Como parte de uma iniciativa de um grupo de jovens mexicanos chamada Patio Efímero, no começo de 2023 foi lançada a chamada para o Concurso Pátio 4: encontro de intervenções efêmeras, aberta a artistas plásticos, gráficos, visuais, multidisciplinares, arquitetas e arquitetos, já estabelecidos ou emergentes.
As raízes de nossos sentimentos e pensamentos não precisam de luz, mas de água, água subterrânea, água escura e silenciosa, água que penetra e embebe e não corre, água de quietude. — Miguel de Unamuno. O segredo da vida
A partir dessa premissa, com a água como conceito central, 8 pátios do Centro Histórico da cidade de Puebla abriram suas portas para receber mais de 13.000 visitantes. Criado por Cultura Efímera A. C., de 7 a 15 de outubro de 2023, foi realizada a quarta edição de Patio: Encontro de Intervenções Efêmeras, um programa social, cultural e cidadão que propicia a construção do tecido comunitário, através da reflexão sobre o impacto que o patrimônio histórico e a arte contemporânea têm na vida das pessoas que habitam a cidade de Puebla, no México.
O programa de atividades deste ano constou de 8 pátios históricos que receberam as instalações efêmeras de arquitetas, arquitetos e artistas que desenvolveram peças a partir do diálogo conceitual entre arte, arquitetura, patrimônio e água. Com 6 equipes de concurso e a arquiteta Dinorah Schulte e o artista Fernando Diyarza como convidados, é que Patio Efímero alcançou a reflexão e o encontro coletivo nesses espaços históricos, provocando experiências estéticas, emotivas e experimentais.
Primeiro Lugar
Caudales Tendidos / Coletivo Molecular
Pátio: Casa das Culturas Contemporâneas
Segundo Lugar
Atlas do invisível: inundação iminente / Daniela Reséndiz + Fundação + Veleta
Pátio: Casa Bravo
Terceiro Lugar
Água de tempo. Exploração cerâmica da vida e morte do Rio Atoyac / Osmosis Coletivo
Pátio: Casa Amarela
Inundações / MEM Arquitetos
Pátio: Casa do 4
Siccus / Farsa
Pátio: Dormitório Antorcha
Ocaso / Tahuma + Tlamac
Pátio: Apartamentos 309
INSTALAÇÕES CONVIDADAS
The Talavera Project / Dinorah Schulte + Manufactura
Pátio: Uriarte Talavera
Lágrimas do mar / Fernando Diyarza
Pátio: Casa Presno
Da mesma forma, analisar o vínculo que temos estabelecido historicamente e que temos atualmente com a água, foi o motivo para compartilhar reflexões e memórias em Patio Acadêmico, uma jornada de divulgação de pesquisas em torno do patrimônio, da arquitetura, da arte e do elemento vital. Este ano contou com as palestras da arquiteta Loreta Castro Reguera, do artista Fernando Diyarza e da urbanista Dafné Borromeo, destacando também o lançamento da Gazeta Acadêmica, uma publicação editorial realizada em colaboração com a Gerência do Centro Histórico e Patrimônio Cultural, que, em seu formato flip book, reúne as pesquisas compartilhadas na terceira e quarta edição do festival.
Para mais informações, visite Patio Efímero.
The Talavera Project / Dinorah Schulte + Manufactura
Pátio: Uriarte Talavera
Lágrimas do mar / Fernando Diyarza
Pátio: Casa Presno
Da mesma forma, analisar o vínculo que temos estabelecido historicamente e que temos atualmente com a água, foi o motivo para compartilhar reflexões e memórias em Patio Acadêmico, uma jornada de divulgação de pesquisas em torno do patrimônio, da arquitetura, da arte e do elemento vital. Este ano contou com as palestras da arquiteta Loreta Castro Reguera, do artista Fernando Diyarza e da urbanista Dafné Borromeo, destacando também o lançamento da Gaceta Académica, uma publicação editorial realizada em colaboração com a Gerência do Centro Histórico e Patrimônio Cultural, que, em seu formato flip book, reúne as pesquisas compartilhadas na terceira e quarta edição do festival.
Para mais informações, visite Patio Efímero.