Na Rússia, centenas e centenas de edifícios estão em risco, e trabalho de assegurar que eles não sejam extintos está nas mãos de poucos interessados.
Um desses guerreiros é Natalia Melikova, autora do The Constructivist Project, um website que busca preservar a memória - e, com esperança, inspirar a proteção - da arquitetura russa de vanguarda. Embora tenha origem em seu projeto de tese, está progressivamente se tornando uma de suas paixões. Nas palavras de Melikova, "Ao compartilhar fotografias (minhas próprias e outras), artigos, eventos, exposições, e outros recursos sobre a vanguarda, The Constructivist Project une interesses em comum e apreciação da arte e história da Rússia, e as torna acessíveis em inglês a um público internacional. Este é um modo de iniciar o debate não só sobre a situação perigosa da arquitetura de vanguarda russa mas também sobre preservação cultural e desenvolvimento urbano em geral."
Veja 10 das imagens de Melikova, fotos instantâneas de uma parte da história da Rússia sendo rapidamente esquecida, com as descrições dela, a seguir.
Tsentrosoyuz Poster
Este cartaz é dedicado ao único edifício construído por Corbusier na Rússia. Os projetos de cartazes foram minha tese, que combinou fotografia e texto, projetados segundo a estética da vanguarda russa (este cartaz é do meu primeiro conjunto de projetos).
Rusakov Workers' Club
O primeiro de cinco clubes construídos por Konstantin Melnikov. O projeto cumpre o objetivo da arquitetura funcional como um espaço que pode ser convertido em vários usos. O trabalho de restauração no edifício começou em Fevereiro, mas a comunidade arquitetônica têm suas dúvidas sobre a qualidade do restauro.
Gosplan Garage
A última de várias garagens construídas por K. Melnikov, a fachada lembra a frente de um carro, mas não só de "faróis dianteiros" ela se faz.
Intourist Poster
Esta é outra garagem por K. Melnikov. Este cartaz é da minha série final, impresso à mão usando o método de serigrafia.
Bread Factory No.9
Uma das várias fábricas de pão construídas pelo engenheiro G. Marsakov, esta ainda funciona. Entretando, a Fábrica de Pão No 5, construída com mesmo design circular, está abandonada e destruída. Este edifício aguarda o projeto de reconstrução para ser transformada em um centro empresarial.
Mausoleum
Projetado por Alexei Shchusev, o mausoléu de Lenin foi a princípio construído em madeira, como uma pirâmide de degraus. Foi posteriormente reconstruído em granito preto e vermelho, onde a influência de Malevich sobre o trabalho de Shchusev pode ser claramente vista.
VEI building
Iniciado depois mas finalizado antes do Tsentrosoyuz de Corbusier, a influência deste pode ser vista no edifício VEI. Uma instituição de pesquisa científica, depois de WWII se tornou uma instalação para estudantes, o que permanece até hoje. O edifício está mais ou menos preservado.
Lenin Library
O projeto para a biblioteca começou no final dos anos 1920, mas o edifício foi concluído somente uma década depois. Construído próximo ao Kremlin, foi um edifício importante. Com as mudanças de estilo, o que começou com um projeto construtivista acabou sendo construído em um estilo transitório de pós construtivismo, com elementos de Art Deco.
Mossovet Garage
Projetada por K. Melnikov no formato de uma ferradura, com engenharia por V. Shukhov, ainda funciona como uma garagem.
Commune House
A casa comunal de estudantes está atualmente passando por uma reconstrução maciça que começou em 2008 e ainda tem cerca de 2 anos pela frente. Quanto completa, irá retomar sua função original como dormitórios de estudantes. O primeiro projeto financiado pelo governo, poderia funcionar como um precedente na reconstrução de edifícios construtivistas.
Veja mais imagens de Melikova em The Constructivist Project