Releia os quatro artigos publicados nas últimas semanas sobre o tema Matéria.
Deixamos a seguir um parágrafo de cada.
Consciência Material, Richard Sennett
"As pessoas investem pensamento em coisas que elas podem modificar, e tal pensamento giram em torno a três problemas-chave: metamorfose, presença, e antropomorfose. A metamorfose pode ser tão direta quanto uma mudança no procedimento, como quando oleiros deixam de moldar a argila numa base fixa para erguê-la num torno giratório; oleiros que fazem ambas as coisas serão conscientes da diferença na técnica. A presença pode ser registrada simplesmente ao deixar uma marca do autor, tal como um carimbo do tijoleiro. A antropomorfose ocorre quando atribuímos qualidades humanas a um material bruto; supostamente, culturas primitivas imaginavam que os espíritos habitavam uma árvore, e portanto num corte axial da sua madeira; os sofisticados personalizam os materiais quando usam palavras comomodesto ou simpático para descrever detalhes da terminação de um móvel."
"Dentro do mundo material não tem cabida nem aplicação, em sentido estrito, conceitos válidos no espaço geométrico tais como: igualdade, congruência, semelhança. Isso se deve a que não existe, nem é possível que exista, um corpo material “idêntico” a outro –pelo menos à escala macroscópica–: não há um diedro igual a outro, uma longitude igual à outra; não há um plano que seja plano nem um cilindro que seja propriamente um cilindro, etc. Este fato se dá tanto nos corpos naturais como nos corpos produzidos artificialmente."
Razão e Ser das Estruturas, Eduardo Torroja
"Por isso, o projetar, ainda quando só sejam estruturas, se bem tem muito de ciência e de técnica, tem muito mais de arte, de sentido comum, de afeição, de aptidão, de deleite no ofício de imaginar o traço oportuno, ao que o cálculo só agregará os últimos toques com o respaldo de sua garantia estático-resistente."
Construção, Eugène-Emmanuel Viollet-le-Duc
"Deixemos aos amadores esclarecidos a preocupação de discutir a preeminência da arquitetura grega sobre a romana, desta sobre a da Idade Média; deixemo-los tratar dessas questões insolúveis; escutemo-los, se não tivermos nada de melhor a fazer, discorrer sobre nossa arte sem saber como se traça uma planta, como se talha e se assenta uma pedra: não é permitido em absoluto exercer a medicina e mesmo a farmácia sem ser médico ou boticário; porém a arquitetura, isso é outra questão!"