Nesta semana no Cinema e Arquitetura, compartilhamos este documentário que faz parte da mostra Arquitectura Film Festival Santiago 2012, realizado por Michael E. Arth y Blake Wiers. O filme conta precisamente a história de Michael Arth, um "artista, desenhador urbano e promotor imobiliário" que com determinação conseguiu mudar a qualidade de vida de um bairro degradado e perigoso na Flórida, Estados Unidos.
Sua ideia vai além da simples renovação de sua nova casa; seu plano é a criação de um novo urbanismo ecológico formado por "pedestres", que usam os carros apenas quando é estritamente necessário e onde a pessoa e o bem da comunidade está em primeiro lugar. Seu sonho vai se realizando - apesar da resistência de uma área a ponto de demolição - ao motivar mais pessoas para que comprem outras casas e sigam seu exemplo.
É o inspirador trabalho de um "não-arquiteto" que quer mudar o mudo casa por casa.
FICHA TÉCNICA
Título original: New Urban Cowboy
Ano: 2008
Duração: 83 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Michael Arth & Blake Wiers
SINOPSE
Infeliz com os aumentos do custo de vida, o artista e urbanista Michael Arth, decide abandonar Los Angeles e se mudar para um bairro deteriorado e perigoso de Flórida. Sua visão, baseada na premissa de que os bairros são feitos pelas pessoas, motiva esta radical mudança de vida. Assim, ele renova sua casa e decide utilizar o veículo apenas quando seja necessário, com o objetivo de construir um bairro sustentável. Apesar da oposição dos traficantes do lugar, Arth impulsiona a compra de novas residências para integrar mais pessoas a este projeto coletivo.
A tarefa titânica - registrada por ele mesmo - possui êxito graças à tensão de um homem disposto a tudo para realizar seu sonho. Instala então sua visão de que, ao contrário dos grandes vícios das cidades grandes, nas vizinhanças, o que mais importa são as pessoas.
Mais sobre o projeto de Michael E. Arth no seguinte link.