O arquiteto e ilustrador Fabio Barilari compartilhou conosco sua série de ilustrações "Il Senso delle Cose", apresentada em Roma entre janeiro e fevereiro, de 2013. A série busca descrever, através do desenho, "a alma dos lugares, dos objetos encontrados aí e suas memórias".
“There's a bit of magic in everything
And then some loss to even things out”
Lou Reed – Magic and Loss
Arquitetura, ruas, praças, objetos de design, objetos espontâneos, detalhes; todas estas coisas que definem o caráter e a personalidade de um lugar, e moldam o ânimo das pessoas que passam por ali, mesmo que brevemente.
Apaixonar-se por um lugar é como se apaixonar por uma pessoa, acontece do mesmo modo e pode levar o mesmo tempo: é irracional, íntimo e intangível.
A palavra "senso", utilizada no título, seria o "sentido", sinônimo de "significado", mas também como a "habilidade de perceber" e portanto "de estar vivo". Il Senso delle Cose (O Sentido das Coisas) é antes de tudo um modo de descrever através das ilustrações, uma fotografia do que os Latinos chamavam de genius loci.
É esta "herança oral e imaterial da humanidade" que a Unesco reconhece e protege, em lugares intensos como Jāmaa el-Fnā em Marrakesh.
Por esta razão, cada lugar é vivido e, em seguida, descrito com uma técnica específica e estilo de narrativa, deixando cada novo capítulo / destino como uma estrutura aberta, em ambos os planos gráficos e narrativos.
O projeto inclui histórias de 20 lugares, em 5 continentes. Os lugares descritos são Nápoles, São Francisco, Chicago, Essaouira, e Roma.
Ilustrações por Fabio Barilari
A exposição ocorreu no Chiostro del Bramante, Arco della Pace, 15 - Roma, entre: 09/01 – 10/02 de 2013.
Mais informações sobre o seu trabalho aqui.