaminação bacteriana, teriam que ser abordadas antes de uma implementação bem-sucedida. A seguir, exploramos essa pesquisa com mais detalhes, investigando sua relevância para a indústria da arquitetura e imaginando possíveis futuros de aplicação.
A cidade na escala humana: espaços públicos com e sem pessoas
Durante os primeiros dias de quarentena em diferentes cidades do mundo pudemos ver ruas, praças e parques desertos. Uma das coisas mais desejadas em tempos pré-pandêmicos era a vida pública dos espaços urbanos. Nesse sentido, reunimos uma série de fotografias que ajudam a compreender a importância da presença humana aos espaços públicos das cidades.
Pilares redondos na arquitetura: da coluna clássica ao suporte escultural moderno
O pilar adornou exemplos monumentais da arquitetura desde a antiguidade, das colunas dóricas do Partenon aos capitéis coríntios do pórtico do Panteão. No Ocidente, os legados dessas formas clássicas foram evoluindo ao longo dos séculos e nos tempos modernos podemos encontrá-los nas dóricas do Lincoln Memorial, as colunas jônicas do pórtico do museu britânico e os pilotis da Villa Savoye. Hoje, o pilar de seção redonda continua a ser usado em projetos contemporâneos, tanto funcional quanto esteticamente. A seguir, examinamos esses elementos com mais detalhes, incluindo seus materiais, construção, qualidades estruturais e vários exemplos contemporâneos de seu uso.
Anunciados os vencedores do 2020 International Architecture Awards
O Chicago Athenaeum: Museu de Arquitetura e Design e o Centro Europeu de Arquitetura, Arte, Design e Estudos Urbanos anunciaram o 2020 International Architecture Awards. O prêmio, que reconhece os melhores projetos arquitetônicos e urbanos do mundo, destacou mais de 120 projetos de 38 países na edição de 2020.
Otimização de espaços domésticos: 30 plantas de apartamentos de 20 a 50m²
Projetar o interior de um apartamento de área reduzida é, sem dúvida, um desafio. Sabemos que uma residência deve ser o mais confortável possível para seus habitantes, mas quando dispomos de poucos metros quadrados e algumas funções imprescindíveis, encontrar a disposição espacial mais adequada não é tarefa fácil. Para lhe inspirar em seus próximos projetos de pequena escala, compilamos a seguir 26 plantas de apartamentos de 20, 30 e 40 metros quadrados.
Archi Loft / Geometrix Design
-
Arquitetos: Geometrix Design
- Área: 450 m²
- Ano: 2019
Residência n. n / J. Mayer H + Alexander Erman Architecture & Design
O que é Madeira Laminada Colada (MLC ou Glulam)?
A madeira laminada colada (MLC), também conhecida como Glulam (por seu nome inglês 'Glued Laminated Timber'), é um material estrutural fabricado através da união de segmentos individuais de madeira, colados com adesivos industriais (geralmente adesivos de resina de melamina ou poliuretano). As peças resultantes oferecem alta durabilidade e resistência à umidade, podendo vencer grandes vãos e conformar formas únicas.