Hoje, no Cinema e Arquitetura, o ArchDaily Brasil presta homenagem ao cineasta brasileiro Eduardo Coutinho. Edifício Master, cenário e título do documentário de 2002 dirigido pelo ícone do cinema nacional, oferece ao espectador um novo olhar sobre Copacabana, de forma distinta e discreta, através do cotidiano dos moradores do edifício retratando suas identidades, particularidades, condições e formas de vida.
Copacabana, um dos cartões postais mais famosos do Rio de Janeiro, é um dos destinos mais desejados em todo o mundo, no entanto, no Edifício Master, a bela praia e suas calçadas monumentais ficam em segundo plano. O protagonismo do documentário surge no cotidiano dos residentes do edifício, a uma quadra da praia, evidenciando a frase que acompanha o cartaz: “Um filme sobre pessoas como você e eu”.
Com 12 pavimentos e 23 apartamentos por andar, o edifício, onde moram cerca de 500 pessoas, é o cenário dos 37 moradores entrevistados por Coutinho. Os personagens da vida real dividem com o diretor histórias íntimas e reveladoras de suas vidas.
Pelo período de três semanas, durante a produção do documentário, Coutinho e sua equipe passaram a viver no edifício. Com a ambientação que surgiu entre eles e os moradores, o filme apresenta encontros latentes, dos quais surgem as conversas com o diretor, onde sentimentos e histórias do dia-a-dia são reveladas.
Filmado no interior dos apartamentos, sem a presença de cenas exteriores e com o foco na narrativa dos residentes, o diretor nos proporciona inúmeras imagens subjetivas do mundo. O olhar exteriorizado dos personagens se contrapõe ao olhar do espectador, que desvanece sobre o depoimento íntimo e particular de cada um desses indivíduos.
O documentário apresenta a forma característica de Coutinho em suas criações. O cineasta, um dos documentaristas mais importantes de sua geração, é conhecido pelo modo direto que produzia seus filmes, sem a utilização de muitos efeitos. A forma genuína como o diretor retratava a vida nos traz de volta um olhar mais humano e esperançoso sobre o que entendemos a propósito de nossos sentimentos e emoções.
FICHA TÉCNICA
Título Original: Edifício Master
Direção: Eduardo Coutinho
Duração: 111 min.
Ano de Produção: 2002
País: Brasil
Distribuidor: VideoFilmes
Prêmios: Festival de Gramado 2002, Grande Prêmio Cinema Brasil 2003, Festival de Havana 2003, Margarida de Prata 2003, Troféu APCA 2003, Mostra Internacional de Cinema São Paulo 2002.