“Tornar mais humana a arquitetura significa fazer fazer uma arquitetura melhor e alcançar um funcionalismo muito mais amplo que o puramente técnico."
Há 116 anos nascia um dos maiores arquitetos da história: o finlandês Alvar Aalto. Pioneiro do design e da arquitetura moderna, Aalto se graduou com distinção em 1921 na Universidade de Tecnologia de Helsinki, onde surgiram os primeiros traços de sua arquitetura.
Mais informações a seguir.
Quando decidiu ser arquiteto, viajou para Helsinki, para o único local onde se oferecia o curso de arquitetura na Finlândia: a Universidade de Tecnologia de Helsinki. No outono de 1923, logo após casar-se com Aino Marsio, uma arquiteta com a qual trabalhou durante 25 anos, Aalto estabeleceu um escritório em Jyväskylä, local onde passara a infância.
Seus desenhos sempre foram marcados por constantes pesquisas e transformações, partindo do classicismo nórdico, passando pelo funcionalismo puro, até se converter numa referência internacional para o Movimento Moderno, fazendo uso da forma orgânica e de materiais naturais. Como membro do CIAM, o renomado arquiteto foi o único da segunda geração do Movimento Moderno a ser reconhecido como mestre.
Depois de todas estas mudanças e transformações, Aalto finalmente alcançou uma visão da arquitetura como uma obra de arte completa, considerando desde o mobiliário até o controle da luz e do espaço. Assim, tornou-se conhecido por ser o projetista de todas as escalas. Em geral, sua arquitetura se caracteriza, como dito anteriormente, pelo uso de materiais naturais integrados com o vidro e o concreto, alcançando eficiência funcional.
Para homenagear este mestre da arquitetura nórdica, reveja alguns dos mais importantes projetos de Aalto publicados pelo ArchDaily Brasil: Casa Experimental Muuratsalo; Universidade Jyväskylä; Villa Mairea.