Trazer o verde e, muitas vezes, a produção de hortaliças, para as áreas urbanas gera inúmeros benefícios para quem vive nas cidades. Os tetos verdes são uma solução para transformar áreas pouco aproveitadas em verdadeiros oásis naturais, ajudando a diminuir ilhas de calor, absorver água da chuva, melhorando a qualidade do ar, controlando níveis de ruídos e atraindo biodiversidade.
Uma solução desenvolvida pela startup Bing Klima está somando os benefícios do plantio em tetos verdes com a geração de energia limpa para casas e edifícios – um sistema completo que ajuda a reduzir os custos de manutenção e eletricidade. O sistema para tetos verdes é formado por um kit que integra centrais e painéis fotovoltaicos, transformando as coberturas numa fonte de energia e de produtos agrícolas.
Com os equipamentos, além da produção de alimentos frescos e os benefícios do verde, os telhados passam a gerar energia limpa. Segundo Oded Shamir, cofundador do Bing Klima, a solução ajuda a combater as mudanças climáticas, contribuindo para a transição energética.
Agrivoltaica: dupla função, duplo benefício
A tecnologia agrivoltaica combina a produção de energia solar com o cultivo de alimentos no mesmo espaço. Em colaboração com a empresa grega Brite Solar, Bing Klima desenvolveu módulos com painéis solares transparentes ideais para áreas com pouca luz. Cada módulo inclui um painel solar, um sistema de cultivo hidropônico e um tanque de água que, além de regar, fixa o módulo ao telhado.
O design móvel destes módulos facilita a sua instalação e permite a sua realocação, ao contrário de sistemas fixos. Segundo a empresa, existem outras ofertas de equipamentos que combinam painéis solares e telhados verdes, mas a Bing Klima oferece uma solução que evita problemas como vazamentos
A startup levou seu sistema às escolas, onde se torna uma ferramenta educacional. Os alunos não só aprendem sobre energias renováveis e agricultura urbana, mas também se tornam testemunhas de soluções contra as alterações climáticas.
Via CicloVivo.