Texto por Constanza Martínez Gaete, via Plataforma Urbana. Tradução Archdaily Brasil.
Desde o início deste ano, Tallinn, capital da Estônia, está estabelecendo um verdadeiro precedente para o transporte na Europa. Acontece que para reduzir a poluição, decidiu-se que seu sistema de transporte público seria gratuito para os 420 mil habitantes. Assim, a cidade tornou-se a primeira capital europeia a adotar essa medida.
Cada vez que uma pessoa sobe em um ônibus, bonde ou ônibus elétrico, deve apresentar um “Bilhete Verde”, criado especialmente para validar a viagem gratuita. Com um custo de € 2, ele certifica a residência de cada passageiro.
Segundo cálculos do município de Tallinn, o número de habitantes aumentou em 3.686 pessoas durante 2012 – número que continua crescendo – o que permitiu aumentar os impostos e financiar esta medida. Assim mesmo, o benefício tem gerado interesse entre as pessoas que reivindicam Tallinn como sua residência de verão, mudando-se para a cidade como residência permanente, para fazer uso do Cartão Verde.
Com este incremento na arrecadação de imposto, podem-se cobrir os gastos por €12,4 milhões que se obtinha em passagens, representando 23% do custo anual que gera o transporte público na cidade.
O vice-prefeito da cidade, Taavi Aas, referiu-se a esta política e disse que “tivemos esta ideia há apenas um ano e descobrimos que desde as primeiras semanas, o número de pessoas que usaram o transporte público aumentou, então decidimos aumentar o número de ônibus em serviço”.
Segundo Pavel Ilmajary, habitante de Tallin, este benefício é “tão novo que muitas vezes esqueço-me de fazer (...). Mas não vou reclamar, a gratuidade dos transportes é muito prática e gosto muito".
Mas nem todos os passageiros manifestaram-se de acordo com a política, especialmente quem vive nas zonas rurais e em outras cidades, pois não podem certificar uma residência no município. Este é o caso de Eve, estudante de 26 anos, que declarou que para ela, “o transporte público não é gratuito. Esta medida é muito injusta para os que não moram em Tallinn. Nas zonas rurais as pessoas geralmente ganham menos dinheiro do que na capital”.
Por isso, os habitantes de outras áreas deverão continuar pagando €1,60 por cada passagem e, quem for flagrado no transporte público sem ter pago, poderá receber multas de até €60.
A medida, que busca reduzir a poluição, também aponta a desestimular o uso dos automóveis, pois, segundo Toomas Pirn, porta-voz do município, “os estudos mostram que são eles os que mais poluem”. Mas, sem dúvidas, a meta mais ambiciosa para esta cidade é converter-se em 2014, como a Capital Verde da Europa, categoria outorgada pela Comissão Europeia e que este ano foi dada para Nantes (França).