Em Lodz, Polônia, há grandes murais que cobrem fachadas de 21 edifícios do centro da cidade, que pelas suas proximidades, deram origem à “Galeria Urban Forms”, exposição permanente de arte no espaço público. Ela pode ser percorrida a pé, em poucas horas ou em minutos, se você visitar o mapa interativo da galeria, onde são agrupados os trabalhos de artistas da Alemanha, Austrália, Brasil, Chile, Espanha, França e Polônia.
Criada com o objetivo de difundir a arte na cidade e para que as manifestações artísticas atuem como uma ferramenta de requalificação social, hoje é o projeto mais importante da fundação homônima, criada em 2009. Futuramente, a mesma não descarta ampliar as expressões artísticas à escultura, instalações e elaboração de joias, entre outras, para que Lodz conte com uma agenda cultural que se renove constantemente.
A galeria foi criada sob os beirais da fundação, que busca democratizar o acesso à arte por parte dos moradores e pelos turistas de passagem pela cidade. Os murais abrangem o tecido urbano de Lodz, melhorando a imagem atual e dotando-a de um valor artístico e original.
Para as pessoas que ainda não conhecem a cidade, os murais podem ser vistos através de um mapa interativo que identifica onde cada um está localizado e que, quando perfurado, fornece mais informações sobre o autor.
Como nos últimos anos a incursão dos murais obteve uma boa recepção pelos cidadãos, a fundação também tem focado em apoiar, promover e organizar, iniciativas independentes em outras áreas, como esportes e temas sociais.
O vídeo a seguir mostra os artistas, dando vida às paredes vazias de Lodz.