O Conselho de Design da Turquia (TDC) reuniu 13 escritórios de arquitetura, incluindo Foster + Partners e Bjarke Ingels Group, para trabalhar na recuperação da província histórica de Hatay, uma área gravemente danificada pelo terremoto de magnitude 7.8 em fevereiro deste ano. A Foster + Partners foi selecionada para liderar o projeto do novo plano diretor para a cidade de Antakya, conhecida na antiguidade como Antioquia, enquanto outros escritórios, incluindo os turcos DB Architects e KEYM (Urban Renewal Center), trabalharão juntos para reconstruir a cidade. Detalhes do plano diretor deverão ser divulgados em 2024.
Como consequência do devastador terremoto, estima-se que 80% da cidade central de Antakya foi destruída. A cidade histórica, capital da província de Hatay, no sudeste da Turquia, é descrita como um mosaico de sítios arqueológicos e características religiosas históricas. As intervenções visam criar uma cidade mais resiliente e sustentável, preservando seu patrimônio cultural e identidade de 2.300 anos, incluindo os sítios dos dois assentamentos significativos, Seleukeia Pieria e Antiokheia.
Os planos também incluem a restauração de locais importantes, como o Bazar Uzun, igrejas, mesquitas, banhos e sinagogas que marcam o horizonte da cidade histórica e reafirmam sua cultura de tolerância e inclusão. As características naturais, como as planícies do rio Asi, também serão levadas em consideração, à medida que os esforços se concentram em garantir a vitalidade da região e criar um exemplo de revitalização baseada no projeto urbano em um contexto pós-desastre.
Artigo Relacionado
Como as cidades podem criar resiliência frente aos desastres naturaisA região de Hatay foi severamente afetada por terremotos ao longo dos séculos, resultando em períodos subsequentes de prosperidade e declínio. Nos tempos modernos, Hatay representa um importante elo de transporte entre a Síria e outras partes da Turquia. Após 6 de fevereiro de 2023, foram iniciados esforços de socorro para ajudar dezenas de milhares de pessoas deslocadas e reconstruir os edifícios afetados. O planejamento de revitalização do Conselho de Design da Turquia está sendo apoiado pelo Ministério Turco do Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Mudanças Climáticas e pelo Ministério da Cultura e Turismo.
Em fevereiro, 80% da cidade foi devastada, colocando Hatay em uma posição crítica. Suas características arqueológicas e religiosas em mosaico requerem um planejamento urbano especial, que precisa ser combinado com a criação de estruturas autossuficientes e resilientes. Sendo uma cidade murada, Hatay requer uma abordagem centrada no pedestre. Nosso planejamento também girará em torno da água, floresta, cultivo de oliveiras e criação de gado, enquanto mantemos os pátios agrícolas predominantes incorporados em toda a cidade e enfrentamos desafios relacionados ao aquecimento global, como questões emergentes de inundação que exigem a reestruturação dos leitos dos rios. - Bünyamin Derman, Sócio Fundador da DB Architecture
O terremoto de fevereiro afetou gravemente regiões no centro da Turquia e no noroeste da Síria, tornando-se um dos desastres naturais mais devastadores a atingir a região nos últimos anos. Vários outros desastres naturais foram registrados este ano em todo o mundo, incluindo outro terremoto no Marrocos e tempestades que levaram a falhas de barragens e inundações no noroeste da Líbia. Embora as cidades não possam proteger totalmente seus moradores diante desse tipo de desastre, existem várias estratégias para ajudar a mitigar os efeitos e criar ambientes urbanos mais resilientes em relação às mudanças nos padrões climáticos e atividade sísmica.