Esta semana em Cinema e Arquitetura apresentamos o documentário "Um Homem com uma Câmera", filmado em 1929 pelo diretor russo Dziga Vertov e editado por sua esposa, Elizaveta Svilova.
O filme apresenta a vida urbana de Odessa e outras cidades soviéticas desde o amanhecer até a noite, o trabalho, os momentos de recriação, a relação dos cidadãos com a indústria e suas máquinas. O diretor plasma este cotidiano através e uma série de novas técnicas cinematográficas, como a exposição dupla, câmeras lentas e rápidas, fotogramas congelados, recortes, telas divididas, primeiros planos extremos, entre outros.
O convidamos a assistir o documentário completo no fim do post.
FICHA TÉCNICA
Título original: Человек с киноаппаратом, Chelovek s kinoapparatom
Ano: 1929
Duração: 68 min.
Origem: Rússia
Diretor: Dziga Vertov
Roteiro: Dziga Vertov
Cinematografia: Mikhail Kaufman
Produção: VUFKU Film Studio
Este filme segue a linha de suas contemporâneas "Berlim, Sinfonia de uma Grande Cidade" e "São Paulo, Symphonia da Metropole", e exibe uma série de situações "normais" e pontuais que ocorrem num dia qualquer na União Soviética dos anos 20, as quais permitem entender a vertiginosa vida nesses anos e nesse ponto do planeta.
Como já nos indica seu título, o diretor busca deixar claro que estas situações são totalmente reais e é por isso que muitas vezes vemos ao câmera filmando as próprias cenas.
http://www.youtube.com/watch?v=Iey9YIbra2U