Cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água para atender as necessidades diárias de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia, de acordo com a Sabesp. Devido à pressão da água em edifícios e apartamentos, o consumo pode ser maior. Além disso, o país perde cerca de 40% de toda a água potável captada, segundo dados levantados pelo Instituto Trata Brasil em 2022. Mas, ao menos dentro de casa, é possível amenizar esse gasto de água limpa inserindo algumas mudanças simples.
O reaproveitamento de água, além de trazer economia para o bolso, contribui para proteger este precioso recurso que está cada vez mais escasso no planeta. Confira abaixo a lista da plataforma Cada Casa um Caso, da empresa Reckitt, sobre quatro áreas da casa onde você pode economizar:
1. Como reaproveitar água da máquina de lavar
Quando o assunto é reaproveitamento, a água que sobra da máquina de lavar pode ser usada para lavar áreas internas e externas da casa, dar descarga e lavar o banheiro. Veja algumas formas de fazer isso, a seguir:
Para coletar essa água, você pode direcionar a mangueira da máquina para o tanque e deixá-lo fechado. Depois, basta recolher a água e armazená-la em baldes para o reuso;
Se a sua máquina tem a função de aviso (de quando termina a lavagem), essa é a hora de retirar a água usada no processo. Alguns modelos possuem a função de economia de água, que avisa o momento em que a água pode ser esvaziada da lavadora.
Procure colocar a mangueira em um recipiente com espaço suficiente para o armazenamento;
Alguns sistemas simples podem ser montados em casa para coletar e armazenar a água da máquina de lavar, confira os detalhes de um sistema de armazenamento no infográfico abaixo:
2. Água do banho
Essa é uma forma mais simples para quem deseja começar. Se você tem chuveiro a gás, por exemplo, pode colocar um balde para captar a água que sai no início – antes de chegar na temperatura ideal.
Quem tem outros tipos de chuveiro, pode deixar alguns baldes no box durante o banho. Essa água economizada pode ser utilizada na limpeza residencial e até para dar descargas.
Mudar hábitos como tomar banhos mais rápidos, menos quentes e se ensaboar com o registro fechado podem fazer uma grande diferença. Um banho de 15 minutos pode consumir até 135 litros de água.
Outra meio de economia é o redutor de pressão: são fáceis de instalar e ajudam na economia de água de torneiras e chuveiros.
3. E na cozinha? Sim, dá para reaproveitar
A água de cozimento e molho de alimentos pode ser usada para regar as plantas, basta esperar que esfrie. Isso ajudará as mudas a crescerem mais fortes, pois o líquido contém algumas vitaminas.
Já o líquido utilizado na lavagem de frutas ou vegetais pode ser amparado em uma bacia para ser reaproveitado na limpeza de algumas partes da casa. Se for pura (sem sabão ou água sanitária), pode ser usada para regar plantas.
4. O reaproveitamento de água da chuva
Use a água da calha do telhado. Basta instalar um filtro para reter o material sólido, como folhas, fezes de pássaros e outros, para depois direcionar com dutos a água da calha para um reservatório.
O reaproveitamento de água da chuva também pode ser feito com a instalação de um sistema especializado, geralmente vendido por empresas. Essas instalações fazem a filtragem da água e a mantém em um reservatório.
Via CicloVivo.