O assento Macarao, criado por AGA Estudio Creativo, atende e sintetiza uma série de temas que ocupam seu interesse. Por uma parte os conceitos de modularidade, conectividade e descentrabilidade. Por outra, a relação cidade-objeto-paisagem e as possibilidades de linguagem que existem em seus limites ou encontros. Foi isto que impulsionou a criação de um elemento que possibilita o diálogo entre similaridades e diferenças, lógica e sorte, igualdade e diversidade, próximo e disperso, que seja único ou um conjunto, com a claridade de recriar uma situação diferente em cada contexto.
Um mobiliário mestiço, um assento sem encostos para estadias de longa duração, que com várias possibilidades combinatórias preenche o espaço de maneira indefinida; constrói a paisagem. Está desenhado sob critérios de segurança, polivalência, estabilidade, custo-manutenção e estéticos. Neste sentido, destaca-se:
- Sua materialidade, que responde a um equipamento para espaços exteriores e por isto está exposto a condições climáticas, uso, tráfego, vandalismo, entre outras coisas;
- Suas dimensões que respeitam o compromisso entre a ocupação do espaço e o conforto do usuário;
- O sistema de fixação é simplesmente apoiado em função do seu peso.