Dado que os arquitetos da modernidade estavam em busca da pureza da forma, é razoável supor que a imagem desta arquitetura moderna seja quase inevitavelmente representada em branco no imaginário coletivo. Livre de decorações supérfluas, a arquitetura moderna passou a ser associada ao uso predominante de superfícies brancas para destacar a composição volumétrica. Combinada com o conceito de "verdade material" articulado pela primeira vez pelo crítico vitoriano John Ruskin, a arquitetura em cores brancas é frequentemente entendida como direta, clara e franca.
No entanto, durante os anos 1920 e 1930, a teoria das cores foi amplamente discutida e implementada por arquitetos influentes, como Le Corbusier, Theo van Doesburg, Bruno Taut e o movimento de Stijl, criando assim uma representação mais colorida do que agora chamamos de arquitetura moderna. Mesmo indo na direção contrária do uso da cor como decoração, várias abordagens ditam seu uso, que foi cuidadosamente pensado desde o início do processo de projeto.
Os recentes projetos de restauração de edifícios modernistas, como a Casa E-1027 de Eileen Grey ou o apartamento de Le Corbusier no Edifício Molinor em Paris, têm esquemas de cores contidos. Essa oposição entre arquitetura branca e colorida também pode ser observada na Weissenhofsiedlung, um empreendimento inaugurado em 1927 em Stuttgart, Alemanha, que reuniu os arquitetos mais renomados do Deutscher Werkbund, liderados por Mies van der Rohe. Apesar do nome, que se traduz em "conjunto de casas brancas", apenas um terço das unidades eram, de fato, completamente brancas.
Uma paleta de cores restrita
Em seus primeiros textos, Le Corbusier abordou as cores de maneira cautelosa, usando uma paleta restrita do que ele qualificou como "cores arquitetônicas", favorecendo tons primários e terrosos. Sua teoria das cores é descrita em detalhes em seu livro "PolyChromie Architecturale", publicado em 1931. Seu processo de design visava criar um sistema intelectual, sistemático e racional para aplicação de cores, alinhado com a direção geral de arquitetura, afastando-se da expressão metafórica e entrando no mundo abstrato.
Influenciados pelo movimento da arte neoplástica, de pintores como Piet Mondrian, os membros do movimento De Stijl também restringiram sua paleta de cores para incluir apenas cores primárias subtrativas, vermelho, amarelo e azul, e tons neutros de branco, cinza e preto. Bruno Taut usou sua experiência como pintor para distinguir entre tons mais adequados para a arquitetura e outros mais apropriados para a pintura. Ele também favorecia cores intensas, sendo menos restrito em suas composições.
Cor para definir ou transformar volumes
Além da paleta de cores restrita, um segundo princípio não definitivo emerge das práticas arquitetônicas modernistas. As cores são usadas não apenas como mera decoração, mas como um dos elementos que contribuem para a composição geral. Enquanto formas e volumes são a principal preocupação, as cores podem ser usadas para destacar a geometria. Em seu livro "Color for Architects", Juan Serra Lluch descreve como Le Corbusier se inspira na teoria do "retângulo elástico" do pintor Fernand Léger, usando cores para transformar espaços e fazer paredes "recuarem ou avançarem". Essa abordagem calculada significa que a cor é aplicada para cobrir elementos arquitetônicos inteiros e definir limites. Cores sólidas são obrigatórias para não criar graduações confusas que tirem o foco do próprio volume.
A icônica Villa Savoye de Le Corbusier demonstra esse princípio. A cor é usada em todo o prédio para criar sutis adaptações de espaço. Além das paredes em rosa, vermelho e azul no interior, o térreo é verde escuro para imitar o jardim ao redor e ajudar a destacar o volume retangular do andar superior apoiado por colunas delgadas. Embora continue sendo uma das obras mais conhecidas de seu tempo, a imagem pretendida é controversa, pois ainda mais cores podem ter sido incluídas. A renomada exposição de 1932 no Museu de Arte Moderna de Nova York exibiu um modelo da renomada estrutura com seu solarium no telhado azul e rosa, em oposição às paredes curvas brancas com as quais estamos acostumados, alterando ainda mais a percepção de seu volume.
Gerrit Thomas Rietveld, um dos principais arquitetos do movimento De Stijl, também usa cores não apenas para realçar, mas também para alterar a imagem de seus edifícios. Ao aplicar tons distintos a alguns elementos, ele desmembra o volume arquitetônico em seus componentes, como na Casa Schröder, que usa elementos modulares em proporções rigorosamente controladas para criar um ambiente de vida flexível e dinâmico. Através da cor, os componentes da casa ganham independência visual, contribuindo para a composição plástica do todo.
Compensando erros com cores
Apesar da abordagem racional e calculada do uso da cor, que dita que ela seja considerada desde o início do processo de projeto, a capacidade da cor de alterar espaços também foi usada retroativamente para compensar erros ou corrigir a percepção da composição. Em alguns casos, Le Corbusier adicionou cor após a conclusão do edifício. No projeto icônico Unite d'Habitation em Marselha, na França, onde, como ele mesmo descreve, um erro levou a uma mudança inaceitável na proporção de janelas e toldos, que se tornou menos perceptível por meio do uso de policromia. Em outro exemplo, Les Quartiers Modernes Frugès também foi modificado após sua construção para aumentar visualmente a distância entre as casas e melhorar a atmosfera acolhedora do complexo.
Durante o período mais movimentado da construção, nunca houve um degrau em falso, nem uma parede feia, nem uma mancha, nem um espaço morto… Com exceção de duas liberdades tomadas por um engenheiro descuidado…: janelas fora da proporção reguladora e quadrados de concreto moldado de um módulo diferente... Esse comportamento descontrolado dos números em meio às harmonias de Modulor foi, para mim, tão angustiante que, quase exasperado, tive a ideia da policromia exterior. Mas uma policromia tão deslumbrante que a mente foi forçosamente desligada das dissonâncias, levada na irresistível torrente de grandes sensações de cores… Não fosse por essas falhas, o exterior do Marseille Unité poderia, talvez, não ter sido multicolorido. - Le Corbusier em Le Corbusier em Modulor 2, 1955 (Deixe o usuário falar próximo)
Atuando sob a convicção de que o arquiteto deve “moldar a aparência da luz”, Bruno Taus está entre os poucos arquitetos da modernidade que priorizaram o uso da cor sobre a forma, afirmando que “a cor é o ponto de partida de um novo estilo antes que a forma seja refinada”, conforme ilustra o livro de Juan Serra Lluch. Enquanto foi conselheiro de obras públicas da cidade de Madgeburg, na Alemanha, Bruno Taut também usou cores retroativamente, aplicando composições arrojadas a fachadas preexistentes para transformar sua forma e reinterpretar sua composição clássica.
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