Há 63 anos, em Basiléia,
nascia o arquiteto Pierre de Meurom. Sua obra é indissociável da de seu
companheiro de estudos (no ETH em Zurique, Suíça) e trabalho, Jacques Herzog.
Pierre é, desde 1978, uma das duas metades do prestigioso escritório Herzog
& de Meuron.
"A arquitetura é uma oportunidade de iluminar plenamente os espaços em que vivemos e trabalhamos, para criar uma experiência que atraia todos os sentidos".
Na seqüência, uma breve retrospectiva profissional.
O conjunto de sua obra se caracteriza pelas soluções imaginativas e sensíveis das condicionantes e problemas da arquitetura. Respostas que vão desde o detalhe artesanal até o uso da tecnologia. Como eles mesmos descrevem, o uso da luz como qualificadora dos espaços é um aspecto chave de suas obras."
Devido a esta combinação, rapidamente atraíram o reconhecimento internacional. Foram laureados com o Prêmio Pritzker em 2001, com a RIBA Royal Gold Medal e com o Prêmio Imperial em 2007.
Herzog & de Meuron têm projetado obras que vão desde a pequena escala -casas e edifícios residenciais - até a grande escala - com projetos urbanos, de estádios, museus e fábricas.
Algumas de suas mais importantes obras são o Edifício Fórum (Barcelona), o Tate Modern (Londres), o Kuppersmuhle Museum (Duisburgo, Alemanha), a Biblioteca Eberswalde Technical (Eberswalde, Alemanha), o Espaço das Artes e a Plaza de España (Santa Cruz de Tenerife, Espanha).
Parabéns pelos 63 anos, e que realize muitos outros projetos!