A origem dos pátios internos é antiga. Eles serviam como uma forma de abrigo, segurança e proteção e, ao mesmo tempo, visavam o conforto e o bem-estar internos por meio da inserção de elementos externos. Nas habitações contemporâneas, há uma ampla gama de usos e atividades que promovem a relação entre o ambiente interno e o exterior e, ao mesmo tempo, incorporam noções de eficiência energética, regulação térmica, ventilação e iluminação naturais, entre outras.
O projeto de pátios internos envolve contemplar tudo, desde o local e a vegetação ao redor até as condições climáticas, a orientação solar e outros fatores específicos de cada área geográfica em particular. Embora a Espanha tenha um quadro heterogêneo e diversificado, composto por um clima atlântico, mediterrâneo, subtropical e de montanha, os pátios internos podem adotar diferentes características, layouts e princípios arquitetônicos, embora, como denominador comum, eles geralmente sejam cercados por paredes, fechamentos, circulações ou galerias, atuando como articuladores de espaços ou como coração da casa.
A seguir, apresentamos 10 casas na Espanha cujos pátios internos proporcionam ventilação e iluminação naturais, incorporando usos e atividades em relação direta com o ambiente e a natureza que os rodeia.
Artigo Relacionado
10 Detalhes construtivos de pátios residenciaisCasa Wiik / DTR_studio
- Localização: Estepona, Espanha
- Ano: 2022
"O projeto é organizado em torno dos pátios internos e da cobertura. É uma obra inspirada na arquitetura árabe onde os protagonistas são os percursos. Uma arquitetura que precisa ser vivida, habitada, percorrida. O uso da luz, água e vegetação serão as ferramentas que darão sentido ao projeto.
Esfumaçar os limites entre interior e exterior, tirar partido do clima ameno da Costa do Sol, e reafirmar a aposta na arquitetura vernacular mediterrânea, foram os eixos da intervenção."
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects
- Localização: Begur, Girona, Espanha
- Ano: 2022
" (...) O projeto arquitetônico é baseado em critérios de integração e sustentabilidade com seu entorno imediato, buscando uma continuidade com o terreno e a paisagem a partir de um conceito de máxima eficiência energética e baixa emissão de carbono.
O edifício adota como cota de coroamento o nível da rua de acesso e dá continuidade à paisagem por meio de um telhado verde que cria uma descida suave para passar pelos diferentes níveis do terreno. Trata-se de uma rota a pé, na qual as vistas da enseada e da vegetação autóctone acompanham o transeunte até a porta de acesso da casa, circundando um pátio situado no coração do projeto."
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa Vermelha / Aramé Studio
- Localização: Barcelona, Espanha
- Ano: 2022
"O projeto se baseia na simbiose de dois conceitos principais:
1. Manter a essência e o caráter da paisagem industrial do bairro, reconhecendo as características espaciais e materiais do edifício existente.
2. Introduzir a tipologia de casa-pátio, típica da cultura mediterrânea, na qual a casa gira em torno do espaço externo, que se torna o centro principal da residência.
(...) Todos os cômodos do espaço interior giram em torno do pátio, que funciona como o núcleo da casa; um oásis "verde" que traz luz, ventilação e natureza para dentro da casa."
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa AS / Ábaton
- Localização: Madri, Espanha
- Ano: 2021
"(...) A entrada da casa se da por uma plataforma coberta, que se eleva acima do solo. Isso dá acesso a um saguão no qual o protagonista é um pátio central, que funciona como núcleo em torno do qual orbitam os espaços comuns. Esse pátio é totalmente envidraçado e, portanto, conecta visualmente todos os espaços ao seu redor. Ele foi projetado para permanecer aberto durante os meses de clima ameno, substituindo assim a circulação ao redor por rotas através dele. Ele também serve para ventilar a casa durante a noite, enquanto o perímetro da mesma permanece fechado, mantendo sua segurança. No lado sul desse pátio está a sala de jantar, conectada a uma grande janela que, devido à sua orientação e tamanho, projeta uma luz indireta, intensa e constante na área de jantar".
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa Climática Rambla / Andrés Jaque / Office for Political Innovation + Miguel Mesa del Castillo
- Localização: Molina de Segura, Espanha
Ano: 2021
"A Casa Climática Rambla funciona como um dispositivo climático e ecológico que faz parte de uma série de iniciativas associativas, desenvolvidas à escala de cidadãos independentes, para contribuir na reparação dos danos ambientais e climáticos causados pela urbanização excessiva do município
(...) Por meio de sensores de umidade e condutividade Netrode, é ativada uma "meteorologia" automatizada que está além do controle humano e tem como objetivo proporcionar as condições necessárias para o reparo biológico da rambla. A casa organiza-se em torno da elipse que contém este fragmento de rambla; observada a aliança com a reconstrução da paisagem; organizado tipologicamente como um anel de espaços contínuos de largura variável."
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa Pátio Aberto / A3gm Arquitectos
- Localização: Espanha
- Ano: 2021
"(...) O volume inicial simples - um prisma perfurado por um pátio interno - torna-se mais complexo, articulado pela combinação do programa e da cobertura. A casa é, portanto, uma agregação de peças de diferentes características, organizadas em torno do pátio. O uso tradicional de telhados de telha inclinados voltados para o pátio produz um contraste entre a escala e a regularidade das fachadas que o delimitam e as fachadas externas, com uma variedade de alturas e geometria mais complexa, respondendo ao diferente desenvolvimento em profundidade dos elementos."
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa Margarita / Sebastián Arquitectos
- Localização: Calatayud, Espanha
- Ano: 2021
"O projeto constrói uma residência com pátio de 700 m2 desenvolvida em dois andares, como uma tapeçaria habitada, e voltada para o interior do terreno por meio de um sistema de diferentes pátios fracionados que conectam a seção da residência. Como um rosário de pétalas, esses pátios servem às partes domésticas, adaptando sua aparência, tamanho, caráter e vegetação, dependendo do uso e da privacidade do cômodo para o qual se abrem.
O pátio é configurado como uma parte fundamental da residência que, uma vez protegida da rua, pode se abrir livremente para esses espaços externos domesticados.
(...) Com relação aos espaços externos, os vários pátios ajardinados ampliam os alinhamentos internos da casa, estendendo-se com superfícies pavimentadas ou ajardinadas. Alguns dos pátios descem ou abrem claraboias para trazer luz, ventilação e o som das fontes para o subsolo".
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa entre empenas na Calle Sar / Ansede Quintáns, arquitectos
- Localização: Santiago de Compostela, Espanha
- Ano: 2020
" (...) O pátio no térreo torna-se o protagonista absoluto da nova casa. O que a filha de quatro anos da família mais gosta é que há um jardim no meio de sua sala. Esta parece-nos ser a melhor definição deste pátio, que é o aglutinador de todas as áreas de uso comum."
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casas Costacabana / med.arquitectos
- Localização: Costacabana, Espanha
- Ano: 2020
" (...) Por estarmos na periferia do bairro, o ambiente imediato não convida a ser contemplado. Por isso, procura-se um projeto intimista, casas que olhem para si mesmas, promovendo a convivência familiar em torno dos pátios interiores e em direção à nossa própria arquitetura. Porém, ao chegar ao solário coberto desfrutaremos de um amplo espaço aberto com vista para o Cabo de Gata.
Assim, as Casas Costacabana desenvolvem-se em torno de pátios, colocando os usos mais públicos no perímetro, tornando-as barreiras naturais que protegem as salas de qualquer relação com a rua e abrindo-as por sua vez para os pátios internos."
Conheça mais sobre este projeto aqui.
Casa era / Palera Arquitectos
- Localização: Los Menas, Espanha
- Ano: 2020
" (...) A principal preocupação dos jovens proprietários era ter total privacidade nos espaços externos. Devido a esta necessidade, opta-se por reverter a situação até então comum no entorno do bairro, com as casas alinhadas e abertas às ruas. O conceito de "pátio", típico do lugar, é reinterpretado, ao configurá-lo no interior, cuja fruição é exclusiva dos moradores da casa. Esta “eira” condiciona a circulação interna da casa, construindo um percurso circular que divide o programa em duas metades, zona diurna e zona noturna, ligadas lateralmente por dois espaços híbridos. Estes assumem a função de um hall comum nos quartos e na sala polivalente, que pode funcionar como varanda externa no verão, sala auxiliar, de jogos ou biblioteca. Ao mesmo tempo, o espaço livre central permite percursos transversais alternativos, que garantem uma ventilação cruzada natural. Quando o tempo está bom, o local se torna o principal espaço social da casa e pode ser usado como um cinema ao ar livre."
Conheça mais sobre este projeto aqui.
* Os textos são descrições enviadas pelos próprios autores dos projetos.